📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Taça carimba época de domínio leonino | Andebol

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O Sporting CP venceu a Taça de Portugal de Andebol e completaram o triplete, Supertaça e Campeonato, na época 2023/2024. Tal como no Campeonato, os sportinguistas foram mais fortes do que o FC Porto (34-30) e fez a dobradinha na prova rainha, na Final 4 disputada em Viseu.

Nas meias finais que decorreram no dia anterior, a formação treinada por Ricardo Costa derrotou o CF Os Belenenses (28-20) e os azuis e brancos deixaram pelo caminho o Póvoa AC (40-31).

Apesar dos portistas terem sido derrotados, Rui Silva foi o melhor marcador da final, com 10 golos. Já do lado dos lisboetas foi Orri Þorkelsson que mais se destacou na finalização com nove tentos.

O Bola na Rede esteve presente na fase final da Taça de Portugal e deixa aqui os principais momentos e as vertentes que tornaram a vitória leonina esclarecedora.

5. CABEÇA POUCO FRIA

Os portistas até começaram por conseguir dois golos de vantagem (3-1), mas o Sporting reequilibrou-se depressa. Nikolaj Laeso foi excluído ainda durante os primeiros dez minutos e deixou a equipa treinada por Carlos Resende com menos uma unidade durante dois minutos.

A dinâmica ofensiva desmontou facilmente a estrutura defensiva dos dragões, estática e passiva, sem conseguir antever os projetos dos adversários para chegar ao golo.

Desse modo, foi lógico o resultado ter dilatado para o lado dos leões, com uma almofada de três golos.

4. FALTA DE COESÃO DEFENSIVA DOS DRAGÕES NA PRIMEIRA PARTE

Os leões conseguiram várias vezes quebrar a linha defensiva dos dragões, chegando à bola ao pivot. Vê-se que os jogadores do Sporting, para além da qualidade, estão com a confiança em alta. Não foi de estranhar a diferença ser de quatro (18-14) ao intervalo, a favor, dos leões.

Nos dragões, o espírito vencedor parece adormecido e facilmente se deixava ultrapassar pelo rival, apesar de a matéria prima continuar a ser a base dos últimos anos, com vários jovens talentos, ainda à procura de afirmação.

Contudo, é preciso dizê-lo, notou-se a falta de Diogo Rêma, na baliza dos azuis e brancos, especialmente na primeira volta, em que foi desequilibrado o número de defesas a favor do emblema de Alvalade.

3. À PROCURA DE MOTIVAÇÃO

A primeira parte terminou precisamente com um livre de nove metros para os dragões. Os leões já levavam cinco golos de vantagem e o Porto via no rival aquilo que não conseguia aplicar no jogo. Coesão da barreira defensiva e capacidade de construção de jogo ofensivo não estavam explanados no jogo portista.

No entanto, os azuis e brancos beneficiaram de um livre de nove metros no soar da buzina. Laeso, perante o emaranhado de jogadores sportinguistas, conseguiu enganar Maciel.

Esta situação não deixou nada contente Ricardo Costa porque o treinador dos leões sabia que a vantagem minguou e era o adversário que iria ter a posse de bola inicial no segundo tempo.

Apesar da melhor exibição, uma final é sempre uma final e o pai de Francisco e Martim Costa sabia perfeitamente que os dragões poderiam vir com uma postura mais aguerrida e mais competente para o segundo tempo.

2. REAÇÃO PORTISTA FALHA AREIA

Os portistas entraram mesmo melhor na segunda parte. Com Leonel Fernandes e António Areia em campo, a formação nortenha pareceu ganhar maior criatividade para quebrar o muro defensivo leonino.

No entanto, nem mesmo no melhor período portista, no início da segunda parte, a eficácia ofensiva era a ideal. Um exemplo desse facto foi o desacerto de António Areia, em lance de transição rápida, em que o ponta direita isolado atirou para fora.

O Porto podia ter chegado aos três golos consecutivos sem sofrer e, assim, ficar a dois de desvantagem. Só que a equipa treinada por Carlos Resende desaproveitou a oportunidade e talvez isso tivesse sido o impulso suficiente para mais tarde conseguir virar o resultado.

  1. CLAREZA FINAL

Depois das exclusões e de um período de maior desacerto, o Sporting reequilibrou-se e com uma estrutura próxima à da primeira parte conseguiu voltar a distanciar-se no marcador. Nos últimos cinco minutos, a distância no resultado e a diferença de qualidade de jogo das duas equipas permitia definir o destino da partida que acabou por se confirmar.

O Sporting parte assim na pole position para a próxima temporada, depois de uma época perfeita, a nível interno. Já o Porto terá de fazer um esforço para revitalizar, uma equipa que já foi dominadora, a nível nacional, e que conseguiu mesmo chegar à porta da Final4 da Liga dos Campeões.

Destaque para o fair play no final do encontro de ambas as equipas.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

FC Porto

Bola na Rede: No próximo ano vai continuar enquanto técnico principal do Porto? 

Carlos Resende: Isso hoje é o menos importante. O que é realmente importante é enaltecer o pavilhão estar extremamente bem composto. A postura dos adeptos, apoiando pela sua equipa. Isso é que é importante enaltecer.

Sporting CP

Bola na Rede: Esperava um Porto diferente para esta final, depois do último clássico para o Campeonato? 

Ricardo Costa: Foi um Porto igual ao que sempre foi, ao que já esperávamos.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «As equipas adversárias têm adotado uma postura muito conservadora contra nós»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto frente ao Estrela da Amadora. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

João Nuno responde ao Bola na Rede: «O FC Porto pressionou muito forte, podíamos ter variado mais o jogo e não o fizemos»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto frente ao Estrela da Amadora. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Ruben Amorim insatisfeito com o empate do Manchester United após roteiro épico: «Perdemos os dois pontos na primeira parte. Devíamos ter marcado pelo menos...

Ruben Amorim analisou o empate sofrido pelo Manchester United diante do Bournemouth. Técnico apontou aspetos a melhorar pelos red devils.

Bruno Fernandes desiludido com atitude do Manchester United no verão: «Senti um bocadinho ‘se fores, não é assim tão mau para nós’. Magoa-me um...

Bruno Fernandes recordou a proposta do Al Hilal que recebeu no verão. Médio confessou que só não saiu do Manchester United por culpa de Ruben Amorim.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes chateado depois do empate do Manchester United: eis as imagens do médio após mais um tropeço do clube

Bruno Fernandes saiu de campo visivelmente irritado após o empate do Manchester United. Red devils perderam mais dois pontos.

Benfica recusa proposta do River Plate por Gianluca Prestianni… mas continua aberto às negociações

O Benfica rejeitou a oferta do River Plate por Gianluca Prestianni. Águias não ficaram agradados com valores, mas continuam abertos a negociações.

Boston Celtics somam nova derrota em exibição mais apagada de Neemias Queta

Neemias Queta jogou na derrota dos Boston Celtics. O poste português somou um jogo menos preponderante diante dos Detroit Pistons.