📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal 26-24 Islândia: À melhor de três, Portugal leva vantagem

- Advertisement -

A CRÓNICA: BALIZA PEQUENA PARA GUARDA-REDES GIGANTES

Portugal e Islândia mediram forças no que haveria de ser o primeiro de três encontros entre as duas seleções de Andebol em apenas uma semana.

Os portugueses, líderes do grupo quatro de qualificação para o Euro 2022, marcaram primeiro, através de Alexandre Cavalcanti, mas, de seguida, tiveram resposta islandesa por Elisson, que, ao intervalo, se viria a registar como melhor marcador da sua seleção, com três golos, a par de Gunnarsson.

Seguiu-se um período que serve de exemplo para todo o primeiro tempo: muito rigor defensivo e bastantes dificuldades nos ataques. Portugal, aos 4′, viu-se reduzido a quatro homens, com as exclusões de 2 minutos de Iturriza e de João Ferraz, mas nem assim a muralha lusa cedeu, com Quintana a estar em grande plano.

Os comandados de Paulo Jorge Pereira tentavam, entre cruzamentos e permutas, penetrar no sólido 6×0 islandês, mas só o 7×6 resolveu o assunto. Aos 16′, o selecionador nacional tirou Quintana pela primeira vez e, em oito ataques com esta tática, Portugal marcou por sete vezes. Com Fábio Magalhães, o homem com melhor poder de decisão, Rui Silva e Miguel Martins na primeira linha, a tarefa defensiva islandesa complicou-se e as brechas para haver penetrações aos seis metros começaram a aumentar. Portugal chegou, então, ao meio tempo a vencer por 14-11, a maior vantagem até ao momento.

Em destaque ainda no primeiro tempo esteve Pedro Portela, melhor marcador do encontro até à altura, com cinco golos apontados, 4 de livres de sete metros em quatro possíveis.

No segundo tempo, a Islândia entrou melhor e, ao terceiro minuto, o resultado estava em 15-14. Portugal estava com muitas dificuldades em penetrar na defesa adversária e, nem com dois homens a mais, aos dez minutos, conseguiu marcar.

A meio da segunda parte, o resultado da segunda metade estava em 6-9 para os islandeses e o jogo ainda ficou mais difícil quando Fábio Magalhães foi desqualificado. O primeira linha português contactou de forma demasiado violenta com Jónsson e os árbitros, de critério apertado, expulsaram o português. O mesmo critério e sanção se haveriam de aplicar a Arnarsson por um contacto excessivo com André Gomes, poucos minutos depois.

Num jogo onde tudo parecia muito equilibrado, foram os guarda-redes portugueses a fazer diferença no placar. Quintana, só no segundo tempo, defendeu seis remates e Humberto Gomes, chamado a defender dois livres de sete metros, agigantou-se na baliza nacional e defendeu as duas penalidades.

À entrada para os cinco minutos finais, havia empate a 23 golos. Cinco minutos de garra, superação e muita entreajuda dos homens portugueses carimbaram uma vitória por 26-24 no final dos 60 minutos. À melhor de três, Portugal vai vencendo por 1-0.

A FIGURA

Fonte: FAP

Guarda-redes portugueses – Os donos da baliza nacional estiveram em evidência e fizeram a diferença no resultado final. Se Quintana se agigantou no jogo corrido, Humberto Gomes não permitiu que nenhum sete metros entrasse na sua baliza.

O FORA DE JOGO

Pivots islandeses – Os pivots da Islândia não tiveram sorte com Portugal, passando ao lado do jogo, muito por causa dos terceiros defensores nacionais, que lhes bloquearam as linhas de passe.

ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL

Portugal saiu-se bem no primeiro tempo com o 7×6, chegando ao intervalo com três golos de vantagem, mas a solidez do 6×0 luso fez a diferença no final da partida.

SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

Alfredo Quintana (8)
Portela (7)
João Ferraz (6)
Rui Silva (6)
Alexandre Cavalcanti (6)
Diogo Branquinho (6)
Daymaro Salina (6)

SUPLENTES UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

António Areia (6)
Iturriza (6)
Miguel Martins (6)
Belone (6)
Humberto (7)
André Gomes (7)
Leonel (6)
Frade (7)
Fábio Magalhães (6)

ANÁLISE TÁTICA – ISLÂNDIA

Os islandeses tentaram, através de permutas e cruzamentos, maioritariamente, desfazer o bloco nacional, abrindo bastante espaços para as pontas, onde Elisson, ponta esquerda, fez cinco golos.

SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

Hallgrímsson (6)
Gunnarsson (7)
Peterson (5)
Gíslason (6)
Arnarsson (4)
Jónsson (7)
Elisson (7)

SUPLENTES UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

Kari Kristjansson (5)
Gudmunsson (5)
Magnusson (5)
Thorgeir Kirstjansson (5)
Bjorgvinsson (6)
Gudjonsson (-)
Viggo Kristjánsson (7)
Smarason (6)
Gretarsson (-)

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o Benfica x Arouca da Primeira Liga no dia das eleições para a presidência encarnada?

O Benfica recebe o Arouca na nona jornada da Primeira Liga. Jogo realiza-se no Estádio da Luz em dia de eleições para a presidência encarnada.

Reunião de emergência no Estádio da Luz devido a erros nos cadernos eleitorais do Benfica

Realizou-se esta tarde uma reunião de emergência no Estádio da Luz. Irregularidades nos cadernos eleitorais do Benfica na sua origem.

Fran Navarro aproveita passe perfeito de Ricardo Horta e coloca o Braga a vencer o Estrela Vermelha na Europa League

Fran Navarro adiantou os arsenalistas a passe de Ricardo Horta. O Braga recebe o Estrela Vermelha na terceira jornada da Europa League.

Pesadelo do Benfica e internacional português na equipa da semana da Champions League

A UEFA deu a conhecer a equipa da semana da Champions League. Nuno Mendes (PSG) e Anthony Gordon (Newcastle) nas escolhas.

PUB

Mais Artigos Populares

Virgil van Dijk revela momentos do Liverpool depois da derrota contra o Manchester United: «Tivemos uma reunião com o treinador e outra reunião separada...

Virgil van Dijk foi um dos jogadores do Liverpool a falar após a goleada diante do Eintracht Frankurt. Defesa falou do momento no clube.

Eis os onzes oficiais do Braga x Estrela Vermelha da Europa League

O Braga recebe o Estrela Vermelha esta tarde na terceira jornada da Europa League. Já são conhecidos os onzes oficiais do encontro.

Palmeiras de Abel Ferreira recusa 16 milhões de euros por jovem de 15 anos

O Palmeiras de Abel Ferreira tem mais uma jóia na sua academia. Eduardo viu recusada uma proposta de 16 milhões de euros pelo Verdão.