A elite do Atletismo (continua) pela Ásia

A festa das Estafetas mudou-se para o Japão

Voltarão os EUA a vencer os 4×400?
Fonte: IAAF World Relays 2017

Já para este final de semana, as atenções estarão concentradas em Yohohama onde decorrem os Mundiais de Estafeta, dos quais Portugal abdicou de participar. Por questões orçamentais, esta edição já não se realiza nas Bahamas – como vinha sendo habitual – sendo Yokohama, no Japão, a cidade escolhida para acolher o evento, que contará com alguns importantes nomes do Atletismo mundial.

Além das provas habituais em grandes competições, como os 4×100 e os 4×400, nestes campeonatos (uma espécie de meeting de dois dias apenas para eventos de estafetas) poderemos assistir a mais uma edição dos 4×400 mistos (disciplina que estará presente nos Mundiais de Doha e Jogos de Tóquio), bem como a provas de estafetas 4×200 e a duas estreias neste evento: 2x2x400 mistas e um “shuttle” de estafetas de barreiras, com elementos masculinos e femininos também.

Nos clássicos, 4×100, fortes formações norte-americanas demonstram que os EUA levam bem a sério a competição. Nos homens, teremos a presença do campeão mundial individual (Justin Gatlin), uma das maiores promessas mundiais (Noah Lyles), Mike Rodgers e Christopher Belcher, enquanto que nas mulheres, nomes como Tori Bowie (a campeã mundial individual), Jenna Prandini, Dezerea Bryant ou a jovem Aleia Hobbs (atenção a este nome…) garantem a qualidade habitual. Mas atenção a formações que países como a Grã Bretanha (Gemili, CJ Ujah, Mitchell-Blake e Kilty no masculino) ou a Aleamanha (no feminino, Rebekka Haase, Lisa Mayer, Burghardt e Gina Luckenkemper) trazem.

A Jamaica parece ter apostado mais, no feminino, na sua equipa 4×200, com as presenças de Elaine Thompson e Shelly-Ann Fraser-Pryce, aposta que no masculino também observámos no Japão (Aska Cambridge, Shota Iizuka…) ou na África do Sul (Akani Simbine e Luxolo Adams, por exemplo), dando algum destaque a eventos de estafetas que não têm lugar em grandes competições.

Elaine Thompson e Fraser-Pryce reeditam parte de um quarteto de sucesso…agora nos 4×200!
Fonte: IAAF

Nos 4×400, a nível misto nota-se bastante a ausência dos campeões (e que seriam favoritos), as Bahamas, que não trazem equipa nesta disciplina, que parece, aliás, não ter atraído a presença de grandes nomes. Já a nível masculino, sem surpresa, os EUA trazem uma forte equipa (liderada por Fred Kerley), mas terão que enfrentar uma pesada oposição de países como Trinidad & Tobago (Cedenio, Jereem Richards…) ou a Bélgica (os irmãos Borlée + Jonathan Sacoor). No evento feminino, as equipas dos EUA (entre elas, Okolo, Wimbley, Beard…), Jamaica (Le-Roy, Day, Janieve Russell…) e a Polónia (o quarteto campeão europeu) estarão entre as favoritas.

O evento de 2x2x400, tal como indica o nome, irá mostrar-nos dois atletas a fazerem dois percursos de 400 metros, abrindo espaço à imprevisibilidade. Donavan Brazier e Ce’Aira Brown parecem ter começado a época bastante bem, a brilhar nos 800 metros (principalmente em pista coberta, com grandes recordes pessoais para ambos) e deverão fazer uso desse potencial para tentar levar mais um Ouro para os EUA, mas atenção ao Quénia…

Já na estreia das estafetas para os barreiristas, existe alguma expectativa para se perceber como tal poderá resultar neste contexto, mas os EUA parecem os grandes favoritos, com uma equipa que conta com nomes como Devon Allen ou Sharika Nelvis. 7 seleções irão participar desta estreia.

Tal como a nossa Federação, a televisão portuguesa parece não dar muito destaque ao evento, uma vez que o mesmo não tem qualquer transmissão televisiva prevista para território nacional, ao contrário do que acontece em grande parte do mundo. Como tal, o evento poderá ser acompanhado em direto no Youtube, através do seguinte endereço: https://www.youtube.com/user/IAAF2012.

No sábado, as provas começam às 10h38 (hora de Portugal continental), terminando às 13h55 e no domingo irão decorrer entre as 10h10 e as 12h52.

Foto de Capa: IAAF 

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.