Birmingham 2018: O Balanço Global dos Campeonatos

As “estreantes” que há muito brilhavam

Kendra Harrison (nos 60 metros com barreiras), Sandi Morris (no salto com vara), Anita Marton (no lançamento do peso), Ivana Spanovic (no comprimento) e Katarina Johnson-Thompson (no pentatlo) já eram nomes grandes no atletismo, mas só aqui em Birmingham alcançaram o seu primeiro Ouro global. Christian Coleman (60 metros) também já era um nome por demais conhecido, mas é um jovem que nunca havia chegado como um dos favoritos a um evento global, então não se enquadra nesta categoria. O que significará isto para estas atletas? Não sabemos, mas pode ser o começo de algo grande para algumas delas e uma menor pressão para enfrentar o que por aí vem. Kendra Harrison, em palavras exclusivas no final da prova onde bateu o recorde dos campeonatos, confessou-nos que até foi um alívio para ela chegar a Birmingham depois de uma derrota (nos nacionais norte-americanos), não sendo, assim, favorita desta vez. E tal como a mesma reconheceu “as derrotas tornaram-me mais forte e hoje sou uma pessoa bem mais confiante”.

 

O mau tempo

Será algo que sempre será recordado quando nos lembrarmos destes Mundiais. As temperaturas extremas durante a semana em Birmingham estiveram longe do normal, mesmo para os padrões britânicos. Embora, oficialmente, o termómetro marcasse entre -3 e -5 graus, a amplitude térmica esteve durante os dois primeiros dias do evento na casa dos -15 graus! Duas tempestades afectaram o território britânico e se a vinda do Norte, trouxe frio e neve (muita neve), a que veio do Sul trouxe vento forte, o que se veio a reflectir em escolas fechadas, transportes parados, estradas intransitáveis e até aeroporto encerrados durante várias horas.

Fonte: Birmingham Mail

Na verdade, 10 pessoas perderam mesmo a vida durante esta vaga de frio e mau tempo no Reino Unido. O tempo afectou os Campeonatos na medida em que tivemos atletas com voos atrasados (a não cumprir com a preparação prevista), bancadas mais despidas nas primeiras duas sessões (bilhetes reservados às escolas não foram utilizados porque…não havia escola!) e alguns percursos feitos a pé pelos atletas (a enterrar literalmente os pés e tornozelos na neve) porque não havia transportes que pudesse circular. No final, a temperatura aqueceu no anterior e isso era o mais importante.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos quer levar o Santa Clara a dar a volta à eliminatória da Conference League: «Estamos prontos»

Vasco Matos fez a antevisão do Santa Clara x Varazdin. Açorianos em desvantagem na eliminatória após derrota na Croácia.

Nélson Semedo confirma saída do Wolverhampton: «Sempre fui transparente»

Nélson Semedo confirmou o fim do percurso no Wolverhampton. Lateral direito terminou contrato com os wolves e está livre no mercado.

FC Porto tentou contratar defesa do Manchester City neste verão

Vitor Reis foi alvo do FC Porto neste mercado. Dragões acabaram por contratar Dominik Prpic e Jan Bednarek.

João Félix vai ser o número 79 no Al Nassr e partilha o onze com Cristiano Ronaldo: eis as escolhas iniciais de Jorge Jesus...

O Al Nassr realiza um encontro de pré-época diante do Toulouse esta tarde. João Félix é titular no conjunto saudita junto de Cristiano Ronaldo.

PUB

Mais Artigos Populares

Surpresa: Sporting perde extremo para a Supertaça

O Sporting não vai poder contar com Alisson Santos para o encontro com o Benfica, relativo à Supertaça de Portugal.

Benfica com baixa quase certa para partida frente ao Sporting

Tomás Araújo deverá falhar a final da Supertaça de Portugal, assistindo à partida entre o Benfica e o Sporting da bancada.

FC Porto perto de receber boa notícia

O FC Porto poderá ver Francisco Moura recuperar mais rápido do que o previsto. O jogador encontra-se lesionado.