Como tornar o campeonato mais competitivo? | Basquetebol

modalidades cabeçalho

O campeonato português de basquetebol passou por uma restruturação recente com o fim (compreensível) da segunda fase do campeonato, em 2022. Apesar de a Seleção Nacional estar a ter melhores desempenhos e a mostrar maior potencial e as equipas portuguesas estar mais competitivas nas competições europeias, ainda falta um longo caminho a percorrer.

A condensação do calendário com jogos quase consecutivos prejudica o descanso e acentua as discrepâncias entre as equipas candidatas ao título e as outras, fruto da limitação do número de opções de qualidades destas últimas.

Por outro lado, falta uma competição intermédia entre o final da formação e o início dos seniores, onde haja uma transição adequada do jovem sénior para a sua afirmação entre os “crescidos”. A existência de equipas B e satélites nos escalões inferiores não substitui a necessidade da criação de competição na faixa etária de transição entre júnior e sénior.

Por último, é preciso acrescentar que o aumento do limite de estrangeiros tem obviamente um efeito positivo, em termos de qualidade para o campeonato. Contudo, é preciso garantir que as equipas estejam a formar e que tenham a preocupação de integrar nos jovens na sua equipa principal.

Só assim o basquetebol nacional avançará para um patamar superior.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Lage ‘desvia-se’ de críticas de Luís Filipe Vieira: «Não tenho nada a dizer sobre isso»

Bruno Lage realizou esta sexta-feira a conferência de imprensa da partida entre o Benfica e o Tondela, para a Primeira Liga.

Bruno Lage: «Fizemos mais pontos no ranking, mas não fomos campeões. Os adeptos do Benfica querem ser campeões»

Bruno Lage realizou esta sexta-feira a conferência de imprensa da partida entre o Benfica e o Tondela, para a Primeira Liga.

Sporting e Rennes retomam negociações por Conrad Harder

O Sporting e o Rennes estão a negociar a mudança de Conrad Harder para o emblema francês, mas ainda não existe um acordo entre as duas partes, mas o mesmo poderá ocorrer nos próximos dias.

Villarreal investe 30 milhões de euros em Renato Veiga

Renato Veiga foi confirmado durante esta sexta-feira como reforço do Villarreal. O jogador deixou assim o Chelsea em definitivo para assianr com o emblema que atua na La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges antevê Nacional da Madeira: «Pelo aspeto climatérico, não sabemos o que pode acontecer ali»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a conferência de imprensa de antevisão à partida do Sporting contra o Nacional da Madeira. O jogo é válido pela terceira jornada da Primeira Liga.

«Um avançado muito poderoso» – A análise a Fotis Ioannidis por parte de um jornalista grego

O Sporting pode voltar a apontar baterias para Fotis Ioannidis. O avançado grego está ao serviço do Panathinaikos e o Bola na Rede foi saber mais sobre o jogador.

Já há um treinador a ser apontado ao lugar de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest deverá mudar de treinador em breve, com Nuno Espírito Santo a correr o risco de ser despedido.