Façam-nos sonhar, “linces” | Basquetebol

modalidades cabeçalho

Quatro jogos disputados, três vitórias e apenas uma derrota na qualificação para o EuroBasket 2025. Descartando o desaire, de onde não era esperado um desfecho diferente (diante da Sérvia, campeã da Europa em 2021), não faltam motivos para celebrar a prestação da seleção nacional feminina de basquetebol. Mais que isso, Portugal está cada vez mais próximo de fazer história com a estreia numa grande competição da FIBA.

Fazem companhia a Portugal, no grupo G, a Sérvia, a Ucrânia e a Macedónia do Norte. Destas, apenas as macedónias estão fora da luta por um lugar no FIBA Women’s EuroBasket 2025.

A caminhada lusa na qualificação começou há cerca de um ano. Nessa altura, Matosinhos recebia o embate entre Portugal e a Macedónia do Norte, que terminou de forma feliz para as caseiras, com uma vitória por 65-52. Dias depois, a seleção nacional conquistava o seu segundo triunfo, diante da Ucrânia, por 63-78.

Foi preciso esperar 361 dias para voltar a ver as “linces” em ação no apuramento para o EuroBasket 2025. Desta vez em Belgrado, o resultado não favoreceu a equipa portuguesa (71-37), desenlace esse que não discordou com os prognósticos para o duelo.

Não se tratou de uma história de “David e Golias”, mas a incessante procura pela vitória não se abalou no embate seguinte da seleção nacional. Voltou a ser a vez da Macedónia do Norte, no dia 10 deste mês, num jogo importantíssimo para Portugal reforçar o segundo lugar.

O domínio luso foi constante e concretizou-se com vitórias em todos os parciais do encontro. A consistência defensiva foi o destaque da exibição, sendo 13 o número mais elevado de pontos sofridos pelas pupilas de Ricardo Vasconcelos num único quarto. No final, valeram os 33 pontos de diferença no marcador que, juntos com a vitória, dão às portuguesas mais conforto para as contas do apuramento. 

Até agora, vale destacar as prestações de Maria Correia e de Márcia Robalo, dupla que, em conjunto, soma 88 pontos, um terço do total contabilizado pela seleção nacional nesta fase.

A presença na fase final do FIBA Women’s EuroBasket 2025 estará garantida se as “linces” cumprirem um de dois cenários: o primeiro, e mais improvável, passa por vencer o grupo G; não se verificando, a seleção nacional terá de acabar como uma das quatro melhores segundas classificadas. A Chéquia, a Alemanha, a Grécia e a Itália, organizadores do torneio, têm já a entrada garantida.

Para já, a liderança pertence à equipa balcânica (oito pontos), seguida da armada lusa (sete pontos), com a Ucrânia a assumir o terceiro posto (cinco pontos). Para fechar a qualificação, falta a Portugal receber a Ucrânia e a Sérvia, jogos marcados para fevereiro, em Coimbra.

O sonho está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Portugal é uma das seleções em zona de qualificação (e que assim seja em fevereiro).

David Braga
David Bragahttp://www.bolanarede.pt
O desporto pautou a vida de David, com o andebol a surgir cedo como a sua grande paixão. Com a bola na mão, apercebeu-se da panóplia de histórias que as modalidades são capazes de contar.

Subscreve!

Artigos Populares

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

Thiago Alcântara regressa ao Barcelona para assumir funções técnicas

Ex-jogador regressa ao Barcelona para iniciar oficialmente funções como auxiliar técnico da equipa principal.

PUB

Mais Artigos Populares

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.

Federico Coletta já fala com a camisola do Benfica: «Muito obrigado pela oportunidade»

Federico Coletta foi apresentado durante esta quinta-feira como reforço do Benfica. O jogador chega da AS Roma.