📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal em crescendo | Basquetebol

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Portugal está a passar por uma evolução bastante interessante. Arredada dos grandes palcos internacionais, a Seleção Nacional volta a marcar presença no Eurobasket, em 2025, 14 anos depois.

Em paralelo, as equipas portuguesas têm conseguido melhorar as suas prestações em competições internacionais. Em 2022/2023, o Benfica alcançou mesmo a fase de grupos da Liga dos Campeões e atingiu os quartos de final da FIBA Europe Cup.

A aposta na formação, com estruturas mais profissionais nas grandes equipas, como Porto, Benfica e Sporting, é uma das principais razões para o facto.

O aparecimento e afirmação de André Cruz, Rafael Lisboa e de Voytso, para além da afirmação Queta na NBA, depois de ter iniciado o seu percurso no campeonato português, são provas do crescimento nacional.

Igualmente de realçar é o aumento do número de competições nos escalões de formação e a aposta da Federação Portuguesa de Basquetebol no 3×3.  O basquetebol deixou de ser uma modalidade de nicho para se tornar uma escolha cada vez mais em voga entre os jovens portugueses

No entanto, os clubes continuam a apostar nos jogadores estrangeiros, especialmente os norte americanos. Mesmo assim, até nesse parâmetro, estamos melhores. A qualidade e o currículo dos jogadores que são atraídos pelos emblemas nacionais aumentaram. Existem já vários casos de jogadores com percurso feito na NBA que vieram para Portugal e não só de passagem, como é o caso de Toney Douglas.

Obviamente que ainda há muito por fazer. Ainda falta ter maior interesse mediático, investimento financeiro, e uma maior valorização dos atletas portugueses. O facto de existir competições europeias fechadas não é nada favorável em Portugal. Contudo, o caminho já está a ser trilhado. Agora, é continuar a caminhar, com ambição, consistência e paixão.

O basquetebol português tem tudo para deixar de estar na sombra e passar a ser uma potência europeia. Tudo dependerá dos próximos passos, mas o futuro é promissor.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

15 Anos de Bola na Rede: Continuamos a caminhar juntos

O Bola na Rede cumpre 15 anos nesta terça-feira. Um projeto que começou em contexto universitário e que hoje procura cimentar-se no meio de comunicação social desportivo em Portugal.

Bruno Fernandes deixa cair registo impressionante ao serviço do Manchester United

Bruno Fernandes não marcou nem assistiu na vitória por 4-2 frente ao Brighton. Foi a primeira vez que numa partida com 4 golos o médio não contribuiu.

Arsenal, Chelsea e Manchester City disputam jovem talento do Bayern Munique

Lennart Karl está na mira de três gigantes da Premier League. Arsenal, Chelsea e Manchester City seguem de perto o avançado alemão de 17 anos.

Bayern Munique mais perto de contratar defesa que brilha na Premier League

O Bayern Munique está bem posicionado para assegurar a contratação de Marc Guéhi. Representantes do defesa inglês foram vistos em negociações com o clube alemão.

PUB

Mais Artigos Populares

Tottenham e Manchester City atentos a defesa do Aston Villa

Ezri Konsa, defesa do Aston Villa, está a despertar o interesse clubes grandes em Inglaterra. Tottenham e Manchester City seguem de perto o jogador de 28 anos.

Pepê aplaude esforço vindo do banco: «O pessoal entrou para somar»

Pepê fez a análise ao Moreirense x FC Porto da jornada 9 da Primeira Liga. Dragões venceram fora de casa por 2-1.

Francesco Farioli: «Se acreditamos que o processo de reconstrução está acabado ao fim de 16 semanas, estamos longe da realidade»

Francesco Farioli fez a análise ao Moreirense x FC Porto da jornada 9 da Primeira Liga. Dragões venceram fora de casa por 2-1.