📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sonho do Olimpo #5: Fernanda Ribeiro deu-nos uma alegria tremenda em Atlanta

- Advertisement -

POLÉMICA, POLÉMICA…E NOVAMENTE OS E.U.A 

Numa edição especial e muito polémica, por assinalar os 100 anos desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, disputados em 1896 na cidade grega de Atenas, o mais lógico seria assumir que esta edição especial e festiva se realizasse na capital da Grécia.

Haviam, ainda assim, outras possibilidades bem cotadas para ganhar a corrida pelo direito de organizar, e foi das votações mais renhidas de sempre, com seis candidatos à partida para a votação (Belgrado, na Jugoslávia, pois a votação foi efetuada antes da dissolução do território balcânico, Manchester, no Reino Unido, Melbourne, na Austrália, Toronto, Canadá, Atenas e Atlanta).

Na primeira e segunda rondas de votação, onde se procedeu à eliminação de Belgrado e Manchester, a cidade grega parecia confirmar o “favoritismo” atribuído por alguns analistas, mas nas rondas seguintes emergia um candidato bastante improvável à partida, mas que conseguiu reunir os votos suficientes para ganhar a eleição, sobretudo após a queda de Toronto e Melbourne.

Lembram-se de eu ter dito que esta edição foi muito polémica?

Logo após esta escolha, o Comité Olímpico  Internacional e os  responsáveis da organização grega trocaram duras acusações, o COI duvidando da capacidade da Grécia presentemente ou futuramente organizar um evento com a magnitude de uns Jogos Olímpicos e os gregos a defender que os valores que regem o movimento olímpico haviam sido trocados por dinheiro, visto que esta cidade Norte-Americana alberga, entre outros, a sede mundial da Coca-Cola, principal patrocinador do evento.

Nunca se saberá ao certo qual a razão concreta que levou à escolha desta cidade como sede, mas o certo é que Atenas foi escolhida para sedear a edição de 2004 dos Jogos, há quem diga que reconhecendo o erro, uma vez que a organização de 1996 foi muito pouco consensual, para não dizer pior.

Estes Jogos também ficaram marcados por um atentado terrorista na zona junto à Aldeia Olímpica, resultando em duas mortes e 112 feridos, no ataque mais grave desde os incidentes gravíssimos em 1972, durante a Olimpíada de Munique.

No meio de tanta polémica, o mais importante realçar é que seria a terceira ocasião em que os EUA iriam organizar os Jogos, depois das edições de 1932 e 1984, em Los Angeles. Seria, inclusive, também o regresso do maior evento desportivo do mundo às Terras de Tio Sam, 12 anos depois.

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica volta esta tarde à Choupana para enfrentar o Nacional: eis os onzes prováveis

O Benfica enfrenta esta tarde o Nacional da Madeira na Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da partida.

15 Anos de jejum madeirense e a chance de a águia reerguer-se | CD Nacional x Benfica

Portugal aponta agora miras ao antepenúltimo embate da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo, onde irá defrontar a Hungria

Portugal aplica goleada de 10-0 no Mundial Feminino de Futsal

Portugal venceu a Nova Zelândia por 10-0 na terceira e última jornada do Mundial Feminino de Futsal. Seleção já está nos quartos de final.

Abel Ferreira olha para a final da Taça Libertadores: «Queremos, merecemos e podemos»

O Palmeiras vai enfrentar o Flamengo na final da Taça Libertadores. Abel Ferreira já fez a antevisão do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Motivação extra? Francesco Farioli pode atingir marca especial no FC Porto x Estoril Praia

Francesco Farioli pode alcançar marca especial no FC Porto x Estoril Praia. Isto é, as 100 vitórias na carreira de treinador principal.

Neymar explica decisão de ir a jogo após lesão e atira: «Nenhum ser humano merece ouvir as baboseiras que ouvi»

Neymar não está a 100% e explicou decisão de ir a jogo no Santos x Sport Recife. Avançado brasileiro marcou e assistiu.

Revolução no Manchester United de Ruben Amorim? Há 11 jogadores associados a saída e Bruno Fernandes é um deles

O Manchester United pode agitar as águas no próximo mercado de verão. Bruno Fernandes é um dos 11 jogadores que podem vir a sair.