📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP 23-27 FC Porto: “Dragões” seguem invencíveis

- Advertisement -

A CRÓNICA: JOGO DE CHAMPIONS NO CAMPEONATO NACIONAL

23 vitórias e um empate em 24 jogos. Eram estes os números de ambas as equipas no Campeonato Nacional, em que FC Porto e Sporting CP partilhavam a liderança da competição. Na primeira volta, o resultado tinha sido um empate no Dragão Arena, portanto hoje seria um jogo decisivo para alguma das equipas se assumir como líder isolado do Campeonato.

O ambiente no Pavilhão João Rocha estava incrível e o FC Porto abriu o marcador logo na primeira jogada da partida. O ritmo inicial da partida foi elevado e o Sporting CP adiantou-se no marcador e aos seis minutos já vencia 6-2. Esta má entrada na partida do FC Porto, principalmente em termos ofensivos, levou o treinador Magnus Andersson a pedir time-out logo aos seis minutos na partida e apostou imediatamente na sua principal arma: o 7×6.

O FC Porto melhorou a sua performance ofensiva, conseguindo começar a encontrar superioridade do lado direito do seu ataque, ao mesmo tempo que o Sporting começou a ter mais dificuldades ofensivamente.

A meio da primeira parte, o FC Porto já tinha restabelecido o empate no marcador e até passar para a frente do marcador aos dezasseis minutos, já que nos últimos dez minutos o parcial era de 2-7. Até ao intervalo, o jogo continuou equilibrado com ambos os guarda-redes, Alfredo Quintana e Manuel Gaspar, a fazerem intervenções decisivas, até que nos últimos minutos os visitantes superiorizaram-se relativamente e conseguiram ir para o descanso a vencer 12-14.

No começo da segunda parte, a defesa portista continuava muito agressiva, dificultando ao máximo o trabalho ao Sporting, enquanto que em termos ofensivos conseguia continuar a ganhar vantagem e encontrar os espaços para finalizar. Até que aos 40 minutos os “Leões” conseguiram empatar a partida a 16, “empurrados” por uma série de defesas impressionantes de Manuel Gaspar.

Chegamos a uma altura em que o placard marcava 17-17 (41 minutos) e que marcou o desenvolvimento do resto da partida: Durante três minutos não houve qualquer golo, desperdiçando, ambas as equipas, inúmeras oportunidades para assumir o marcador, até que o FC Porto conseguiu finalmente marcar e a partir daí assumiu o controlo total da partida, conseguindo um parcial de 6-9 até ao final da partida. O resultado foi 23-27 e o FC Porto terminou a Fase Regular com dois pontos de vantagem do segundo lugar.

A FIGURA

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Diogo Branquinho – Muito do jogo do FC Porto está dependente dos seus pontas, pois estes têm inúmeras intervenções ao longo da partida. O ponta esquerdo parece ter trazido a boa forma do Europeu e hoje marcou 9 golos sendo decisivo para esta importante vitória do FC Porto.

O FORA DE JOGO

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Marko Vujin – Lento, sem ritmo, má tomada de decisão e completamente desajustado das dinâmicas da equipa.

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

O Sporting começou a partida com a lição bem estudada: transições ofensivas rápidas para não ter de enfrentar a forte defensiva portista. Até conseguiu, no início da partida, parar o 7×6 do FC Porto. No entanto, com o desenrolar da partida a consistência defensiva foi diminuindo, o que levou a menos transições ofensivas e mais dificuldades para marcar golo.

SETE INICIAL + PONTUAÇÕES

Matevz Skok (6)

Arnaud Bingo (5)

Nemanja Mledanovic (5)

Tiago Rocha (5)

Frankis Carol (7)

Valentin Ghionea (6)

Marko Vujin (4)

SUBS UTILIZADOS + PONTUAÇÕES

Edmilson Araujo (5)

Gonçalo Vieira (5)

Carlos Ruesga (6)

Aljosa Cudic (5)

Carlos Carneiro (4)

Manuel Gaspar (7)

Luís Frade (5)

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

7×6 e consistência defensiva. Parece fácil, mas não é. O FC Porto está a ter um ano incrível, quer nacional, quer internacionalmente e parece cada vez mais difícil de vencer. Se os jogadores conseguirem manter-se afastados de lesões e se a presença quer dos internacionais no Europeu e da equipa na Champions League, muito dificilmente o título escapará aos portistas.

SETE INICIAL + PONTUAÇÕES

Alfredo Quintana (7)

Diogo Branquinho (9)

André Gomes (6)

Miguel Martins (6)

Djibril Mbengue (5)

António Areia (6)

Alexis Borges (6)

SUBS UTILIZADOS + PONTUAÇÕES

Victor Iturriza (6)

Rui Silva (7)

Daymaro Salina (6)

Miguel Alves (6)

Fábio Magalhães (6)

Foto de Capa: Andebol Portugal

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Premier League: Pedro Neto marca com o braço e lance é invalidado

O Newcastle está a jogar contra o Chelsea na Premier League. Pedro Neto fez golo com o braço e o lance foi invalidado.

Imprensa italiana garante: Thiago Silva e FC Porto a finalizar detalhes

Thiago Silva está cada vez mais perto do FC Porto. Partes encontram-se a fechar detalhes e negócio intensifica-se.

UEFA reparte “bolo” de 9 milhões de euros por clubes que tiveram jogadoras no Euro 2025: Maior fatia portuguesa vai para o Benfica

A UEFA vai repartir 9 milhões de euros pelos clubes com jogadoras no Euro 2025 Feminino. Benfica é a equipa portuguesa que mais recebe.

Custou 30 milhões de euros em 2024 e a AS Roma já trabalha na sua saída

Artem Dovbyk está na porta de saída da AS Roma. Avançado ucraniano não entra nos planos do treinador Gian Piero Gasperini.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Tavares pode deixar Lazio e já se falam em valores

Nuno Tavares pode vir a deixar a Lazio. Emblema da Serie A quer, pelo menos, 15 milhões de euros pelo internacional português.

Onde ver o Vitória SC x Sporting da 15.ª jornada da Primeira Liga

O Vitória SC recebe o Sporting na 15.ª jornada da Primeira Liga. O encontro está marcado para dia 23 de dezembro, às 20h45.

Sporting publica vídeo de Natal: «O maior legado que deixamos são os nossos valores»

Faltam 5 dias para o Natal e o Sporting publicou um vídeo alusivo à época festiva. «O maior legado que deixamos são os nossos valores», escrevem.