Antevisão EuroBasket 2025: O regresso de Portugal com ambição de surpreender

- Advertisement -

Portugal regressa esta semana ao palco principal do basquetebol europeu, o EuroBasket, após 14 anos de ausência. Apesar do sorteio não ter sido amigo da Seleção Nacional, os adeptos lusos estão confiantes na passagem à próxima fase da competição, e têm razões para isso.

Esta qualificação marca a nossa quarta participação da sua história moderna (1951, 2007, 2011 e agora 2025) na EuroBasket. A melhor classificação até hoje foi o 9.º lugar alcançado em 2007.

No sorteio, a equipa ficou integrada no Grupo A, onde irá disputar os encontros em Riga, Letónia, entre 27 de agosto e 3 de setembro. Este grupo é constituído por Sérvia, Turquia, Letónia (anfitriã), República Checa e Estónia. Ainda que se trate de um grupo exigente, com a Sérvia a ostentar o 2.º lugar no ranking mundial, seguida por equipas como a Letónia (9.º), a Turquia (27.º), a República Checa (19.º) e Portugal (56.º), a seleção portuguesa não abdica de lutar pelas quatro vagas de qualificação para os oitavos de final.

Portugal convocados EuroBasket
Fonte: EuroBasket

No núcleo desta equipa está Neemias Queta, o grande trunfo português. Com 2,11 m, o poste é o único atleta luso na NBA, onde joga nos Boston Celtics. É a primeira vez que disputa um grande torneio com a seleção A, mas já demonstrou que tem capacidade para ser uma ameaça de duploduplo em qualquer partida.

Essa condição foi confirmada no torneio de preparação em Málaga, onde Portugal protagonizou uma surpreendente reviravolta frente ao campeão europeu em título, Espanha, vencendo por 76–74. Queta terminou com 15 pontos, 9 ressaltos (cinco ofensivos) e 3 assistências, incluindo a enterrada decisiva nos segundos finais. Esse triunfo, ainda que num amigável, é um sinal de ambição real e aumenta a confiança da equipa.

O objetivo do grupo, como reafirmado pelo armador Rafael Lisboa, é claro desde o início: avançar da fase de grupos. A boa preparação, com vitórias notáveis contra Espanha e mais dois triunfos em Braga (contra Islândia e Suécia), alimenta a convicção de que este apuramento é possível.

Ainda assim, os adversários de Portugal têm mais experiência nestes grandes palcos, o que pode revelar algum nervosismo por parte dos atletas lusos nos momentos decisivos. Contudo, apenas uma vitória pode ser o suficiente para o objetivo de ultrapassar a fase de grupos ser concretizado, o que seria um grande triunfo na história do basquetebol português.

Filipe Lourenço
Filipe Lourençohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é licenciado em Ciências da Comunicação e tem no desporto a sua maior paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Santa Clara reage em comunicado: «Não existe qualquer fusão. O Santa Clara é e será sempre dos Açores»

O Santa Clara afastou cenários de fusão ou de mudança de local. Comunicado surge depois das notícias que deram conta de interessados neste cenário.

Kylian Mbappé pede explicações ao árbitro e não recebe resposta: «Palhaços, os árbitros»

Kylian Mbappé e o quarto árbitro do Valência x Real Madrid envolveram-se numa altercação verbal. Avançado pediu explicações que não lhe foram dadas.

Hugo Oliveira analisa mercado do Famalicão e elogia Gustavo Sá: «Acabará por dar um passo na carreira»

Hugo Oliveira comentou saída de Yasser Zabiri e continuidade de Gustavo Sá no Famalicão. Declarações na antevisão do duelo contra o AVS SAD.

Luis Enrique não esquece derrota contra o Sporting depois da goleada ao Marselha: «Em Lisboa fizemos um jogo muito bom»

Luis Enrique analisou a vitória do PSG sobre o Marselha por 5-0. Técnico confessou que não esqueceu derrota contra o Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

SAD do Santa Clara ameaça abandonar Açores: há históricos interessados

A SAD do Santa Clara pode abandonar o emblema dos Açores e vários históricos estão interessados numa eventual fusão.

Arne Slot lamenta mais um golo sofrido nos descontos e atira-se à arbitragem: «Mais uma vez, o árbitro decidiu contra nós. Têm de fazer...

Arne Slot analisou a derrota do Liverpool contra o Manchester City. Técnico falou em ascendente dos reds e falou da arbitragem.

FC Porto x Sporting: despedida marcada para defesa dos leões

Matheus Reis deverá realizar o seu último jogo de leão ao peito frente ao FC Porto. O defesa vai rumar ao CSKA Moscovo.