- Advertisement -

Marguerite Crayencour, mais conhecida pelo pseudónimo de Marguerite Yourcenar, escreveu a obra que por ora dá o título a este artigo. A história do livro em si pouco terá a ver com a ideia que vamos explanar. Atentemos, sim, no nome da narrativa.

É claramente visível a presença de negros ou mestiços na sociedade francesa. Tal como no nosso país, ou em outros países europeus com passados coloniais, tais como a Holanda ou Inglaterra. E se o domínio “negro” na NBA e no atletismo, principalmente, já é sobejamente conhecido a nível mundial, mas também noutros desportos, como futebol ou voleibol, por exemplo, a pouco e pouco os euro negros vão ganhando espaço nas comunidades da Europa. É preciso consciencializar populações e cidadãos para que a maioria dos nossos irmãos africanos já não são de África, por assim dizer. Têm-na no sangue, claro, e consigo a carregam.

Mas estão mais que integrados no nosso seio. E não devem apenas ser projetados como baluartes do desporto. Mas como pessoas com direitos e deveres, como as outras. Mais do que uma mensagem de apelo ao antirracismo e sua denúncia, devemos pensar que o mundo é como a tela de um pintor: fica mais alegre quanto mais cor tem. No ano em que o célebre discurso de Martin Luther King, em Washington, completou 50 anos, nada melhor que refletirmos um pouco sobre o tema. Certamente que já houve grandes avanços. Mas ainda falta.

Para os mais esotéricos foi Adão. Para os mais céticos e práticos foi de África que nasceu a vida humana. Talvez um pouco de um, um pouco de outro. Quantos seres humanos já se digladiaram por essas questões… As cores não passam disso mesmo; cores do nosso leque cromático. O que interessa são as pessoas. Contudo, o mundo fica mais bonito se abranger todas as cores do arco-íris.

Foto de Capa: NBA

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa nacional garante: PSG tentou contratar jogador do Benfica no último dia do mercado

O Correio da Manhã diz que o PSG mostrou interesse em Samuel Soares e fez abordagem no verão, que o Benfica recusou.

Ruben Amorim sobre craque do AC Milan: «Estamos verdadeiramente satisfeitos por tê-lo no grupo»

Ruben Amorim falou sobre a gestão de Luka Modric no AC Milan. Médio de 41 anos cumpre a sua segunda época no clube.

Ruben Amorim sobre Gonçalo Ramos: «Está a demonstrar o seu valor»

Ruben Amorim comentou desempenho de Gonçalo Ramos na Seleção Nacional. Técnico orienta o avançado no AC Milan.

Arranque perfeito: Jorge Jesus é o único novo selecionador europeu a somar três vitórias em três jogos

Entre nomes como Jurgen Klopp, Zinedine Zidane e Xavi Hernández, Jorge Jesus é o único dos novos selecionadores com um registo totalmente vitorioso.

PUB

Mais Artigos Populares

Antevisão GP Japão: Jorge Martín voa na qualificação e deixa Marc Márquez à espreita

Jorge Martín alcançou o primeiro lugar na qualificação, seguido de Marc Márquez e Pedro Acosta, que completou os três primeiros lugares.

Colômbia de Richard Ríos e Luis Suárez derrotada pelo Paraguai

A Colômbia perdeu com o Paraguai por 1-0 num jogo particular. Richard Ríos e Luis Suárez foram titulares.

Brasileirão: Santos vence na casa do São Paulo com bis de ex-Benfica

O Santos venceu na casa do São Paulo por 2-1 para a jornada 21 do Brasileirão. Gabigol marcou os dois golos do triunfo.