10 KM Valencia Ibercaja: Valência significa recordes nacionais | Atletismo

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A 18º Edição da 10 KM Valência Ibercaja confirmou o seu estatuto como prova de 10 km mais rápida do mundo. Num domingo de recordes em série, o atletismo português brilhou intensamente com novas marcas históricas estabelecidas por José Carlos Pinto e Mariana Machado.

Valência voltou a ser o epicentro do atletismo mundial neste domingo. A 18ªa edição da prova, que contou com um total de 18 mil inscritos – divididos entre os 16 mil atletas na distância principal e os dois mil que optaram pelos cinco quilómetros. Foi um autêntico espetáculo de velocidade e superação.

O grande destaque nas cores lusas vai para as prestação de José Carlos Pinto que assinou uma exibição memorável ao terminar na nona posição, com o tempo de 27:27 quebrando, quebrando assim o seu próprio recorde nacional em 16 segundos.

Memorável foi também a performance de Mariana Machado. A atleta portuguesa terminou no 12º lugar do setor feminino, mas o foco incidiu sobre o cronómetro: com uma marca de 30:58, Mariana Machado bateu o recorde nacional de 10 km, confirmando o excelente momento de forma que atravessa.

Andreas Almgren E Eilish Mccolgan Ditam Lei Na Europa

A nível internacional, a prova foi palco de uma autêntica razia de recordes continentais e nacionais. O sueco Andreas Almgren, pulverizou o recorde europeu masculino ao terminar em 26:45. Atrás de si, o equilíbrio foi a nota dominante, com Khairi Bejiga (Etiópia) a terminar em segundo, Victor Kipruto (Quénia) em terceiro, Valentim Soca (Uruguai) em quarto, Mohamed Abdilaahi (Alemanha) e Magnus Tuv Myhre (Noruega) a terminarem em quinto e sexto lugares, respetivamente, ambos com 27:22 — estes últimos estabeleceram novos recordes nacionais para os seus países.

Nota ainda para Said Mechaal, que terminou em sétimo e quebrou o recorde espanhol com 27:25, retirando 16 segundos à anterior marca de Ilias Fifa. O festival de recordes estendeu-se até ao 15.º lugar, com marcas históricas para a Irlanda, Países Baixos e Islândia.

No setor feminino, a escocesa Eilish McColgan esteve em plano de evidência ao bater o recorde da Europa com o tempo de 30:08, superando em dois segundos a marca estabelecida por Jana Van Lent na semana passada. Contudo, a vitória absoluta na prova pertenceu à queniana Brenda Jepchirchir, que parou o relógio nos 29:25.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: José Mourinho mais perto de perder Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup está mais perto de sair do Benfica. O jogador deve ceder ao Parma, emblema que atua na Serie A.

Continuam as relações à troca de treinador no Real Madrid: «Zidane também era uma incógnita»

Guti Hernández, antigo jogador que passou pelo Real Madrid, falou sobre a mudança de treinador na equipa merengue.

Estoril Praia define preço de defesa: 5 milhões de euros

O Estoril Praia não tem muito interesse em perder Kévin Boma neste mercado e está a pedir cinco milhões de euros pelo jogador.

Jorge Jesus e a expulsão no jogo do Al Nassr: «Um exagero»

Jorge Jesus abordou a derrota do Al Nassr contra o Al Hilal, não estando de acordo com a expulsão de Al Aqidi.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro anuncia contratação de Tetê a troco de 6 milhões de euros

O extremo brasileiro Tetê deixou o Panathinaikos e assinou pelo Grémio até dezembro de 2029, num negócio avaliado em seis milhões de euros.

Celta de Vigo derrota o Sevilha com golo perto do final do encontro

O Celta de Vigo foi à Andaluzia vencer o Sevilha por uma bola a zero durante a noite desta segunda-feira, em jogo da 19.ª jornada da La Liga.

Liverpool avança na Taça de Inglaterra com vitória caseira diante do Barnsley FC

O Liverpool bateu o Barnsley FC por 4-1, esta segunda-feira, num jogo a contar para a terceira ronda da Taça de Inglaterra.