O significado dos 19.65 metros de Auriol Dongmo | Atletismo

Como se compara esta marca com as melhores dos últimos anos em grandes competições?

Talvez seja melhor começarmos por falar das marcas que deram os últimos títulos europeus e mundiais em pista coberta: Radoslava Mavrodieva foi campeã europeia, em Glasgow, há dois anos com 19.12 metros. Anita Marton venceu o título mundial, em Birmingham, há 3 anos, com uma marca de 19.62 metros, na que era a marca líder mundial indoor desse ano. Sim, os 19.65 metros chegariam para o Ouro nos últimos campeonatos europeus e mundiais em pista coberta!

No que diz respeito aos Europeus de Pista Coberta, temos que recuar até 2002 para a marca ser apenas Prata, dando para vencer todas as últimas 8 (!) edições. Já em relação aos Mundiais de pista coberta, o cenário é claro que aperta, pois o leque de adversárias de elite também sobe. Ainda assim, tem que se recuar até 2003 para termos a primeira vez que a atleta falharia o pódio. Assim sendo, esta marca daria para ser medalhada nas últimas 8 (!) edições de Mundiais Indoor, sendo seis vezes o suficiente para a Prata, uma para o Bronze e outra para o Ouro.

Talvez Gong tenha que fazer algo mais para o Ouro em Tóquio…
Fonte: World Athletics

E agora vocês perguntam-se: e ao ar livre? Pois bem, a marca vencedora nos Europeus de Berlim foi 19.33 metros (por Paulina Guba) e nos Mundiais de Doha, Gong Lijiao chegou aos…19.55 metros para o Ouro. Ou seja, 19.65 metros chegariam para o Ouro em todos os mais recentes Campeonatos Europeus e Mundiais, ao ar livre ou em pista coberta!

A marca teria também dado para a Prata nos Mundiais de Londres e, quanto a Europeus, temos que recuar até 1990 (!) para a marca não dar medalha ao ar livre, chegando várias vezes para o Ouro.

Quanto a Jogos Olímpicos, é certo que cheiraria o pódio, mas não entraria nele no Rio. Ainda assim, a marca seria suficiente para um Bronze em Londres, uma Prata em Pequim ou um Ouro em Atenas (depois da desqualificação de resultados de atletas dopados).

O futuro imediato – com Torun já ali e Tóquio não muito distante

É claro que não dá para tirar ilações diretas entre uma marca num meeting e o que pode ser feito numa final de uma grande competição internacional. Há muitos factores em jogo. A pressão, a forma física, a forma dos adversários, condições climatéricas (caso seja ao ar livre), um “dia-não”. Sim, tudo isso pode acontecer. Mas o que sabemos, e bem positivo é, é que o potencial está lá todo. Auriol tem a marca em si e já a fez, sendo um recorde nacional que poderá durar uma eternidade, caso…não seja ela a batê-lo! Há o sonho dos 20 metros…

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Paulo Reis (@pauloreis1972)

A atleta com o seu técnico a festejarem o sucesso por terras alemãs

Os Europeus de Torun em pista coberta são já daqui a um mês. Caso Auriol faça parte da comitiva, deverá partir como uma das favoritas. Sendo, provavelmente, a atleta com a melhor marca do ano a nível europeu ou até mundial. Claro que tudo pode acontecer, mas as expectativas também podem e devem existir, sendo as perspetivas animadoras.

Mais tarde, em Agosto, chegam os Jogos Olímpicos de Tóquio. E, quem sabe, com eles chega uma possibilidade de medalha que ninguém teria nas suas previsões em 2017. É deixá-la lançar e que o Peso voe mais ainda.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal bate França e conquista Euro de Hóquei em Patins pela 22.ª vez

Portugal é o grande vencedor do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins 2026. Seleção Nacional derrotou a França.

Treinador do Benfica e do Torreense falam antes da Supertaça Feminina: «Vamos ser crentes que poderá ser o nosso dia»

O Benfica e o Torreense lutam este domingo pela conquista da Supertaça Feminina. Ivan Baptista e Gonçalo Nunes anteviram jogo.

Passou o verão e continua sem haver tempo de Praia no Estoril: Santa Clara vence pela 1ª vez na Primeira Liga

O Santa Clara venceu o Estoril Praia por 1-0. Jogo em atraso da 3.ª jornada da Primeira Liga realizado na pausa de seleções, envolvido em alguma polémica pelo calendário.

Sporting foca-se em renovar contrato de 4 jogadores: Eis a situação de cada um

O Spoting quer renovar os contratos de Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Geny Catamo e Ousmane Diomande. Eis a situação de cada um.

PUB

Mais Artigos Populares

Neemias Queta comenta participação de Portugal no EuroBasket 2025: «Conseguimos competir com as melhores equipas»

Portugal foi eliminado este sábado pela Alemanha no EuroBasket 2025. Neemias Queta aborda derrota e faz balanço geral da prova.

Carissa Boeckman reforça o meio-campo do Benfica

O Benfica oficializou a chegada de Carissa Boeckman. Média norte-americana chega a Portugal proveniente do Portland Thorns, na primeira experiência europeia.

Cristiano Ronaldo perto de quebrar novo recorde após bis por Portugal

Cristiano Ronaldo bisou este sábado no Arménia x Portugal. Avançado português persegue mais um recorde nesta fase de qualificação.