Como tornar o campeonato mais competitivo? | Basquetebol

modalidades cabeçalho

O campeonato português de basquetebol passou por uma restruturação recente com o fim (compreensível) da segunda fase do campeonato, em 2022. Apesar de a Seleção Nacional estar a ter melhores desempenhos e a mostrar maior potencial e as equipas portuguesas estar mais competitivas nas competições europeias, ainda falta um longo caminho a percorrer.

A condensação do calendário com jogos quase consecutivos prejudica o descanso e acentua as discrepâncias entre as equipas candidatas ao título e as outras, fruto da limitação do número de opções de qualidades destas últimas.

Por outro lado, falta uma competição intermédia entre o final da formação e o início dos seniores, onde haja uma transição adequada do jovem sénior para a sua afirmação entre os “crescidos”. A existência de equipas B e satélites nos escalões inferiores não substitui a necessidade da criação de competição na faixa etária de transição entre júnior e sénior.

Por último, é preciso acrescentar que o aumento do limite de estrangeiros tem obviamente um efeito positivo, em termos de qualidade para o campeonato. Contudo, é preciso garantir que as equipas estejam a formar e que tenham a preocupação de integrar nos jovens na sua equipa principal.

Só assim o basquetebol nacional avançará para um patamar superior.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting já treinou durante esta quarta-feira e aguarda novidades

O Sporting treinou durante esta quarta-feira na Academia Cristiano Ronaldo, sob as ordens da equipa técnica de Rui Borges.

Davy Gui é reforço do Alverca a custo zero

O Alverca oficializou a contratação de Davy Gui. Jovem médio de 19 anos chega a Portugal proveniente do Dijon.

Vitória SC e Feirense empatam em jogo particular

O Vitória SC e o Feirense não foram além de um empate a uma bola, num encontro particular realizado esta quarta-feira.

Benfica interessado em JP Chermont e com prioridade na contratação do lateral do Santos

JP Chermont está na lista de alvos do Benfica. O lateral direito pertence ao Santos e águias partem na frente.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica empresta 2 jogadores a equipas da Primeira Liga

O Benfica vai emprestar André Gomes e Gustavo Varela a equipas da Primeira Liga. Os negócios não têm opção de compa.

Braga de olho na Escandinávia: há mais um sueco a ser apontado aos minhotos

O Braga está de olho em William Milovanovic. O jogador pertence aos quadros do GAIS e tem 23 anos de idade.

Casa Pia define preço de jogador chave: 7 milhões de euros

O Casa Pia tem pouco interesse em perder Patrick Sequeira no mercado de transferências de verão e quer receber sete milhões de euros pelo guardião.