Portugal em crescendo | Basquetebol

modalidades cabeçalho

Portugal está a passar por uma evolução bastante interessante. Arredada dos grandes palcos internacionais, a Seleção Nacional volta a marcar presença no Eurobasket, em 2025, 14 anos depois.

Em paralelo, as equipas portuguesas têm conseguido melhorar as suas prestações em competições internacionais. Em 2022/2023, o Benfica alcançou mesmo a fase de grupos da Liga dos Campeões e atingiu os quartos de final da FIBA Europe Cup.

A aposta na formação, com estruturas mais profissionais nas grandes equipas, como Porto, Benfica e Sporting, é uma das principais razões para o facto.

O aparecimento e afirmação de André Cruz, Rafael Lisboa e de Voytso, para além da afirmação Queta na NBA, depois de ter iniciado o seu percurso no campeonato português, são provas do crescimento nacional.

Igualmente de realçar é o aumento do número de competições nos escalões de formação e a aposta da Federação Portuguesa de Basquetebol no 3×3.  O basquetebol deixou de ser uma modalidade de nicho para se tornar uma escolha cada vez mais em voga entre os jovens portugueses

No entanto, os clubes continuam a apostar nos jogadores estrangeiros, especialmente os norte americanos. Mesmo assim, até nesse parâmetro, estamos melhores. A qualidade e o currículo dos jogadores que são atraídos pelos emblemas nacionais aumentaram. Existem já vários casos de jogadores com percurso feito na NBA que vieram para Portugal e não só de passagem, como é o caso de Toney Douglas.

Obviamente que ainda há muito por fazer. Ainda falta ter maior interesse mediático, investimento financeiro, e uma maior valorização dos atletas portugueses. O facto de existir competições europeias fechadas não é nada favorável em Portugal. Contudo, o caminho já está a ser trilhado. Agora, é continuar a caminhar, com ambição, consistência e paixão.

O basquetebol português tem tudo para deixar de estar na sombra e passar a ser uma potência europeia. Tudo dependerá dos próximos passos, mas o futuro é promissor.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim elogia ligação de Bruno Fernandes com colega e afirma: «Hoje parecemos uma equipa diferente»

Ruben Amorim falou após a goleada imposta pelo Manchester United ao Bournemouth, em mais um encontro de pré-temporada. O técnico deixou vários elogios à equipa.

Eis os calendários da Liga de Futsal Masculina e Feminina para 2025/26

Já foram realizados os sorteios para as Ligas de Futsal, quer masculina, quer feminina. 2025/26 cada vez mais perto.

João Pinheiro e nomeação para a final da Supertaça Europeia: «É muito importante para mim e para a arbitragem portuguesa»

João Pinheiro foi nomeado pela UEFA para ser o árbitro principal da Supertaça Europeia. Português confessou-se feliz.

Tri sem Gyokeres? Vamos ver!

Se Suárez fizer o mesmo tipo de movimentações de Gyokeres, e for tão letal como o avançado sueco, Rui Borges vai manter o modelo de jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Zalazar feliz em Braga: «Os mercados às vezes têm essas situações»

Rodrigo Zalazar fez a antevisão do Braga x Levski Sofia da Europa League. Arsenalistas procuram seguir em frente.

Inter Miami de Leo Messi vence no último suspiro frente ao Atlas e entra a ganhar na Leagues Cup

O Inter Miami entrou a ganhar na Leagues Cup. A equipa de Leo Messi bateu o Atlas por 2-1, na primeira jornada da fase de liga da competição.

Quando o dérbi entre Benfica e Sporting foi ainda mais polémico

O Sporting não ganhava na Luz há oito anos, desde 1987, e o céu caía sobre a cabeça dos poucos irredutíveis e fieis adeptos