Birmingham 2018: O Balanço Global dos Campeonatos

Do dia 1 ao 4 deste mês realizaram-se os Mundiais de Pista Coberta e só se estiveram muito desatentos não repararam que estivemos por Birmingham a acompanhar tudinho ao vivo! Com este artigo, iremos, em definitivo, encerrar as nossas publicações no que se refere aos mesmos, procurando fazer uma análise geral de tudo o que aconteceu, mais ou menos positivo.

Resultados

Pode-se dizer que tivemos uns Campeonatos com bastante sucesso neste aspecto. Foram batidos 5 recordes dos campeonatos e 1 recorde mundial. Mas as grandes marcas começaram logo no segundo dia (e o segundo mais forte dos campeonatos). Murielle Ahouré (CIV) tornou-se a nova campeã mundial da velocidade (60 metros), correndo em 6.97, naquela que é a melhor marca dos últimos 8 anos. Antes disso, já tínhamos tido um fantástico concurso de Salto em Comprimento, em que os três primeiros ficaram separados por 3 escassos centímetros (8.46 – 8.44 – 8.42), com a vitória a sorrir ao jovem cubano de 19 anos, Miguel Echevarria, batendo o actual campeão mundial ao ar livre. Para se ter uma ideia da qualidade, o Salto que deu a medalha de Bronze daria para vencer os últimos 8 campeonatos mundiais indoor!

No terceiro dia, o dia de mais emoções, começámos com a queda durante a manhã do recorde dos campeonatos no Lançamento do Peso (Tom Walsh, ao lançar 22.31 metros) e tivemos direito a mais um recorde dos campeonatos (Sandi Morris saltou 5.95 com a Vara) antes de passarmos à velocidade. Aí duas estrelas norte-americanas brilharam. Kendra Harrison (USA) conquistou, finalmente, o seu primeiro grande título global e com estrondo nos 60 metros barreiras: recorde dos campeonatos em 7.70 (igualando o recorde norte-americano) e tornando-se a primeira mulher da história a correr por três vezes abaixo dos 7.80 nos mesmos campeonatos (aliás, nunca ninguém o tinha feito duas vezes sequer). Christian Coleman também viria a bater um aguardado recorde dos campeonatos, ao correr em 6.37 segundos, deixando cair mais um recorde de Maurice Greene.

Fonte: IAAF

Nessa mesma noite, tivemos ainda Courtney Okolo a correr a 4ª melhor marca de sempre norte-americana nos 400 metros (50.55), vimos um Heptatlo terminar com a diferença de…apenas 5 pontos (!) e vimos Genzebe Dibaba fazer uma dobradinha (1500/3000) pela primeira vez na sua carreira, a suceder a uma fantástica prova inaugural de 3.000 metros logo na primeira noite.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

PSG (que terminou o jogo com 9) elimina Bayern Munique do Mundial de Clubes 2025

O PSG bateu o Bayern Munique por duas bolas a zero, em jogo dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

A reação de Alphonso Davies à lesão grave de Jamal Musiala

Alphonso Davies reagiu em direto à lesão de Jamal Musiala. O jogador foi substituído ao intervalo do Bayern x PSG.

Lúcia Alves: «Portugal tem as suas forças, Itália também e vamos encarar este jogo para ganhar»

Lúcia Alves esteve este sábado presente na sala de imprensa e realizou a antevisão da partida entre Portugal e a Itália.

Gil Vicente tenta empréstimo de avançado do Benfica

O Gil Vicente está interessado em garantir a contratação de Gustavo Varela. O jogador representa atualmente o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Mauro Xavier contra adeptos do Benfica: «Quem põe o Benfica em risco não pode continuar a ter lugar no nosso clube»

Mauro Xavier admitiu que os adeptos do Benfica que fazem uso da pirotecnia deveriam ser castigados pela direção do clube.

Renato Sanches sai do Benfica: como foram os últimos anos do internacional português?

Renato Sanches viu o empréstimo ao Benfica ser terminado. O internacional português está assim de regresso ao PSG.

Foi flop no FC Porto e pode ser reforço de equipa da La Liga

José Campaña passou sem sucesso pelo FC Porto em 2014/15. O médio está livre no mercado, mas pode acabar por assinar pelo Levante.