📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O furacão Lyles

- Advertisement -

Nos 100 metros, Lyles vinha com um recorde pessoal acima dos 10 segundos que ninguém acreditava representar o real valor do atleta. Desde a final dos Mundiais de Sub-20 em 2016, Lyles não tinha corrido uma única prova de 100 metros com vento legal e sabia-se da evolução do atleta no duplo hectómetro, pelo que não seria de admirar vê-lo a baixar o seu recorde pessoal largamente em 2018. Assim o foi. Correu em 9.93 (+0.4) em Kingston e depois iria aos Nacionais norte-americanos deste fim-de-semana fazer 3 tempos abaixo dos 10 segundos (um deles com vento antirregulamentar), correndo na final em 9.88 (+1.1), a nova marca líder mundial do ano. Neste momento, Noah Lyles é o líder mundial nos 100 e nos 200 metros! E esta foi a sua épica reacção ao sabê-lo!

Por este video se percebe também um pouco da personalidade de Lyles que, comparações à parte com Usain Bolt, permite que se pense no mesmo como alguém também capaz de cativar o público nesta vertente extra, como um atleta carismático. Noah Lyles dança habitualmente no final das provas, exteriorizando o seu comportamento e até imita algumas personagens de filmes de Hollywood. Este tipo de personalidade de Lyles contrasta um pouco com a de outras jovens estrelas norte-americanas da velocidade, como Christian Coleman, que tem um comportamento mais reservado. E sabemos como é importante para o Atletismo ter estrelas dentro e fora das pistas.

Noah Lyles vestido “à Star Wars”

No que diz respeito aos tempos de Lyles, é interessante perceber os seus melhores pessoais, comparando-os com os de…Usain Bolt na mesma idade!

Aos 20 anos:

Atleta Noah Lyles Usain Bolt
100 Metros 9.88 10.03
200 Metros 19.69 19.75

 

Claro que estes dados estatísticos valem o que valem e não significam que Noah Lyles venha a superar os estratosféricos recordes de Usain Bolt. Bolt pouca atenção havia dado aos 100 metros até aos seus 20 anos, não sabemos como se comportará Lyles em termos de evolução e não sabemos se não estará a ter um pico mais precoce do que Usain Bolt. Cada atleta tem a sua própria evolução e obviamente que isto não é uma ciência exata. Ainda assim, os resultados apresentados permitem perceber em que nível se encontra Noah Lyles neste momento. Apenas um outro atleta na história baixou dos 10 segundos nos 100 metros e dos 19.80 nos 200 metros antes de completar 21 anos. Esse atleta é Yohan Blake e mesmo Blake teve marcas inferiores às de Lyles com essa idade (9.89 e 19.78). Portanto, a conclusão óbvia é de que Lyles deve, sim, ser tratado de uma forma especial, mesmo não sabendo qual será a sua evolução.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.