O presente e o futuro: Christian Coleman ou Noah Lyles?

- Advertisement -

Noah Lyles – Mais de 2 anos sem perder

Totalmente dominador nos 200 metros
Fonte: IAAF

Noah Lyles fez cinco provas de 200 metros em 2018. Venceu as cinco. Quatro delas venceu abaixo dos 19.70. Só há um atleta na história a ter feito mais do que 3 provas abaixo dos 19.70 numa temporada: Usain Bolt. 

O nome do jamaicano é muitas vezes referido por aqui, e é uma inevitabilidade para os próximos anos, pelo menos. Afinal, foi o atleta mais rápido que o mundo alguma vez viu e elevou bastante a fasquia para as novas gerações. O feito de Noah Lyles, além de demonstrar uma impressionante regularidade e fiabilidade, comprova também que o jovem de 21 anos é muito, muito rápido. Os 19.65 (+0.9) que correu no Mónaco colocam-no como o 8º atleta mais rápido de sempre na distância, e a verdade é que os 19.67 (-0.2) da final da Diamond League, em Zurique, até podem ser mais rápidos se fizermos o ajuste da medição de vento. Esta distância parece ser a preferida de Lyles (até pelas evidentes dificuldades na sua partida), e a verdade é que o norte-americano não perdeu qualquer prova na distância em 2017 ou em 2018.

Ao longo do ano, ainda foi “brincando” nos 100 metros, uma prova que não fazia a sério desde a final dos Mundiais Sub-20 em Bydgoszcz, em 2016, onde se sagrou campeão mundial júnior. Este ano, nos 100 metros, melhorou brutalmente o seu recorde pessoal (que era oficialmente de…10.14, +2.0) – chegou aos 9.88 (+1.1) na final dos Nacionais Norte-Americanos, onde venceu (com uma péssima partida)! É verdade que Lyles ainda não é tão regular nos 100 metros, mas este ano baixou por cinco vezes (legalmente) dos 100 metros, o que nos faz pensar um pouco sobre o que poderá fazer quando melhorar a fase inicial da sua corrida. 

https://www.youtube.com/watch?v=YV5s4svaiDs

Antes da sua chegada ao estrelato, como já referimos, já se sabia que Noah Lyles prometia muito. Além do título mundial júnior dos 100 metros em 2016, nesse ano cheirou a presença nos Jogos do Rio. Foi 4º na final norte-americana dos 200 metros, perdendo a vaga para Ameer Webb. Mais ou menos por essa altura, deu-se uma inesperada mudança nos planos de Noah Lyles (que também tem um irmão atleta de elite, Josephus Lyles): já depois de ter anunciado que iria juntar-se à Universidade da Florida, o atleta mudou de planos e decidiu-se pela imediata profissionalização, assinando um contrato com a Adidas e não fazendo o percurso universitário, algo pouco comum nos EUA e que provocou alguma polémica nas redes sociais. A escolha parece ter sido feliz para Lyles, pois, logo em 2017, foi campeão nacional indoor nos 300 metros e estreou-se na Diamond League, vencendo em Xangai logo em 19.90 (-0.4)! Infelizmente, uma lesão contraída nos Nacionais norte-americanos retirou-o dos Mundiais de Londres, facto que afetou bastante o atleta. Ainda assim, Lyles respondeu da melhor maneira ao regressar na final da Diamond League de 2017, vencendo em 20.00 (+0.9) o meeting de Bruxelas. Depois, veio o 2018 da confirmação. 

Atualmente, Noah Lyles é treinado por Lance Brauman, fazendo parte do grupo da Adidas Pure Athletics, que tem a sua base em Clermont, na Florida. Conta com outros atletas, como Tori Bowie (a campeã mundial dos 100 metros), Shaunae Miller-Uibo (a campeã olímpica dos 400 metros), Tyson Gay (o 2º mais rápido de sempre nos 100 metros), ou Matthew Hudson-Smith (o campeão europeu dos 400 metros). 

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa após eliminação do Benfica: «O que fizemos na primeira parte não justificava que ganhássemos a competição. Lamento muito por isso»

O Benfica perdeu contra o Braga por 3-1 e foi eliminado nas meias finais da Taça da Liga. Presidente Rui Costa já reagiu ao desfecho.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede após Braga eliminar o Benfica: «A equipa respondeu de uma forma que estou muito orgulhoso»

Carlos Vicens falou em conferência de imprensa após a vitória do Braga sobre o Benfica (3-1) e consequente passagem à final da Taça da Liga.

Benfica vai ao Dragão sem Otamendi e António Silva: quem são as opções de José Mourinho para o centro da defesa?

O Benfica vai ao Estádio do Dragão sem Nicolás Otamendi e António Silva. Águias com baixas de peso para o duelo contra o FC Porto na Taça de Portugal.

Vida sem Ruben Amorim continua sem dar frutos e Manchester United empata com o aflito Burnley: eis os resultados do dia na Premier League

O Manchester United esteve a vencer, mas deixou-se empatar diante do Burnley. Jogo foi o primeiro desde a saída de Ruben Amorim do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica com mais uma baixa de peso para o Clássico contra o FC Porto na Taça de Portugal

Nicolás Otamendi foi expulso por acumulação de amarelos no Benfica x Braga. Defesa e capitão das águias não vai poder defrontar FC Porto.

Carlos Vicens após eliminar o Benfica e chegar à final da Taça da Liga: «Num processo de crescimento é impossível não haver altos e...

Carlos Vicens já reagiu ao desfecho do Benfica x Braga. Arsenalistas ganharam e apuraram-se para a final da Taça da Liga.

Rodrigo Zalazar homem do jogo contra o Benfica: «A equipa soube aguentar-se e jogámos juntos»

Rodrigo Zalazar reagiu ao desfecho do Benfica x Braga. Arsenalistas ganharam e apuraram-se para a final da Taça da Liga.