Portugal 26-24 Islândia: À melhor de três, Portugal leva vantagem

    A CRÓNICA: BALIZA PEQUENA PARA GUARDA-REDES GIGANTES

    Portugal e Islândia mediram forças no que haveria de ser o primeiro de três encontros entre as duas seleções de Andebol em apenas uma semana.

    Os portugueses, líderes do grupo quatro de qualificação para o Euro 2022, marcaram primeiro, através de Alexandre Cavalcanti, mas, de seguida, tiveram resposta islandesa por Elisson, que, ao intervalo, se viria a registar como melhor marcador da sua seleção, com três golos, a par de Gunnarsson.

    Seguiu-se um período que serve de exemplo para todo o primeiro tempo: muito rigor defensivo e bastantes dificuldades nos ataques. Portugal, aos 4′, viu-se reduzido a quatro homens, com as exclusões de 2 minutos de Iturriza e de João Ferraz, mas nem assim a muralha lusa cedeu, com Quintana a estar em grande plano.

    Os comandados de Paulo Jorge Pereira tentavam, entre cruzamentos e permutas, penetrar no sólido 6×0 islandês, mas só o 7×6 resolveu o assunto. Aos 16′, o selecionador nacional tirou Quintana pela primeira vez e, em oito ataques com esta tática, Portugal marcou por sete vezes. Com Fábio Magalhães, o homem com melhor poder de decisão, Rui Silva e Miguel Martins na primeira linha, a tarefa defensiva islandesa complicou-se e as brechas para haver penetrações aos seis metros começaram a aumentar. Portugal chegou, então, ao meio tempo a vencer por 14-11, a maior vantagem até ao momento.

    Em destaque ainda no primeiro tempo esteve Pedro Portela, melhor marcador do encontro até à altura, com cinco golos apontados, 4 de livres de sete metros em quatro possíveis.

    No segundo tempo, a Islândia entrou melhor e, ao terceiro minuto, o resultado estava em 15-14. Portugal estava com muitas dificuldades em penetrar na defesa adversária e, nem com dois homens a mais, aos dez minutos, conseguiu marcar.

    A meio da segunda parte, o resultado da segunda metade estava em 6-9 para os islandeses e o jogo ainda ficou mais difícil quando Fábio Magalhães foi desqualificado. O primeira linha português contactou de forma demasiado violenta com Jónsson e os árbitros, de critério apertado, expulsaram o português. O mesmo critério e sanção se haveriam de aplicar a Arnarsson por um contacto excessivo com André Gomes, poucos minutos depois.

    Num jogo onde tudo parecia muito equilibrado, foram os guarda-redes portugueses a fazer diferença no placar. Quintana, só no segundo tempo, defendeu seis remates e Humberto Gomes, chamado a defender dois livres de sete metros, agigantou-se na baliza nacional e defendeu as duas penalidades.

    À entrada para os cinco minutos finais, havia empate a 23 golos. Cinco minutos de garra, superação e muita entreajuda dos homens portugueses carimbaram uma vitória por 26-24 no final dos 60 minutos. À melhor de três, Portugal vai vencendo por 1-0.

    A FIGURA

    Fonte: FAP

    Guarda-redes portugueses – Os donos da baliza nacional estiveram em evidência e fizeram a diferença no resultado final. Se Quintana se agigantou no jogo corrido, Humberto Gomes não permitiu que nenhum sete metros entrasse na sua baliza.

    O FORA DE JOGO

    Pivots islandeses – Os pivots da Islândia não tiveram sorte com Portugal, passando ao lado do jogo, muito por causa dos terceiros defensores nacionais, que lhes bloquearam as linhas de passe.

    ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL

    Portugal saiu-se bem no primeiro tempo com o 7×6, chegando ao intervalo com três golos de vantagem, mas a solidez do 6×0 luso fez a diferença no final da partida.

    SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

    Alfredo Quintana (8)
    Portela (7)
    João Ferraz (6)
    Rui Silva (6)
    Alexandre Cavalcanti (6)
    Diogo Branquinho (6)
    Daymaro Salina (6)

    SUPLENTES UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

    António Areia (6)
    Iturriza (6)
    Miguel Martins (6)
    Belone (6)
    Humberto (7)
    André Gomes (7)
    Leonel (6)
    Frade (7)
    Fábio Magalhães (6)

    ANÁLISE TÁTICA – ISLÂNDIA

    Os islandeses tentaram, através de permutas e cruzamentos, maioritariamente, desfazer o bloco nacional, abrindo bastante espaços para as pontas, onde Elisson, ponta esquerda, fez cinco golos.

    SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

    Hallgrímsson (6)
    Gunnarsson (7)
    Peterson (5)
    Gíslason (6)
    Arnarsson (4)
    Jónsson (7)
    Elisson (7)

    SUPLENTES UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

    Kari Kristjansson (5)
    Gudmunsson (5)
    Magnusson (5)
    Thorgeir Kirstjansson (5)
    Bjorgvinsson (6)
    Gudjonsson (-)
    Viggo Kristjánsson (7)
    Smarason (6)
    Gretarsson (-)

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    AS Roma pode libertar jogador em janeiro e poupar mais de 2 milhões de euros

    A AS Roma está a ponderar em deixar sair Leandro Paredes já no mês de janeiro. O médio termina contrato no final da época.

    Real Madrid vendeu jogador por 12 milhões de euros em julho… e já está a ponderar recomprá-lo

    O Real Madrid está a discernir sobre o futuro de Rafa Marín. Defesa foi vendido ao Nápoles no mercado de verão por 12 milhões de euros.

    Diogo Dalot analisa posicionamento interior: «Dá-me outras opções a mim e aos treinadores»

    Diogo Dalot realizou o rescaldo do encontro entre a Polónia e Portugal. Partida da terceira jornada da Liga das Nações 2024.

    Morten Hjulmand recebe má notícia durante este sábado

    Morten Hjulmand encontra-se ao serviço da seleção da Dinamarca, país que se encontra a participar na Liga das Nações.

    Samu Costa traça o seu perfil em campo e fora deste: «É normal as pessoas não me conhecerem, estou a jogar em Espanha»

    Samu Costa realizou o rescaldo do encontro entre a Polónia e Portugal. Partida da terceira jornada da Liga das Nações 2024.
    Pedro Pinto Diniz
    Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.