Sporting CP 23-27 FC Porto: “Dragões” seguem invencíveis

    A CRÓNICA: JOGO DE CHAMPIONS NO CAMPEONATO NACIONAL

    23 vitórias e um empate em 24 jogos. Eram estes os números de ambas as equipas no Campeonato Nacional, em que FC Porto e Sporting CP partilhavam a liderança da competição. Na primeira volta, o resultado tinha sido um empate no Dragão Arena, portanto hoje seria um jogo decisivo para alguma das equipas se assumir como líder isolado do Campeonato.

    O ambiente no Pavilhão João Rocha estava incrível e o FC Porto abriu o marcador logo na primeira jogada da partida. O ritmo inicial da partida foi elevado e o Sporting CP adiantou-se no marcador e aos seis minutos já vencia 6-2. Esta má entrada na partida do FC Porto, principalmente em termos ofensivos, levou o treinador Magnus Andersson a pedir time-out logo aos seis minutos na partida e apostou imediatamente na sua principal arma: o 7×6.

    O FC Porto melhorou a sua performance ofensiva, conseguindo começar a encontrar superioridade do lado direito do seu ataque, ao mesmo tempo que o Sporting começou a ter mais dificuldades ofensivamente.

    A meio da primeira parte, o FC Porto já tinha restabelecido o empate no marcador e até passar para a frente do marcador aos dezasseis minutos, já que nos últimos dez minutos o parcial era de 2-7. Até ao intervalo, o jogo continuou equilibrado com ambos os guarda-redes, Alfredo Quintana e Manuel Gaspar, a fazerem intervenções decisivas, até que nos últimos minutos os visitantes superiorizaram-se relativamente e conseguiram ir para o descanso a vencer 12-14.

    No começo da segunda parte, a defesa portista continuava muito agressiva, dificultando ao máximo o trabalho ao Sporting, enquanto que em termos ofensivos conseguia continuar a ganhar vantagem e encontrar os espaços para finalizar. Até que aos 40 minutos os “Leões” conseguiram empatar a partida a 16, “empurrados” por uma série de defesas impressionantes de Manuel Gaspar.

    Chegamos a uma altura em que o placard marcava 17-17 (41 minutos) e que marcou o desenvolvimento do resto da partida: Durante três minutos não houve qualquer golo, desperdiçando, ambas as equipas, inúmeras oportunidades para assumir o marcador, até que o FC Porto conseguiu finalmente marcar e a partir daí assumiu o controlo total da partida, conseguindo um parcial de 6-9 até ao final da partida. O resultado foi 23-27 e o FC Porto terminou a Fase Regular com dois pontos de vantagem do segundo lugar.

    A FIGURA

    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Diogo Branquinho – Muito do jogo do FC Porto está dependente dos seus pontas, pois estes têm inúmeras intervenções ao longo da partida. O ponta esquerdo parece ter trazido a boa forma do Europeu e hoje marcou 9 golos sendo decisivo para esta importante vitória do FC Porto.

    O FORA DE JOGO

    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Marko Vujin – Lento, sem ritmo, má tomada de decisão e completamente desajustado das dinâmicas da equipa.

    ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

    O Sporting começou a partida com a lição bem estudada: transições ofensivas rápidas para não ter de enfrentar a forte defensiva portista. Até conseguiu, no início da partida, parar o 7×6 do FC Porto. No entanto, com o desenrolar da partida a consistência defensiva foi diminuindo, o que levou a menos transições ofensivas e mais dificuldades para marcar golo.

    SETE INICIAL + PONTUAÇÕES

    Matevz Skok (6)

    Arnaud Bingo (5)

    Nemanja Mledanovic (5)

    Tiago Rocha (5)

    Frankis Carol (7)

    Valentin Ghionea (6)

    Marko Vujin (4)

    SUBS UTILIZADOS + PONTUAÇÕES

    Edmilson Araujo (5)

    Gonçalo Vieira (5)

    Carlos Ruesga (6)

    Aljosa Cudic (5)

    Carlos Carneiro (4)

    Manuel Gaspar (7)

    Luís Frade (5)

    ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

    7×6 e consistência defensiva. Parece fácil, mas não é. O FC Porto está a ter um ano incrível, quer nacional, quer internacionalmente e parece cada vez mais difícil de vencer. Se os jogadores conseguirem manter-se afastados de lesões e se a presença quer dos internacionais no Europeu e da equipa na Champions League, muito dificilmente o título escapará aos portistas.

    SETE INICIAL + PONTUAÇÕES

    Alfredo Quintana (7)

    Diogo Branquinho (9)

    André Gomes (6)

    Miguel Martins (6)

    Djibril Mbengue (5)

    António Areia (6)

    Alexis Borges (6)

    SUBS UTILIZADOS + PONTUAÇÕES

    Victor Iturriza (6)

    Rui Silva (7)

    Daymaro Salina (6)

    Miguel Alves (6)

    Fábio Magalhães (6)

    Foto de Capa: Andebol Portugal

    Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Palma
    Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
    Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.