Velocidade Feminina: Legado ou Maldição?

- Advertisement -

Nos 400 metros, o caso muda de protagonista, e aqui os apelos para a remoção das melhores marcas mundiais ainda maiores são, uma vez que ficou já provado o peso do doping no programa alemão (da RDA) e onde Marita Koch tem 4 das 5 melhores marcas de sempre, com a melhor a ser de 47.60! Nomes como Allyson Felix? Bem…o seu melhor é 49.26…

Marion Jones quando assumiu o doping Fonte: usatthebiglead
Marion Jones quando assumiu o doping
Fonte: usatthebiglead

Claro que os casos não se esgotam na velocidade e as distâncias seguintes também têm os seus casos suspeitos. No entanto é na velocidade que a diferença de milésimas mais diferença faz e mais difícil é de encurtar diferenças, estando limpo. Veja-se que nem atletas que comprovadamente se doparam, como Marion Jones conseguiram chegar perto destas melhores marcas da história. Talvez porque o que foi possível na década de 80 não mais seja possível fazer hoje em dia, mesmo para quem utilize substâncias proibidas como forma de obter vantagens competitivas.

O peso deste legado no Atletismo Feminino é enorme. É uma sombra, uma sombra negra que paira sobre as marcas alcançadas, uma sombra que não pára de assombrar as atletas actuais. O valor publicitário das atletas é consideravelmente mais baixo do que o que poderia ser caso estivéssemos a falar de atletas que pudessem bater recordes mundiais, o seu reconhecimento pelo grande público não é tão grande e são essas grandes atletas mundiais as que mais sofrem com os excessos cometidos previamente por outras atletas, principalmente na década de 80. Um dia, a sprinter Veronica Campbell-Brown (JAM) no topo da sua carreira disse algo que acaba por fazer todo o sentido na nossa opinião:

“É desapontante não alcançar o respeito que os homens alcançam. Eles são capazes de chegar próximos ou bater o recorde mundial e as pessoas ficam excitadas com essa possibilidade. Infelizmente, eu não tenho esse luxo”.

Falamos de recordes que farão 30 anos em 2018. Desde essa data, a mesma distância no masculino (100 metros) viu o seu recorde mundial ser batido 11 vezes. Claro que, por si só, isso nada deveria significar. Não sabemos quanto tempo durarão os recordes de Bolt, mas estamos a falar de casos que ocorreram numa época específica com muito menos regulamentação e onde os indícios são bastante claros, implicando de forma directa treinadores, familiares e programas nacionais de dopagem.

Será que algum dia o mundo do desporto em geral reconhecerá a grandeza de Elaine Thompson ou Sanya Richards-Ross? É uma pergunta sem resposta na actualidade.

Foto de Capa: DW.com

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho esteve no hospital antes do Santa Clara x Benfica

José Mourinho esteve presente no Hospital do Divino Espírito Santo antes da partida entre o Santa Clara e o Benfica.

Roberto Martínez sobre Cristiano Ronaldo: «Será ele quem decidirá quando parar»

Roberto Martínez deixou elogios a Cristiano Ronaldo, jogador que orienta na seleção nacional. O técnico afirmou que é fácil trabalhar com o avançado.

Souleymane Faye corre o risco de estrear-se a titular pelo Sporting em posição que não é a natural

Souleymane Faye poderá estrear-se pelo Sporting como titular frente ao Famalicão a ponta de lança. Luis Suárez vai ficar fora da ficha de jogo.

Ousmane Dembélé deixa críticas ao PSG depois da derrota e Luis Enrique responde

Ousmane Dembélé queixou-se de individualismo por parte dos jogadores do PSG e Luis Enrique respondeu referindo que ninguém está acima do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Análise ao mercado de Inverno do Sporting

O mercado de Inverno do Sporting foi do ponto de vista dos adeptos um pouco escasso a nível de contratação de jogadores

Anatoliy Trubin e o erro frente ao Santa Clara: «Erros fazem parte da jornada»

Após a vitória por 2-1 no terreno do Santa Clara, Anatoliy Trubin refletiu sobre o seu erro que originou o golo de Gonçalo Paciência.

Jakub Kiwior | O novo Militão?

Kiwior é menos veloz que Militão, e a sua utilização como lateral é feita em moldes bastante diferentes. Como por vezes aconteceu no Arsenal