Que jogos devo rever nesta quarentena? Andebol – Portugal 33-27 França

- Advertisement -

Em janeiro de 2020, o Andebol português viveu os momentos mais gloriosos da sua história. Mas é preciso regressar quase um ano atrás, a abril de 2019, para perceber quando começou esta aventura.

Portugal estava há vários anos afastado dos grandes palcos das competições internacionais de seleções. Desta vez, na qualificação para o Euro 2020, encontrava-se no Grupo 6 com a poderosa França, a Lituânia e a Roménia. À terceira jornada, ainda mantinha o registo intacto, com duas vitórias em dois jogos. Mas no dia 11 de abril de 2019, na terceira jornada, marcava encontro com a super-poderosa França, em Guimarães, um jogo que à partida terminaria com a vitória dos Les Blues. O pavilhão estava cheio e não ia desistir de apoiar a seleção de todos nós.

A partida começou e os comandados de Paulo Pereira entraram mais fortes e a assumir a vantagem do marcador. Em termos ofensivos imperava a qualidade de Gilberto Duarte, Rui Silva e Fábio Magalhães, mas mais importante a estratégia de 7×6, que seria a principal arma de Portugal neste e em outros momentos. Uma defesa aguerrida, com Alexis Borges e Daymaro Salina no meio, no entanto, havia uma baixa de peso: Alfredo Quintana.

Apesar disso, os experientes Humberto Gomes e Hugo Figueira iriam demonstrar que a idade, neste jogo, não importava. A primeira parte foi equilibrada, mas com Portugal a conseguir ter sempre vantagem, mesmo que fosse de apenas um ou dois golos. Estas mínimas vantagens duraram até ao final do primeiro tempo, quando Portugal conseguiu aumentar esta vantagem para quatro golos, sendo o resultado ao intervalo 17-13.

Diogo Branquinho a festejar um dos seus três golos
Fonte: FAP

A segunda parte esperava-se de grande dificuldade, pois, a França ia fazer de tudo para conseguir dar a volta ao marcador. A vitória, apesar de tudo, nunca esteve em perigo. Portugal fez uma segunda parte irrepreensível, conseguindo manter sempre a vantagem de, pelo menos, cinco golos, tendo chegado até a vencer por sete ou oito golos, impedindo a seleção francesa de se aproximar perigosamente no marcador. Chegou o final da partida e a festa começou em Guimarães.

Considero que mesmo que se o resultado tivesse sido diferente, Portugal continuaria a marcar presença no Euro 2020, por ser consideravelmente melhor que a Roménia e que a Lituânia. Mas este jogo significou muito mais do que isso. Este jogo foi a prova que havia condições para ambicionar voos mais altos e que nenhuma equipa no mundo nos iria vencer facilmente.

Foi o ponto de partida para que, em janeiro deste ano, voltássemos a vencer a França e que surpreendêssemos o mundo do Andebol ao conseguirmos a melhor classificação de sempre em Europeus e a qualificação para o Torneio Pré-Olímpico. Devido à situação que enfrentamos, foi nos retirada a hipótese de voltar a fazer história este ano, mas é certo que a nossa seleção nos vai proporcionar mais belos momentos quando defrontar a Tunísia, a Croácia e, novamente, a França na tentativa de nos qualificarmos para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Pode rever o jogo aqui.

Foto de Capa: FAP

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os 5 destaques do Braga X Nottingham Forest para a Europa League

Estes foram os cinco elementos que mais se destacaram na vitória do Braga diante do Nottingham Forest, na sétima jornada da Europa League.

Braga volta às vitórias na Europa League com triunfo caseiro frente ao Nottingham Forest

Esta quinta-feira, na sétima jornada da Europa League, o Braga venceu o Nottingham Forest por uma bola a zero.

Lyon de Paulo Fonseca e Aston Villa vencem e já estão no top-8 da prova: eis todos os resultados do dia na Europa League

Dia repleto de jogos na Europa League. Nota de destaque ao Lyon de Paulo Fonseca e ao Aston Villa que garantiram oitavos de final.

Eis os detalhes do acordo entre Andreas Schjelderup e o Clube Brugge

Andreas Schjelderup já tem um princípio de acordo com o Club Brugge. Extremo norueguês preparado para assinar até 2030 com os belgas.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafa Silva explica mudança para o Benfica e volta a apresentar-se aos adeptos: «Eu continuo o mesmo»

Rafa Silva já foi apresentado como reforço do Benfica. Avançado falou à BTV na chegada ao clube onde regressa aos 33 anos.

Martin Hysky satisfeito por empatar com o FC Porto: «Um ponto para nós é como uma vitória»

Martin Hysky analisou o desfecho do Viktoria Plzen x FC Porto. Encontro contou para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.

Francesco Farioli critica arbitragem e faz promessa: «Se tivermos um novo penálti no próximo jogo, o Samu vai batê-lo outra vez»

Francesco Farioli analisou o desfecho do Viktoria Plzen x FC Porto. Encontro contou para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.