Parabéns, Ana e Bruno!

- Advertisement -

cab atletismoSe é um texto para a mamã e para o papá? Não. Ana Filipa e Bruno Pais. Conhecem? É normal. São os mais recentes campeões nacionais de Triatlo, feminino e masculino, respectivamente. Foi na passada semana, mais precisamente dia 13, que a Ana e o Bruno venceram o campeonato nacional da modalidade. E triatlo? Conhecem? Porquê escrever sobre isto? Na verdade a resposta parece-me óbvia, e surge sob a forma de pergunta; em que raio de sítio (generalista) é que podem ler sobre triatlo? Pois, também me pareceu que era aí…

Mas não é essa a razão do texto. A razão é simples e prende-se apenas com o facto de o Triatlo ser um desporto de grande exigência física e disciplina, e, como tal, merecer o meu destaque. Pois bem, acredito que leitores minimamente interessados em desporto (se não o fossem também não seriam nossos leitores, verdade seja dita), de um modo geral, já tenham pelo menos ouvido falar no nome deste desporto. E aposto inclusivamente que já ouviram falar no nome de Vanessa Fernandes (vice campeã Olimipica de Triatlo em Pequim – 2008), nome que anda ‘desaparecido’ – talvez fosse merecedora de um artigo só para ela – do panorama desportivo nacional mas que elevou de forma única a bandeira de Portugal nesta modalidade. Falemos então do triatlo, um dos desportos mais exigentes física e psicologicamente que conheço.

Há quem nade, há quem corra, há quem faça ciclismo. E depois há quem se lembre de fazer tudo de embuxada (esta é para a minha avó)! E esses são os triatletas. Atletas preparados precisamente para as adversidades, diferenças e exigências que cada um destes desportos acarreta em separado. O triatlo surgiu, segundo se sabe, na década de 70, e a primeira grande competição de que há registo foi a Ironman Triathlon (só pelo nome, pensem), em 1978, no Havaí. Entretanto, a modalidade evoluiu, foi submetida a algumas alterações de regulamentos e é hoje uma modalidade Olímpica, estatuto alcançado em 2000 (JO de Sydney). Para se ter uma pequena ideia relativamente à constituição de uma prova de triatlo, é preciso dizer que existem actualmente algumas variantes, onde se destacam a de Sprint – 750 metros de natação / 20 km de bicicleta / 5 km de corrida – , a Olímpica – 1.5 km de natação / 40 km de bicicleta / 10 km de corrida – e a Ironman – 3,8 Km de natação (2,4 milhas), 180 Km de ciclismo (112 milhas) e 42 Km de corrida (26,2 milhas).

www.google.pt/search?
Fonte: Blogue do Minho

Trata-se de um desporto que não é assim tão fácil de praticar, reconheço, mas que de facto podia ter um apoio maior, tendo principalmente em conta os resultados positivos que atletas nossos já obtiveram internacionalmente num passado recente e que até pareceram catapultar o triatlo para outro patamar (um pouco mais acima apenas) dentro do panorama desportivo nacional. Pareceram, apenas.

O triatlo não é um desporto fácil para um principiante. Porquê? Porque para uma corrida bastam dois miúdos; para andar de bicicleta basta isso mesmo – uma bicicleta; e, para nadar, basta água (e saber uns quantos movimentos técnicos, porque senão, das três, é consideravelmente a mais perigosa). Agora pensem em juntar tudo. Triatlo não é propriamente aquele desporto que os miúdos começam a praticar na rua, não é propriamente o desporto por causa do qual os filhos chateiam os pais, querendo praticá-lo. Envolve uma logística nada simpática.

www.google.pt/search?
Fonte: revistaforcasarmadas.com.br

Acham que não? Ok, se morarem em Cascais ou na Costa de Caparica, podem sempre andar de bicicleta, correr, sem nunca se esquecerem de trancar a bicicleta a cadeado, e depois nadar. Podem. E se não morarem aí? Podem ir a correr e pedalar até uma psicina. Agora a sério, bem sei que os treinos de triatlo não são assim, a preparação dos atletas envolve treino de ginásio, dieta equibrada, treino específico de piscina, corrida, bicicleta e a obrigação de respeitar planos rigorosos desses mesmos treinos. Mas estava apenas a hiperbolizar as coisas para expressar que, de facto, o triatlo não é nada intuitivo para despertar o interesse nos jovens.

É um desporto que acho fascinante, pelo facto de ser extremamente completo e rigoroso, mas no qual reconheço que há, ainda, uma enorme evolução positiva por se cumprir. Atletismo em Portugal está como está; ou se ganha uma Medalha Olimpica ou simplesmente se é mais um altleta a quase pagar para competir. E mesmo os que ganham medalhas…

http://www.desportonalinha.com/?action=article&id_article=3026
Fonte: desportonalinha.com

Ainda assim, o triatlo é uma óptima opção. Exige muito, certamente, mas permite aquilo que muito poucos desportos permitem. Uma condição física brutal, a capacidade de praticar três desportos num só (há mais algum assim?) e o constante teste aos nossos limites. Quase me esquecia, parabéns, Ana Filipa! Parabéns, Bruno Pais!

Subscreve!

Artigos Populares

Análise às equipas #10: McLaren, a consagração do colosso e o preço da liberdade

A temporada de 2025 da McLaren será recordada como o ano em que a “Fénix de Woking” completou finalmente o seu voo. Dezassete anos depois

Carlos Vicens preparado para o Go Ahead Eagles x Braga: «Se houver frio, metemos mais roupa»

Carlos Vicens marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao Go Ahead Eagles x Braga, juntamente com o médio Florian Grillitsch.

Kylian Mbappé bisa na Luz e Benfica já só vence o Real Madrid por 3-2

Bisou Kylian Mbappé para os merengues e a vantagem encarnada diminuiu. O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz.

Rio Ave próximo de garantir o empréstimo de Gustavo Mancha

Gustavo Mancha está muito próximo de ser reforço do Rio Ave por empréstimo do Olympiacos. Na atual temporada, o defesa soma oito jogos pelo clube grego.

PUB

Mais Artigos Populares

Andreas Schjelderup bisa e Benfica já vence o Real Madrid por 3-1 na Champions League

Loucura no Estádio da Luz: Andreas Schjelderup bisou e aumentou vantagem no marcador. O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz.

Ao intervalo, o Benfica vence o Real Madrid, mas está fora da Champions League: eis o que tem de mudar

O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz. Ao intervalo, a vitória continua a deixar águias virtualmente eliminadas da prova.

Vangelis Pavlidis marca de penálti e Benfica vai para o intervalo a vencer o Real Madrid

Golo de penálti de Vangelis Pavlidis a dar a vitória aos encarnados. O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz.