Mariana Machado é pentacampeã e Rui Pinto volta ao ouro nos Nacionais de Estrada | Atletismo

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Mariana Machado, do Sporting Clube de Braga, e Rui Pinto, do Sporting Clube de Portugal, sagraram-se campeões nacionais nos Campeonatos Nacionais de Estrada, na distância de dez quilómetros, disputados este sábado na Figueira da Foz.

Em femininos, Mariana Machado voltou a confirmar o seu domínio na prova, cortando a meta com o tempo de trinta e dois minutos e oito segundos, resultado que lhe valeu o título nacional e o estatuto de pentacampeã. O segundo lugar foi ocupado por Mariana Vargem, com o registo de trinta e dois minutos e dezasseis segundos, enquanto a bracarense Solange Jesus conquistou a medalha de bronze, ao terminar em trinta e dois minutos e quarenta e nove segundos.

No setor masculino, a vitória absoluta da prova pertenceu ao queniano Charles Rotich, mas, por se tratar de um atleta estrangeiro, não contou para a atribuição do título nacional. O campeonato foi assim decidido entre os atletas portugueses, com Rui Pinto a conquistar o ouro, graças ao tempo de vinte e oito minutos e vinte e um segundos. O atleta do Sporting voltou, desta forma, a sagrar-se campeão nacional, depois dos títulos conquistados em 2019 e 2022.

A armada benfiquista chegou à meta logo de seguida, liderada por Etson Barros, que registou vinte e oito minutos e vinte e três segundos, assegurando o segundo lugar do campeonato nacional. Samuel Barata, com vinte e oito minutos e vinte e quatro segundos, fechou o pódio, depois de uma intensa luta metro a metro com Rui Pinto, decidida apenas no sprint final.

Nas restantes categorias, destaque para Maria Vinagre, da Fundação Salesianos, vencedora em Sub-23 femininos, com o tempo de trinta e quatro minutos e vinte segundos, e para Cátia Khvas, da ADNucleo Oeiras, que triunfou em Sub-20 femininos, ao completar a prova em trinta e cinco minutos e quarenta e três segundos.

Em masculinos, Rui Mineiro, do Sporting, conquistou o ouro em Sub-23, com vinte e nove minutos e vinte e dois segundos, enquanto Afonso Oliveira, também do Sporting, venceu em Sub-20, com o registo de trinta minutos e vinte e nove segundos.

Na classificação coletiva, o Sporting Clube de Portugal venceu nos escalões de Sub-20 masculino, Sub-20 feminino e absolutos masculinos, enquanto o Sporting Clube de Braga foi o vencedor coletivo em absolutos femininos.

A 33.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada, contou com mil setecentos e três inscritos, dos quais mil duzentos e cinquenta e nove masculinos e quatrocentos e quarenta e quatro femininos, menos sessenta atletas do que na edição de 2025.

Subscreve!

Artigos Populares

Um retrato da Primeira Liga: Nem tudo está escrito, mas muito já foi dito | Futsal

O novo ano traz-nos nova paragem da Primeira Liga de Futsal, mas desta vez é por motivos de força maior. O calendário abranda para dar lugar ao Europeu

Inter Milão fecha contratação de defesa-central de 18 anos por 4,5 milhões de euros

Leon Jakirovic vai reforçar o Inter Milão a troco de 2,5 milhões de euros, mais dois milhões em variáveis. O defesa-central de 18 anos deixará o Dínamo Zagreb.

Galatasaray interessado em alvo do Benfica

O Galatasaray vê o médio do Atlético Madrid, Thiago Almada, como uma das prioridades no mercado de janeiro.

Cristiano Ronaldo vence disputa judicial com a Juventus

Cristiano Ronaldo não terá de devolver 9,7 milhões de euros à Juventus referentes a salários do período da Covid-19.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting B derrotado em casa pelo Torreense: Eis os resultados do dia da Segunda Liga

O Torreense venceu o Sporting B por 2-1 no encontro da 18ª. jornada da Segunda Liga. Eis os resultados do dia da competição.

Diogo Jota relembrado por Roberto Martínez: «É um estímulo, uma força, um aspecto de união dentro do vestiário»

Roberto Martínez falou sobre a morte de Diogo Jota e a forma como tentarão honrar o antigo colega durante o Mundial 2026.

Exames médicos de Jeremiah St.Juste no Feyenoord já têm data marcada

Jeremiah St. Juste vai realizar exames médicos pelo Feyenoord esta segunda-feira. O defesa neerlandês vai deixar o Sporting, clube ao qual chegou em 2022.