📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Vitória FC: Um gigante adormecido?

- Advertisement -

Quem acompanha o Campeonato Andebol1 sabe que o Pavilhão Antoine Velge é dos melhores a nível nacional.

Do ponto de vista estrutural e técnico, é um edifício antigo. Não oferece as comodidades que outros clubes oferecem, como no pavilhão João Rocha, Dragão Arena ou Pavilhão da Luz.

No entanto, é um local que transporta os espetadores para uma época em que a modalidade era bem diferente. É um pavilhão que se encontra constantemente cheio, independentemente do adversário, e a sua massa adepta faz-se sentir, levando a equipa para a frente nos momentos mais difíceis. Aliás, na época que agora findou, foram mais os momentos complicados do que de felicidade.

Depois de 14 anos nos escalões inferiores, o Vitória teve a sua grande oportunidade no verão de 2019, quando foi convidado pela Federação de Andebol de Portugal para assumir a vaga deixada pelo Fermentões, equipa de andebol suspensa. Dada a decisão por parte de AC Fafe e Arsenal da Defesa (os dois clubes despromovidos nesse ano) em não se manterem no principal escalão, os sadinos aproveitaram e voltaram ao convívio dos grandes por serem o terceiro classificado na fase final de subida.

No entanto, nem tudo foram rosas. O pouco tempo de preparação para enfrentar uma competição mais exigente como o Campeonato Andebol1 levaram a que os resultados fossem tudo menos positivos. Uma vitória, dois empates e 22 derrotas foi o desempenho de uma equipa que, apesar da qualidade, pecava nos momentos-chave.

A falta de resultados desportivos levou a muita ansiedade no clube, que optou pela via das “chicotadas psicológicas”.

A época iniciou-se com Danilo Ferreira, que foi substituído ao fim de seis jogos (uma vitória e cinco derrotas) por Luís Monteiro. Os maus resultados continuaram, o que obrigou a direção sadina a nova mudança, desta vez trazendo João Galego Garcia para o comando técnico do clube.

O ex-treinador do Sporting acabou por estar pouco tempo à frente da equipa, devido à  suspensão do campeonato causada pela pandemia da COVID-19. Mas a verdade é que o Vitória já começou a preparar a próxima temporada… e promete bastante.

Aproveitando a capacidade demonstrada por Galego Garcia no desenvolvimento de talentos jovens (tal como fez nos juvenis do Sporting, conseguindo um bicampeonato), a equipa de Setúbal tem-se reforçado de forma criteriosa, mantendo um plano de contratações bem definido: atletas jovens, com experiência na primeira divisão, mas que possam ser trabalhados e que se mantenham no clube a médio/longo prazo.

As contratações de Pedro Santana, Francisco Silva, Ruben Santos e André Alves assim o indicam, e a aquisição do jovem iraniano Muhammed Reza demonstra que o clube tem horizontes largos no que toca à sua política de recrutamento.

Se o clube irá conseguir, ou não, utilizar e potenciar o talento que estes atletas possuem e atingir vitórias é uma questão que não terá resposta durante os próximos tempos. Mas a qualidade está lá, e o Vitória FC pode ser uma das equipas surpresa do Campeonato Andebol1.

Foto de Capa: Andebol Vitória FC

Artigo revisto por Mariana Plácido

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mais uma promessa do Benfica que promete brilhar nas mãos de José Mourinho: quem é Tiago Freitas?

José Mourinho lançou nos minutos finais do Benfica 2-0 Nápoles o jovem Tiago Freitas, opção regular na equipa B das águias.

Amar Dedic elogia jovens do Benfica e enaltece triunfo frente ao Nápoles: «Vamos dar o máximo nos próximos jogos para estarmos na próxima fase»

Amar Dedic falou aos jornalistas após o triunfo do Benfica frente ao Nápoles. O lateral das águias apontou ao triunfo nas próximas partidas na Champions League.

Cruzeiro de Leonardo Jardim perde em casa frente ao Corinthians nas meias-finais da Taça do Brasil

O Cruzeiro de Leonardo Jardim está em desvantagem nas meias-finais da Taça do Brasil. A equipa do técnico português perdeu frente ao Corinthians.

José Mourinho revela que elogiou jogador do Benfica em conversa com Scott McTominay: «Tenho a certeza de que ele fará história»

José Mourinho conversou com Scott McTominay depois do jogo entre o Benfica e o Nápoles. O treinador elogiou José Neto.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho: «O calendário do Benfica é absurdo»

José Mourinho guiou o Benfica a mais uma vitória na Champions League, desta vez frente ao Nápoles, para a sexta jornada da prova.

Carlos Vicens lamenta ausência e faz antevisão do Nice x Braga: «Estar preparados contrariar as armas que o Nice nos pode apresentar»

Carlos Vicens fez a antevisão do Nice x Braga, da sexta jornada da Europa League. O técnico espanhol lamentou a ausência de Rodrigo Zalazar.

José Mourinho reencontrou jogador do Nápoles: «Obviamente que estava feliz de estar a conversar 5 minutinhos comigo»

José Mourinho guiou o Benfica a uma vitória frente ao Nápoles, jogo relativo à sexta jornada da Champions League.