Até Domingo: Diamond League, Europeus Sub-18 e Campeonatos de Portugal

- Advertisement -

100 Metros Feminino

Muito, muito interesse para a velocidade mais curta feminina, não só por termos aqui as principais suspeitas do costume, mas por termos aqui um novo elemento que não sabemos o que poderá trazer. Mas já lá vamos. Para já referir que em prova estará a líder mundial Marie-Josée Ta Lou, que tem dominado o circuito, tem duas vitórias na Diamond League, com o melhor da temporada a ser feito em Doha na primeira prova da época em 10.85 (+1.5). A campeã olímpica dos 100 e 200, Elaine Thompson, aqui estará à procura de retomar a forma a que nos habituou, apesar dos problemas físicos que tem enfrentado e em pista também estará a sua grande rival, a campeã mundial dos 200 metros, Dafne Schippers! Murielle Ahouré que se sagrou campeã mundial dos 60 metros em pista coberta é outro dos nomes a ter em conta (venceu em Oslo), mas a grande curiosidade reside numa norte-americana de 22 anos que fará aqui a sua estreia profissional. Aleia Hobbs já é um nome por demais conhecido e só nesta temporada já fez sete (!) provas abaixo dos 11 segundos (com vento legal).

Aleia Hobbs estreia-se profissionalmente em Lausanne!
Fonte: IAAF

Venceu os Universitários, venceu os Nacionais e agora vem à procura de conquistar o mundo. Vamos ver como se sai na sua primeira prova no circuito internacional.

400 Metros Feminino

Salwa Eid Naser tem brilhado nesta edição da Diamond League e não se cansa de bater recordes pessoais aos seus 20 anos. Se desta vez voltar a fazê-lo poderá muito bem assumir a liderança do ranking mundial, uma vez que em Paris correu em 49.55 e a melhor marca do ano é repartida por Shaunae Miller-Uibo e Shakima Wimbley em 49.52. Wimbley também aqui estará e, já com um maior tempo de descanso para esta prova, estamos curiosos para perceber que tipo de resposta poderá dar a Naser. Jessica Beard também tem demonstrado uma interessante regularidade e Courtney Okolo sagrou-se campeã mundial indoor este ano em Birmingham. No entanto, o duelo que todos querem ver é Naser x Wimbley.

1500 Metros Feminino

Presentes estarão muitas das principais figuras que têm dominado a época nos 1500, como é o caso de Gudaf Tsegay, de apenas 21 anos, que deu um show em Estocolmo, à frente de Laura Muir que também aqui estará. A norte-americana Shelby Houlihan e a marroquina Rababe Arafi são outras atletas que já correram abaixo dos quatro minutos nesta temporada, mas o grande nome em prova até poderá ser o de Sifan Hassan, aqui de regresso aos 1500, correndo a distância pela primeira vez nesta temporada. A atleta treinada por Alberto Salazar tem tido uma época low-profile a braços com alguns problemas físicos. Veremos como se estreia em 2018 na sua prova de eleição. Atenção, no entanto, a Caster Semenya.

Semenya dominará também nos 1500?
Fonte: IAAF

Semenya tem somado recordes atrás de recordes e apesar dos 1500 não serem “a sua” prova, já alcançou um recorde nacional cedo na temporada, com os 3:59.92 no meeting de Doha. Da forma como a sul-africana tem vindo a correr, não admiraria nada que levasse a vitória de Lausanne.

Salto em Comprimento Feminino

Interessantíssimo elenco que conta com a nova líder mundial, Lorraine Ugen, que saltou 7.05 metros nos Nacionais Britânicos do passado fim-de-semana e com as anteriores líderes Malaika Mihambo e Ivana Spanovic que andam a cheirar os sete metros (ambas com 6.99 nesta temporada). A campeã olímpica, Tianna Bartoletta, estará por cá, ainda longe do que nos habituou, mas a grande curiosidade é mesmo ver o que poderá saltar Caterine Ibarguen! Sim, leram bem. A colombiana estrela do Triplo fará a competição do Salto em Comprimento em Lausanne, poucas semanas depois de ter saltado 6.87 metros em Marselha, ela que já não fazia este salto desde 2015 e de forma mais ou menos regular desde 2012! Veremos como se comporta aqui, sem a pressão habitual do Triplo, embora saibamos que para ela a pressão nunca parece ser um problema!

O meeting de Lausanne decorre hoje – 5 de Julho – a partir das 19 horas com transmissão em directo na SPORT.TV1, com os comentários do António Fernandes.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes prováveis do Go Ahead Eagles x Braga: Bracarenses querem consolidar a posição no top-8 da Europa League

Braga e Go Ahead Eagles medem forças na 8.ª jornada da fase regular da Europa League. Confere os onzes prováveis para o encontro.

Playoffs da Champions League: eis as datas dos jogos e os cabeças de série

16 equipas garantiram a passagem aos playoffs da Champions League. O sorteio arranca às 10h da próxima sexta-feira, dia 30 de janeiro.

FC Porto x Rangers: Eis os onzes prováveis para o jogo decisivo que pode colocar os dragões no top-8 da Europa League

O FC Porto recebe o Rangers no Estádio do Dragão, no encontro da 8.ª jornada da fase regular da Europa League. Eis os onzes prováveis para o jogo.

Anatoliy Trubin é o primeiro guarda-redes a marcar com a camisola do Benfica

O golo histórico de Anatoliy Trubin no último lance do embate com o Real Madrid foi a primeira vez que um guarda-redes marcou com a camisola do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Dois golos que convenceram: Benfica vai propor uma renovação de contrato a Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup pode ter assegurado o seu futuro no Benfica com os dois golos frente ao Real Madrid. Encarnados já pensam em propor uma renovação.

Álvaro Arbeloa explica derrota do Real Madrid no Estádio da Luz: «O Benfica mostrou intensidade, defendeu muito bem e atacou muito bem»

Na sala de conferência de imprensa do Estádio da Luz, Álvaro Arbeloa comentou a derrota do Real Madrid frente ao Benfica.

Jejum, pressão e ambição europeia | Go Ahead Eagles x Braga

Go Ahead Eagles e Braga irão disputar os três pontos no último jogo da fase da Liga da competição, num duelo que se antevê intenso.