Como tornar o campeonato mais competitivo? | Basquetebol

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O campeonato português de basquetebol passou por uma restruturação recente com o fim (compreensível) da segunda fase do campeonato, em 2022. Apesar de a Seleção Nacional estar a ter melhores desempenhos e a mostrar maior potencial e as equipas portuguesas estar mais competitivas nas competições europeias, ainda falta um longo caminho a percorrer.

A condensação do calendário com jogos quase consecutivos prejudica o descanso e acentua as discrepâncias entre as equipas candidatas ao título e as outras, fruto da limitação do número de opções de qualidades destas últimas.

Por outro lado, falta uma competição intermédia entre o final da formação e o início dos seniores, onde haja uma transição adequada do jovem sénior para a sua afirmação entre os “crescidos”. A existência de equipas B e satélites nos escalões inferiores não substitui a necessidade da criação de competição na faixa etária de transição entre júnior e sénior.

Por último, é preciso acrescentar que o aumento do limite de estrangeiros tem obviamente um efeito positivo, em termos de qualidade para o campeonato. Contudo, é preciso garantir que as equipas estejam a formar e que tenham a preocupação de integrar nos jovens na sua equipa principal.

Só assim o basquetebol nacional avançará para um patamar superior.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Vicens realiza a antevisão do Braga x Nottingham Forest: «Conseguir não perder com o Arsenal demonstra o seu poderio»

Carlos Vicens realizou esta quarta-feira a antevisão da partida entre o Braga e o Nottingham Forest, para a Europa League.

FC Porto: avançado promessa interessa a equipas de Espanha e Itália

Léo Fajardo é considerado uma grande promessa no FC Porto. O jovem jogador soma interessados em Espanha e Itália.

O dia em que o Sporting foi maior que o maior da Europa

O Sporting venceu o PSG na Champions League. Há frases que não precisam de grandes floreados para parecerem especiais.

Palmeiras: jogador importante para Abel Ferreira negociado

O Palmeiras pode ver Raphael Veiga sair do clube durante este mercado. O médio ofensivo é pretendido pelo América.

PUB

Mais Artigos Populares

Já foi considerado o sucessor de Gabri Veiga e quer regressar ao Celta de Vigo

Fer López é considerado uma promessa do futebol espanhol, que atualmente representa o Wolverhampton. O médio pode voltar ao Celta de Vigo.

Surpresa: Barcelona avança para contratação de jogador do terceiro escalão

O Barcelona está muito interessado na contratação de Izan González, médio que pertence aos quadros do Europa, emblema da Primera RFEF.

Eis os contornos do regresso de Rafa Silva ao Benfica

Rafa Silva está muito perto de ser reforço do Benfica. O internacional português abandona assim o Besiktas a título definitivo.