Os nossos 3 grandes desejos para o Atletismo em 2021

3.

Rosa Mota conquistou duas medalhas olímpicas (um Ouro) e é uma das maiores da história
Fonte: FPA

Bons resultados nacionais em Tóquio (e, sim, para isso deve-se falar em medalha[s]) – Este é um pedido mais abrangente para o desporto em geral e não apenas para o Atletismo. Ainda assim, dado o histórico do Atletismo, é provavelmente aí onde poderemos ter maiores chances de atingir os lugares mais altos. A última vez que Portugal conquistou medalhas no Atletismo, em Jogos Olímpicos, foi em 2008, com o Ouro de Nelson Évora em Pequim. Desde a primeira medalha de Carlos Lopes, em 1976, nunca o Atletismo português tinha tido dois Jogos Olímpicos seguidos sem medalhas. Não as conquistámos em Londres, nem no Rio. É, portanto, uma situação atípica para o nosso Atletismo, mesmo que a conversa de medalhas não agradem a muita gente por dentro do desporto.

É evidente que as medalhas não são a única forma de avaliar uma participação. É claro que todos os atletas partem para Tóquio com objetivos diferentes e que uma passagem de ronda a uns poderá significar muito mais do que até um Bronze a outros. Mas também é verdade que, para a opinião pública, patrocinadores e para o registo histórico que fica da participação da comitiva nacional, o número de medalha será sempre um factor primordial.

Em termos de esperanças para Tóquio fica difícil saber, depois de um ano totalmente atípico. O que pedimos, acima de tudo, é que todos os que lá cheguem, se transcendam quando chegarem à competição mais importante do planeta e que guardem o seu melhor para essas datas. Se hoje tivesse que ser forçado a fazer uma aposta para medalha, eu diria que Pedro Pablo Pichardo será a melhor aposta e uma aposta completamente realista. Seja qual for a cor da medalha. No entanto, nos próximos sete meses muita coisa pode mudar e as nossas projecções podem alterar. Para melhor ou para pior. Esperemos que para melhor, surpreendam-nos!

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Elias Manoel emprestado pelo Botafogo ao Santa Clara

Elias Manoel já foi oficializado como reforço do Santa Clara. Extremo chega por empréstimo com opção de compra do Botafogo.

Sporting define preço para vender Maxi Araújo: Há interesse em Itália

A Atalanta está interessado em Maxi Araújo. Sporting exige 30 milhões de euros pelo passe do internacional uruguaio.

Benfica enche o cofre com a venda de Gedson Fernandes: eis os milhões que vão cair na conta das águias

O Benfica vai receber mais 10 milhões de euros, pelo menos, com Gedson Fernandes. Médio a caminho do Spartak Moscovo.

Patrícia Sampaio conquista Grand Slam da Mongólia: Bastaram pouco mais de 30 segundos

Patrícia Sampaio venceu este sábado a japonesa Mami Umeki e conquistou o Grand Slam da Mongólia na modalidade de Judo.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica define nova prioridade após lesão grave de Bruma: Eis a situação

A lesão grave de Bruma muda os planos do Benfica. Águias aceleram por nova prioridade no mercado de verão: extremo-direito.

Chelsea mais perto de contratar novo defesa por mais de 40 milhões de euros

O Chelsea está mais perto de chegar a acordo com o Ajax para a contratação de Jorrel Hato. Defesa a caminho de Londres.

João Almeida vai partilhar co-liderança da UAE com Juan Ayuso na Vuelta

Tadej Pogacar não vai correr na Vuelta a Espanha. Liderança da UAE vai ser partilhada entre João Almeida e Juan Ayuso.