📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal 29-34 Rússia: Mais longe do Europeu…

- Advertisement -

cab andebol

Gostava que este texto não soasse tão fatalista, até porque este foi apenas o segundo jogo da fase de qualificação, mas assim o futuro da selecção portuguesa fica mais difícil. Mesmo tendo em linha de conta a qualidade da equipa russa, se Portugal quiser a qualificação para um torneio internacional – algo que já lhe escapa desde 2006 – tem de derrotar os adversários fortes quando joga em casa. E hoje, contrariamente ao jogo da semana passada na Hungria (derrota por 31-30), isso nunca esteve perto de acontecer.

O jogo começou a um ritmo interessante, com a Rússia a respeitar Portugal e ambas as equipas a saírem em ataques rápidos. A defesa forasteira mostrava-se agressiva e disposta em 5-1, com o ponta-esquerdo Oleg Skopintsev invariavelmente posicionado à frente dos colegas de forma a encurtar o ataque português e a afastá-lo de zonas de perigo. Ainda que esta opção táctica pudesse abrir brechas que permitissem a entrada dos laterais e do pivot, a verdade é que Tiago Rocha (6 golos) foi quase sempre bem defendido, particularmente na primeira parte, e Gilberto Duarte (6 golos, o melhor lateral) só a espaços criou problemas.

O momento mais importante da partida surgiu cedo: Pedro Portela (7 golos), o melhor português, colocou a selecção nacional a vencer por 9-7 aos 15 minutos com dois golos seguidos, obrigando a Rússia a pedir time-out. O treinador Oleg Kuleshov cortou o ímpeto nacional e, até ao intervalo, quase só deu Rússia. Aos 22 minutos, os visitantes já venciam por 10-15. As exclusões quase seguidas de Portela e Gilberto Duarte também não ajudaram, mas a verdade é que Portugal nunca conseguiu furar a defesa russa. Ao intervalo, o resultado era de 12-18.

pedro portela
Pedro Portela, com Cláudio Pedroso e Pedro Solha, foi o melhor português, com 7 golos
Fonte: facebook.com/pedro.a.portela.7

Foram os segundos 15 minutos da primeira parte que acabaram por condenar a equipa portuguesa uma vez que, após o intervalo, os homens de Rolando Freitas pareceram querer imprimir um ritmo mais dinâmico. A exlcusão de Konstantin Igropulo, lateral-direito do Füchse Berlin que é talvez a maior figura desta equipa e que estava a ser um dos mais decisivos (orquestrava ataques e marcava golos importantes; melhor marcador do encontro com 8 golos) permitiu a Portugal sonhar com a aproximação. Contudo, a equipa da casa raramente conseguiu períodos de dois golos sem resposta – mérito também da Rússia – falhando portanto a redução da desvantagem.

Pedro Solha (2 golos) mostrava-se pouco inspirado e desperdiçou alguns lances em momentos importantes. Do lado russo, tanto em ataque continuado como em contra-ataque a superioridade era notória, com os pontas Dmitri Kovalev (2 golos) e sobretudo Timur Dibirov (3 golos) a arrancarem uma segunda parte de bom nível. Auxiliados por um Sergei Gorbok imperial a defender e um Pavel Atman decisivo na meia-distância, os russos venceram por 29-34 sem contestação.

Portugal somou a segunda derrota em outros tantos jogos e tem ainda quatro partidas pela frente. A ida de Wilson Davyes para França, as boas campanhas recentes de Sporting e Porto na Europa e a maturação dos atletas que se sagraram vice-campeões europeus de sub-20 em 2010 podem ajudar o andebol português a dar um salto qualitativo. No entanto, isso só acontece caso se vençam os melhores. E, não fossem os últimos 15 minutos do primeiro tempo, esse cenário até não era uma missão impossível…

Para se apurar para o Europeu de 2016, a selecção terá de ficar nos dois primeiros lugares do grupo ou ser a melhor terceira classificada. No entanto, com deslocações difíceis à Ucrânia e à Rússia e com a recepção à temível Hungria, as coisas não se afiguram fáceis.

João V. Sousa
João V. Sousahttp://www.bolanarede.pt
O João Sousa anseia pelo dia em que os sportinguistas materializem o orgulho que têm no ecletismo do clube numa afluência massiva às modalidades. Porque, segundo ele, elas são uma parte importantíssima da identidade do clube. Deseja ardentemente a construção de um pavilhão e defende a aposta nos futebolistas da casa, enquadrados por 2 ou 3 jogadores de nível internacional que permitam lutar por títulos. Bate-se por um Sporting sério, organizado e vencedor.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Casa Pia com treinador definido para a partida frente ao Benfica

Gonçalo Brandão vai ser o treinador do Casa Pia na frente ao Benfica. Ainda assim Alexandre Santana mantém-se na ficha de jogo como técnico principal.

Francisco Benítez reage às declarações de Rui Costa: «Tem sérios problemas de memória, ou está, mais uma vez, a mentir»

Francisco Benítez, antigo candidato à presidência do Benfica em 2021, criticou as palavras de Rui Costa sobre o facto de não terem existido apenas duas candidaturas em 2021.

Paulo Simão: conhece melhor o irmão de Rafael Leão que continua em grande no Sporting e fez a diferença frente à Juventus

Paulo Simão é irmão de Rafael Leão e tem ganho relevância na formação dos leões, marcando um dos golos dos leões frente à Juventus.

Lenda do Manchester United pede mais liderança aos jogadores mais experientes dos red devils: «Deviam estar a jogar muito melhor do que estão»

O antigo capitão do Manchester United, Gary Neville, apontou o dedo aos jogadores mais experientes do plantel do Manchester United, incluindo Bruno Fernandes, Casemiro, Harry Maguire e Matthijs de Ligt, pedindo-lhes maior responsabilidade em campo.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador-adjunto português na equipa técnica do novo selecionador da Sérvia

O treinador adjunto português, Nuno Gomes vai acompanhar Veljko Paunovic na seleção da Sérvia. Os dois estão juntos desde 2020.

FC Porto reage ao processo disciplinar devido à denúncia de Fábio Veríssimo e ataca rivais: «Na perspetiva do FC Porto, persistem graves problemas na...

O FC Porto reagiu ao processo disciplinar aplicado pelo Conselho de Disciplina da FPF. Em causa, uma alegada pressão dos dragões ao árbitro Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga.

Terça-feira começa com empate entre Sporting e Juventus para a Youth League

A Juventus e o Sporting empataram durante esta terça-feira 2-2, em jogo da quarta jornada da Youth League.