- Advertisement -

Marguerite Crayencour, mais conhecida pelo pseudónimo de Marguerite Yourcenar, escreveu a obra que por ora dá o título a este artigo. A história do livro em si pouco terá a ver com a ideia que vamos explanar. Atentemos, sim, no nome da narrativa.

É claramente visível a presença de negros ou mestiços na sociedade francesa. Tal como no nosso país, ou em outros países europeus com passados coloniais, tais como a Holanda ou Inglaterra. E se o domínio “negro” na NBA e no atletismo, principalmente, já é sobejamente conhecido a nível mundial, mas também noutros desportos, como futebol ou voleibol, por exemplo, a pouco e pouco os euro negros vão ganhando espaço nas comunidades da Europa. É preciso consciencializar populações e cidadãos para que a maioria dos nossos irmãos africanos já não são de África, por assim dizer. Têm-na no sangue, claro, e consigo a carregam.

Mas estão mais que integrados no nosso seio. E não devem apenas ser projetados como baluartes do desporto. Mas como pessoas com direitos e deveres, como as outras. Mais do que uma mensagem de apelo ao antirracismo e sua denúncia, devemos pensar que o mundo é como a tela de um pintor: fica mais alegre quanto mais cor tem. No ano em que o célebre discurso de Martin Luther King, em Washington, completou 50 anos, nada melhor que refletirmos um pouco sobre o tema. Certamente que já houve grandes avanços. Mas ainda falta.

Para os mais esotéricos foi Adão. Para os mais céticos e práticos foi de África que nasceu a vida humana. Talvez um pouco de um, um pouco de outro. Quantos seres humanos já se digladiaram por essas questões… As cores não passam disso mesmo; cores do nosso leque cromático. O que interessa são as pessoas. Contudo, o mundo fica mais bonito se abranger todas as cores do arco-íris.

Foto de Capa: NBA

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas: «Somos o clube mais vitorioso no futebol nacional e isso é uma marca que nos distingue»

Durante a cerimónia de entrega do troféu de campeão nacional de sub-15 ao museu do FC Porto, André Villas-Boas destacou o pleno de títulos.

Lionel Messi muito elogiado por craque da Inglaterra: «Vê-lo jogar é um prazer incrível»

Declan Rice só tem boas palavras para Lionel Messi. Internacional inglês deixa vários elogios após o avançado argentino fazer história.

Imprensa espanhola adianta que o Sporting apresentou nova proposta por Sergi Altimira: Eis os detalhes

O jornalista Álvaro Borrego avança que o Sporting ofereceu cerca de 20 milhões de euros, valor que o Real Bétis está disposto a negociar.

Miroslav Klose felicita Lionel Messi pelo recorde: «É o melhor de todos os tempos»

Lionel Messi ultrapassou Miroslav Klose no topo de melhores marcadores da história em Mundiais. Ex-internacional alemão felicitou o argentino.

PUB

Mais Artigos Populares

Mohamed Salah é o terceiro jogador africano com mais contribuições para golos em Mundiais

Mohamed Salah entrou no top-3 jogadores africanos com mais contribuições para golos em Mundiais. O jogo frente à Nova Zelândia solidificou o seu posto.

Mallorca anuncia Luís García como novo treinador

Luís García é o novo treinador do Mallorca. O técnico espanhol assinou contrato por uma temporada com mais uma de opção.

Sporting: Luís Suárez fecha a porta de saída de Alvalade

Luis Suárez está comprometido a continuar no Sporting na próxima temporada, procurando ajudar os leões a regressar aos títulos.