- Advertisement -

Marguerite Crayencour, mais conhecida pelo pseudónimo de Marguerite Yourcenar, escreveu a obra que por ora dá o título a este artigo. A história do livro em si pouco terá a ver com a ideia que vamos explanar. Atentemos, sim, no nome da narrativa.

É claramente visível a presença de negros ou mestiços na sociedade francesa. Tal como no nosso país, ou em outros países europeus com passados coloniais, tais como a Holanda ou Inglaterra. E se o domínio “negro” na NBA e no atletismo, principalmente, já é sobejamente conhecido a nível mundial, mas também noutros desportos, como futebol ou voleibol, por exemplo, a pouco e pouco os euro negros vão ganhando espaço nas comunidades da Europa. É preciso consciencializar populações e cidadãos para que a maioria dos nossos irmãos africanos já não são de África, por assim dizer. Têm-na no sangue, claro, e consigo a carregam.

Mas estão mais que integrados no nosso seio. E não devem apenas ser projetados como baluartes do desporto. Mas como pessoas com direitos e deveres, como as outras. Mais do que uma mensagem de apelo ao antirracismo e sua denúncia, devemos pensar que o mundo é como a tela de um pintor: fica mais alegre quanto mais cor tem. No ano em que o célebre discurso de Martin Luther King, em Washington, completou 50 anos, nada melhor que refletirmos um pouco sobre o tema. Certamente que já houve grandes avanços. Mas ainda falta.

Para os mais esotéricos foi Adão. Para os mais céticos e práticos foi de África que nasceu a vida humana. Talvez um pouco de um, um pouco de outro. Quantos seres humanos já se digladiaram por essas questões… As cores não passam disso mesmo; cores do nosso leque cromático. O que interessa são as pessoas. Contudo, o mundo fica mais bonito se abranger todas as cores do arco-íris.

Foto de Capa: NBA

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes oficiais do Áustria Viena x Braga que decide vaga na Conference League

O Áustria Viena recebe o Braga na segunda mão do playoff da Conference League. Vantagem está do lado minhoto.

Eis os onzes oficiais do Benfica e do Aarhus que vai decidir lugar na Europa League

O Benfica e o Aarhus defrontam-se na segunda mão do playoff da Europa League. Em jogo, um lugar na fase de liga da competição.

5 curiosidades sobre o sorteio do FC Porto na Champions League

O FC Porto já conhece os adversários na fase de liga da Champions League. Eis cinco curiosidades sobre o sorteio.

FC Porto e Sporting repetem 2 adversários na Champions League

O FC Porto e o Sporting já conhecem o caminho na fase de liga da Champions League. Manchester City e LASK Linz adversários dos portugueses.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os adversários do FC Porto na fase de liga da Champions League

O FC Porto já conhece os adversários na fase de liga da Champions League. Dragões com oito encontros definidos.

Eis os adversários do Real Madrid de José Mourinho na fase de liga da Champions League

O Real Madrid já conhece os adversários na fase de liga da Champions League. Clube de José Mourinho com oito encontros definidos.

Sorteio da Champions League: eis o caminho das 36 equipas na fase de liga

Eis o sorteio da fase de liga da Champions League. Conhece a caminhada das 36 equipas na competição e os oito adversários.