Os momentos do FC Porto x Sporting CP | Andebol

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

No jogo grande da jornada 23 do campeonato português de andebol, a equipa de andebol do FC Porto venceu o Sporting (30-29) e subiu à liderança do campeonato (66 pontos), numa altura em que faltam três jornadas para terminar a prova. Os azuis e brancos ultrapassaram os leões na classificação e agora lideram, com 66 pontos, mais um que o clube de Alvalade que sofreu o primeiro desaire da temporada.

Três dias depois de FC Porto e Sporting CP ficarem a saber que vão defrontar-se nas Meias Finais da Taça de Portugal, as duas equipas aguardavam ansiosamente pelo segundo duelo da temporada entre os dois emblemas: a 27 de novembro, a contar para a 10.ª jornada, houve empate a 29 golos no Pavilhão João Rocha. Após esse jogo, os comandados de Ricardo Costa perderam pontos apenas mais uma vez – duas rondas depois frente ao SL Benfica (27-27), enquanto que a formação azul e branca conta ainda com uma derrota solitária em Águas Santas, na jornada inaugural do campeonato.

De recordar que, à entrada para esta partida, as estatísticas não abonavamm a favor do Sporting, que não ganha no Dragão desde 26 de setembro de 2018 (31-29), tendo registado um empate a 16 de novembro de 2019 (29-29).

A equipa de Magnus Anderson correu quase sempre atrás do marcador, mas celebrou de forma efusiva no final junto dos seus adeptos. Apesar do equilíbrio ter sido a nota dominante, foi o Sporting a equipa que liderou o marcador durante quase toda a primeira parte e ao intervalo vencia por 16-15, num jogo rápido e mais disputado com o coração do que com a cabeça.

Na segunda parte manteve-se o resultado sempre muito próximo, com a maior diferença a pertencer ao Sporting por três golos (21-18) aos 37m. O FC Porto, porém, conseguiu passar para a frente a menos de quatro minutos do fim (27-26) e não mais desperdiçou a vantagem, com Rui Silva a marcar o golo decisivo a nove segundos do fim, um golo que aproxima os dragões do quinto título consecutivo.

A equipa da casa venceu por um golo de diferença, o suficiente para passar à frente do Sporting, que ainda tem de jogar com Belenenses, Benfica e Maia. Já o FC Porto, até ao fim do campeonato, tem um calendário teoricamente mais acessível, com Maia, V. Setúbal e Marítimo.

O Bola na Rede traz-te os momentos mais importantes do jogo.

INÍCIO COMPETITIVO COM GUARDIÕES PORTISTAS EM DESTAQUE

Na primeira parte reinou o equilíbrio entre os dois conjuntos e destacaram-se algumas individualidades. Se Frandsen começou bem o jogo com três intervenções nos cinco minutos inaugurais (2-2), Mitrevski não lhe ficou atrás quando entrou e foi protagonista nos dois principais momentos da primeira parte, sempre acompanhado de Fábio Magalhães: quando os tricampeões nacionais fizeram o 11-10 e chegaram, portanto, a uma vantagem que já não tinham desde o 3-2 e quando se distanciaram para dois golos (14-12), a dois minutos do final. Do lado dos leões, Leonel Maciel ia-se destacando com várias defesas de grande nível, à semelhança de Frandsen e Mitrevski.

DESPERDÍCIO CASEIRO NA IDA PARA O INTERVALO

Num duelo em que os azuis e brancos privilegiaram as entradas a segundo pivô dos pontas ou a utilização de dois pivôs, sempre colocados em zonas mais laterais para criar vantagem numérica junto com o lateral e o ponta, o resultado ao intervalo  (16-15 para o Sporting) ficou definido por dois pormenores nos instantes finais da etapa inaugural: primeiro, com os Dragões em vantagem (15-14), Jack Thurin não conseguiu ligar o jogo com Rui Silva e os lisboetas aproveitaram para empatar; depois, Rui Silva, em boa posição para visar a baliza de Leonel Maciel, decidiu soltar o esférico, que foi intercetado pelos sportinguistas e terminou no fundo da baliza de Mitrevski.

UMA EXPULSÃO QUE PODIA COMPROMETER

A proximidade entre as duas equipas voltou a ser nota dominante no arranque do segundo tempo e o resultado espelhou exatamente isso, já que nenhuma das equipas conseguiu ter mais de dois golos de adiantamento no placar. Aos 19 minutos, Francisco Costa, sempre à procura do contacto adversário, baixou-se, Victor Iturriza não fugiu ao choque e foi sancionado com a terceira exclusão por dois minutos, tendo sido expulso mais pelo aparato do que por qualquer suposta ilegalidade do contacto.

AVALANCHE AZUL E BRANCA TESTA INVENCIBILIDADE LEONINA

O ambiente no pavilhão sempre esteve a ferver, mas quando o FC Porto fez o 25-24, toda a gente se levantou. Ainda assim, o Sporting tinha o mérito de conseguir responder rápido e não permitir que os dragões tivessem uma vantagem superior a dois golos. Iam valendo os irmãos Costa, Martim e Kiko, que eram prontos a encontrar os caminhos da baliza.

Os campeoníssimos passaram para a frente da partida a quatro minutos do final (27-26) – curiosamente, quando começaram a castigar insistentemente a desvantagem numérica deixada pelo Sporting no lado direito da defesa –, o gigante guarda-redes voltou a brilhar com uma defesa crucial a dois minutos e meio do fim e António Areia concretizou o que os imensos adeptos que encheram o Dragão Arena ansiavam: uma vantagem dilatada (29-27).

PONTA FINAL DE LUXO PERMITE SONHAR

Com mais um dois minutos tirado, desta feita a Leonel Fernandes, pela habilidade de Francisco Costa, os azuis e brancos terminaram um jogo com menos um elemento, mas com muita coragem. Rui Silva, protagonista de muitos momentos importantes no passado, agarrou na bola, driblou em direção à ponta direita e rematou cruzado para o fundo das redes lisboetas. O Sporting ainda reduziu, mas o triunfo sorriu aos tricampeões nacionais (30-29).

O HERÓI IMPROVÁVEL

Embora Jack Thurin se tenha destacado com 7 golos, o guarda-redes azul e branco, Sebastian Frandsen brilhou mais intensamente, agigantou-se e o caminho até às redes ficou tapado. O dinamarquês vai tendo uma passagem fugaz pelo clube da Invicta, mas foi decisivo para conseguir conquistar esta vitória, começando por defender um lance em que a sua equipa defendia com menos dois elementos.  A partir daí ganhou-lhe o gosto, teve cada vez mais confiança e galvanizou os seus companheiros para, numa das últimas jogadas, conquistar a vitória.

Em termos individuais, destaque para Rui Silva com cinco golos, juntamente com a machadada final no resultado. Quanto ao Sporting, Francisco Costa com oito remates certeiros tentou remar contra a corrente, mas tal revelou-se insuficiente.

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.