FC Porto 74-71 Sporting CP: De Amarante ao Dragão é uma meia-final

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A CRÓNICA: CABEÇA PERDIDA A MAIS COM BASQUETEBOL A MENOS

Seria um jogo com muitas respostas a dar às perguntas levantadas no último. O Dragão Arena recebeu o segundo jogo desta meia-final do campeonato nacional de basquetebol entre o FC Porto e o Sporting CP, onde os dragões já levam um jogo de vantagem, com uma vitória sobre os leões por 87-68.

O show abriu com espetáculo de Mike Morrison. Uma desconcentração na defesa do Sporting CP levou ao afundanço do jogador da formação azul e branca, sem contestação. Era mesmo o jogo das respostas, e o FC Porto queria mostrar isso mesmo, enquanto o Sporting CP se mostrava algo apreensivo.

A verdade é que houve algo que o Sporting CP começou a fazer com o passar do tempo de jogo: descomplicar algo que é mais simples do que estavam a fazer parecer. Com jogadas “mais tradicionais”, os leões foram desbloqueando o duelo. Prova disso foi Travante Williams que se foi destacando e levou os leões a um parcial de 14-18 no primeiro período.

No segundo quarto, as situações equilibraram-se parte a parte. Francisco Amarante disse “presente” e foi dos jogadores mais predominantes, com o FC Porto a conseguir mesmo a dar a volta ao resultado. No Sporting CP faltava eficácia às ofensivas rápidas, dada a quantidade de ataques inconsequentes dos leões. Saíram por cima os dragões, com o marcador de 34–32 à entrada para o intervalo, com Travante Williams a fechar com dois pontos para os leões.

De volta ao terreno de jogo, o espetáculo e o brilho desvaneceram. Os ânimos exaltaram-se e culminou em três expulsões. Rashard Odomes, António Monteiro e João Fernandes viram-se obrigados a abandonar devido a conflitos. Isto não é basquetebol e, na verdade, não é nada.

Voltando ao que importa. A eficácia que faltava ao Sporting CP, muito possivelmente, residia nas mãos dos jogadores do FC Porto. A vantagem dos dragões ia aumentando, com os leões a correr atrás do prejuízo. 59-51 à entrada para os últimos dez minutos, vencia a equipa da Invicta.

A diferença pontual conseguir ir do oito ao 80… ou dos dez aos três. A eficácia chegou a um ponto em que se deve ter cansado e deixou de aparecer em qualquer uma das equipas e o jogo era feito à base dos ataques e contra-ataques pouco consequentes. Travante acabou o jogo mais cedo, depois de cometer cinco faltas e o Sporting CP ficou sem um dos seus jogadores mais importantes a escassos minutos do final, enquanto procurava uma melhor resultado. Apesar do esforço, não foi possível.

O FC Porto leva mais uma vitória nesta meia-final, e consegue o 2-0, depois de vencer o Sporting CP em casa por 74-71. As decisões passam, agora, pelo Pavilhão João Rocha.

 

A FIGURA

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Francisco Amarante – Jogou e fez jogar. Foi o homem das decisões. Não fez parte do cinco inicial, mas não deixou de ser o mais preponderante da equipa azul e branca.

O FORA DE JOGO

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Ânimos exaltados – Tinha tudo para ser um verdadeiro espetáculo de basquetebol, não fossem duas das melhores equipas portuguesas a defrontarem-se, mas tudo se estragou. Logo depois de findar o intervalo, a confusão instalou-se no terreno de jogo e perdeu-se o rumo. Perdeu-se o que importa do basquetebol: o basquetebol.

 

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

De volta ao cinco inicial habitual, o FC Porto entrou bastante agressivo defensivamente, com muita pressão sobre o portador da bola e mesmo a nível individual, com defesa a campo inteiro.

A nível ofensivo, o FC Porto optava por deixar a decisão nas mãos de Francisco Amarante, ou criava ofensivas de rápida rotatividade. 

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Rashard Odomes (3)

Vlad Voytso (6)

Jonathan Arledge (8)

Mike Morrison (7)

Charlon Kloof (6)

SUBS UTILIZADOS

Francisco Amarante (9)

Brad Tinsley (7)

Miguel Queiroz (6)

João Soares (6)

Miguel Correia (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

Com o cinco inicial mais usual, o Sporting CP abordou o jogo da maneira defensiva mais convencional: defesa a meio-campo com pressão individual e marcação cerrada ao portador da bola.

A nível ofensivo, depois da apreensão inicial, a formação de Alvalade optou por jogadas mais simples e tradicionais que acabaram por descompensar a defensiva portista.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Travante Williams (8)

Mike Fofana (6)

Diogo Ventura (6)

João Fernandes (3)

Joshua Patton (6)

SUBS UTILIZADOS

Justin Tuoyo (6)

Miguel Cardoso (6)

Diogo Araújo (7)

António Monteiro (3)

Shakir Smith (6)

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United quer internacional português como o 1º reforço após saída de Ruben Amorim e tem 23 milhões de euros reservados

O Manchester United continua atento ao mercado e definiu um alvo para o meio-campo. Rúben Neves, médio do Al Hilal, é desejado pelos red devils.

Benfica procura investimento nos EUA para sustentar projeto do Benfica District

O Benfica procura encontrar financiamento norte-americano capaz de suportar o custo do Benfica District. JP Morgan é uma das opções.

Besiktas baixa valor de Rafa Silva e Benfica pode ver jogador desviado por antigo diretor-desportivo das águias

O Benfica não está sozinho na corrida por Rafa Silva. Além das águias, também o Al Ahli da Arábia Saudita quer o internacional português.

Vangelis Pavlidis eleito jogador do mês de dezembro de 2025 pela Liga Portugal

A Liga Portugal anunciou que Vangelis Pavlidis foi eleito o jogador do mês de dezembro de 2025. O avançado grego superou Luis Suárez e Rodrigo Zalazar.

PUB

Mais Artigos Populares

Everton faz proposta por avançado que foi treinado por José Mourinho no Fenerbahçe

O Everton está interessado na contratação de Youssef En-Nesyri. O avançado marroquino de 28 anos pertence ao Fenerbahçe.

Ricardo Shutte deixa o Vizela e assina pelo Penafiel

FC Penafiel chega a acordo com o FC Vizela pela contratação do avançado Ricardo Shutte. O extremo assinou um contrato de uma temporada e meia.

Lazio já prepara saída de Nuno Tavares e já tem lateral-esquerdo fechado

A Lazio já garantida a contratação de Alfonso Pedraza. O lateral-esquerdo espanhol vai deixar o Villarreal e juntar-se ao clube da Serie A.