Portugal em crescendo | Basquetebol

modalidades cabeçalho

Portugal está a passar por uma evolução bastante interessante. Arredada dos grandes palcos internacionais, a Seleção Nacional volta a marcar presença no Eurobasket, em 2025, 14 anos depois.

Em paralelo, as equipas portuguesas têm conseguido melhorar as suas prestações em competições internacionais. Em 2022/2023, o Benfica alcançou mesmo a fase de grupos da Liga dos Campeões e atingiu os quartos de final da FIBA Europe Cup.

A aposta na formação, com estruturas mais profissionais nas grandes equipas, como Porto, Benfica e Sporting, é uma das principais razões para o facto.

O aparecimento e afirmação de André Cruz, Rafael Lisboa e de Voytso, para além da afirmação Queta na NBA, depois de ter iniciado o seu percurso no campeonato português, são provas do crescimento nacional.

Igualmente de realçar é o aumento do número de competições nos escalões de formação e a aposta da Federação Portuguesa de Basquetebol no 3×3.  O basquetebol deixou de ser uma modalidade de nicho para se tornar uma escolha cada vez mais em voga entre os jovens portugueses

No entanto, os clubes continuam a apostar nos jogadores estrangeiros, especialmente os norte americanos. Mesmo assim, até nesse parâmetro, estamos melhores. A qualidade e o currículo dos jogadores que são atraídos pelos emblemas nacionais aumentaram. Existem já vários casos de jogadores com percurso feito na NBA que vieram para Portugal e não só de passagem, como é o caso de Toney Douglas.

Obviamente que ainda há muito por fazer. Ainda falta ter maior interesse mediático, investimento financeiro, e uma maior valorização dos atletas portugueses. O facto de existir competições europeias fechadas não é nada favorável em Portugal. Contudo, o caminho já está a ser trilhado. Agora, é continuar a caminhar, com ambição, consistência e paixão.

O basquetebol português tem tudo para deixar de estar na sombra e passar a ser uma potência europeia. Tudo dependerá dos próximos passos, mas o futuro é promissor.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Treino do FC Porto contou com dois jogadores de regresso após lesão

Francesco Farioli teve todos os internacionais à disposição no treino do FC Porto desta quinta-feira. Os dragões preparam o jogo com o Nacional da Madeira.

Jogador do Fenerbahçe elogia José Mourinho e aborda eliminação da Champions League aos pés do Benfica: «Foi uma grande desilusão»

Milan Skriniar comentou a eliminação do Fenerbahçe frente ao Benfica na Champions League e elogiou José Mourinho.

Victor Froholdt vence o prémio de jovem jogador do mês da Liga Portugal

Victor Froholdt foi eleito o jovem jogador do mês da Liga Portugal. O internacional dinamarquês recebeu o segundo prémio, depois de ter sido o médio do mês.

Cluj volta a surpreender e apresenta o ex-Sporting Islam Slimani como reforço

O Cluj oficializou a contratação de Islam Slimani. O emblema romeno garante o segundo reforço sonante, depois de Kurt Zouma.

PUB

Mais Artigos Populares

Jota Silva perto de ter novo clube: avançado português vai jogar na Turquia

Jota Silva está a caminho do Besiktas. O avançado internacional português vai ser emprestado pelo Nottingham Forest.

Lamine Yamal e a conquista da Bola de Ouro: «Não sonho em ganhar uma, mas sim muitas»

O avançado espanhol Lamine Yamal confessou a ambição de vencer várias Bolas de Ouro durante a sua carreira profissional.

Treinador do Tottenham propõe time-out em cada parte e mudanças na lei da mão na bola

Thomas Frank, treinador do Tottenham, propôs a introdução de um time-out em cada parte e a eliminação da lei da mão na bola.