A Diamond League viaja até à Europa! E é já esta quinta-feira!

- Advertisement -

3000 Metros Com Obstáculos: Emma Coburn é a campeã mundial. Ainda parece estranho dizer isto, quando desde sempre nos habituamos a um avassalador domínio queniano nesta prova, mas a norte-americana surpreendeu tudo e todos com o seu título mundial de Londres. Ela vem aqui a Roma fazer a sua estreia nesta temporada ao ar livre, desta vez com um estatuto diferente a preservar. 

O fantástico Ouro de Coburn em Londres

Outra atleta que surpreendeu já este ano e que fez manchetes um pouco por todo o lado é Aisha Praught. A jamaicana deu ao seu país uma inédita medalha de Ouro nos Jogos da Commonwealth e sendo ela colega de treinos de Coburn estamos curiosos para perceber se as duas trarão alguma estratégia conjunta para superar as quenianas. É que a armada que as quenianas aqui trazem não é para brincadeiras, contando com nomes como Hyvin Kiyeng (a campeã mundial de 2015), Beatrice Chepkoech (que tem um recorde pessoal abaixo dos 9 minutos), Norah Jeruto (a campeã africana) e Celliphine Chespol, a grande promessa queniana de apenas 19 anos, campeã mundial júnior em 2016. 

Salto em Altura: É claro que Mariya Lasitskene é a favorita em qualquer prova onde compita. A russa que tem um recorde pessoal de 2.06 metros ainda não saltou acima dos 2 metros este ano, mas deverá vir a Roma com o aliciante extra de passar para o comando do ranking mundial depois de Thiam ter saltado 2.01 metros no último fim-de-semana na Áustria. Em Roma, Mariya vai ter pela frente as medalhadas de Prata dos Mundiais de Londres (Yuliya Levchenko) e dos Jogos do Rio (Mirela Demireva), sendo que Vashti Cunningham e Levern Spencer são outros nomes que já saltaram acima dos 1.90 metros nesta temporada e que podem dificultar a tarefa da atleta que continua a competir como independente em virtude do castigo russo. 

Lançamento do Disco: Se no masculino o disco promete, no feminino também não lhe faltam condimentos para uma grande prova. Sandra Perkovic é a óbvia favorita e já este ano lançou bem perto do seu recorde pessoal (71.41) com os 71.38 de Doha, onde foi uma das figuras de maior destaque. Se voltar a lançar a esse nível, ninguém poderá evitar mais uma vitória da atleta croata.

Sandra Perkovic é a grande figura do Disco feminino
Fonte: IAAF

Os maiores obstáculos poderão vir de Cuba, com as suas duas grandes figuras, Yaimé Pérez e Denia Caballero, presentes. Destaque ainda para a presença da portuguesa Irina Rodrigues que certamente virá motivada pelo título europeu de clubes alcançado no passado fim-de-semana, ao serviço do Sporting. 

Além de Irina Rodrigues, outro português está inscrito no Meeting de Roma. Falamos de Diogo Ferreira que irá competir num concurso de Vara que conta com nomes como Sam Kendricks, Thiago Braz da Silva ou Piotr Lisek. 

O meeting de Roma, também conhecido por Golden Gala, terá transmissão para Portugal em directo na SportTv 1, já esta quinta-feira, a partir das 19 horas com os habituais comentários do António Fernandes. 

Foto de Capa: IAAF

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.