Outros Sem Oportunidades

- Advertisement -

Há 14 anos que Portugal não estava presente num Campeonato da Europa de Andebol, mas decidiu-se que este evento desportivo não era merecedor de ser publicamente visto por toda a população nacional. Esta decisão reflete uma posição. A mesma posição, a mesma visão, a mesma postura que reduz o país à monocultura desportiva que, apesar de todos os constrangimentos de quem tem o poder de decidir e mudar a realidade, tem vindo a ser combatida através do árduo trabalho dos agentes e organizações desportivas.

Ainda que se pretenda mudar a realidade através dos meios que existem na base, quem no topo pode decidir tem o dever e a responsabilidade de dar o exemplo e, neste particular, caberia à televisão pública agir no sentido de alimentar a cultura desportiva nacional, na senda do que conseguiu fazer no passado com outros eventos desportivos.

Uma televisão pública deve ter a capacidade de equilibrar e acomodar as exigências de mercado com aquilo que são as funções naturais da sua essência.

A história, mais uma vez, é simples: o canal público de televisão portuguesa não logrou obter os direitos de transmissão deste evento desportivo e, dessa forma, o país ficou, mais uma vez, condicionado pelo produto desportivo que lhe é dado a consumir.

Com esta realidade, Portugal não sabe, não consegue saber nem “o” deixam saber do seu verdadeiro valor desportivo. Com isto, perde o país, perdem os atletas, perdem as federações e, acima de tudo, prende-se e atrasa-se, inevitavelmente, o seu desenvolvimento desportivo.

Independentemente dos protagonistas desta história, há que atentar para esta realidade e questionar o porquê da mesma permanecer intacta e, acima de tudo, questionarmo-nos a quem compete alterá-la.

A Seleção Nacional, felizmente, passou a fase de grupos e deu à televisão nacional pública uma nova oportunidade para poder ser vista. Nesta sequência, o canal informou que apenas iria transmitir os jogos dos portugueses no Europeu a partir da fase a eliminar, se a esses a equipa conseguir chegar, o que é o mesmo que dizer que a transmissão da nossa seleção esteve e está dependente do seu próprio sucesso desportivo.

Esperando que ainda seja possível fazer diferente, o país aguarda que este caso sem igual possa ser corrigido por quem pode corrigi-lo.

Fiquem atentos.

Foto de Capa: EHF EURO

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Maltez
João Pedro Maltezhttp://www.bolanarede.pt
Um militante no combate à monocultura desportiva nacional. Um esperançoso por um desporto melhor, a que seja garantido e reconhecido o justo retorno do seu valor social.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.

Antigo assessor do Benfica sai em defesa de Gianluca Prestianni: «Não é racista»

O antigo assessor de comunicação do Benfica, Ricardo Lemos, saiu em defesa de Gianluca Prestianni, no âmbito da acusação de Vinícius Júnior contra o avançado argentino.

FPF abre inquérito após incidentes entre adeptos antes do Sporting x Benfica em Futsal

A Federação Portuguesa de Futebol abriu um inquérito para apurar responsabilidades sobre os confrontos entre adeptos, antes do Sporting x Benfica, em Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal celebra mesmo sem jogar: eis o Ranking UEFA depois dos jogos da Europa League e da Conference League

Boas notícias para Portugal depois da quinta-feira europeia. Eis as consequências dos jogos da Europa League e da Conference League.

Wolfsburgo elimina a Juventus em Turim e Manchester United confirma qualificação: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Esta quinta-feira, o Wolfsburgo e o Manchester United garantiram a passagem aos quartos-de-final da Champions League Feminina.

Portugal está a apenas uma vitória de terminar a época no 6º lugar do Ranking UEFA.

Portugal precisa que apenas uma das suas equipas vença mais um jogo para garantir o sexto lugar do Ranking UEFA e uma terceira equipa na Champions League.