SL Benfica 63-68 FC Porto: Dragões superam águias em mais um clássico da LPB

A CRÓNICA: UM QUARTO PERÍODO ONDE SÓ DEU PORTO

Após a paragem para os compromissos das seleções, a Liga Portuguesa de Basquetebol (LPB) regressou e logo com o sempre entusiasmante clássico entre o SL Benfica e o FC Porto. Com os olhos postos no líder Sporting CP, só a vitória interessava a ambos os coletivos, que entravam para este jogo colados na tabela classificativa.

O Benfica apresentou-se logo no cinco inicial com os dois mais recentes reforços, o já bem conhecido Ivan Almeida e o norte-americano Wendell Lewis, que foram os rostos do primeiro golpe surpresa do técnico Norberto Alves.

Os primeiros dez minutos foram marcados por um grande equilíbrio pontual, com as duas equipas a entrarem com grande intensidade tanto no momento defensivo como ofensivo, e onde por vezes a emoção levou a melhor no momento da decisão. Do lado do FC Porto ia-se destacando o base Charlon Kloof, sempre incansável na procura do cesto. Na equipa da casa o trabalho ia sendo repartido, com Betinho Gomes e Frank Gaines a serem os jogadores mais interventivos nas ações ofensivas da equipa.

O segundo período chegava e o equilíbrio estava para ficar, com as duas equipas a não quererem ceder a liderança no marcador. No capítulo individual ia aparecendo Miguel Queiroz e Rashard Odomes no lado do Porto, enquanto na equipa do Benfica Makram Romdhane ia dominando as tabelas.

No regresso dos balneários e a vencer por dois pontos de diferença, a equipa de Norberto Alves entrou determinada em mudar o rumo do encontro. Uma a grande atitude defensiva aliado a alguma falta de eficácia da equipa do Porto, permitiu à equipa encarnada chegar a ter uma vantagem de nove pontos no decorrer do terceiro período. Aos dragões foi valendo o inconformado João Soares que através da linha dos três pontos foi dando resposta à equipa da luz.

O quarto período chegava e a equipa do Benfica parecia ter ficado ainda no terceiro período, uma péssima entrada nos últimos dez minutos permitiu à equipa de Moncho López alcançar de imediato o Benfica no marcador. Com os lançamentos exteriores a não entrarem e com a equipa do Porto a fechar bem os caminhos para o cesto, a equipa do Benfica acaba por converter apenas seis pontos nos últimos dez minutos, o que se revelou insuficiente para levar de vencida a equipa do FC Porto.

 

A FIGURA

João Soares – Apesar de estatisticamente o MVP da partida ser Rashard Odomes, é impossível virar a cara ao grande trabalho do extremo português durante toda a partida, destacando os triplos convertidos num momento que em termos coletivos as coisas não estavam a correr tão bem, possibilitando que a equipa se mantivesse na discussão do jogo.

O FORA DE JOGO

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Quarto período do SL Benfica – Os últimos dez minutos do jogo revelaram-se fatais para as aspirações de vitória da equipa da luz, a converter apenas seis pontos durante todo o período, o desacerto ofensivo predominou com a equipa a não conseguir dar seguimento ao bom momento que trazia do terceiro período.

 

ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

A maior surpresa na equipa de Norberto Alves foi a aposta do técnico no recém contratado Ivan Almeida que, apesar da derrota, conseguiu fazer uma boa estreia a nível individual. Sendo que com o jogador cabo-verdiano a equipa ganha mais mobilidade face à sua capacidade de jogar tanto em zonas mais interiores como exteriores.

5 INICIAL

Ivan Almeida (7)

Aaron Broussard (6)

João Gomes (6)

Frank Gaines (6)

Wendell Lewis (6)

JOGADORES UTILIZADOS

Travis Munnings (6)

José Silva (6)

José Barbosa (6)

Makram Romdhane (7)

Arnette Hallman (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

Os comandados de Moncho López não fugiram muito ao modelo habitual de jogo. Com a ausência de Brad Tinsley, Kloof assumiu de forma mais efetiva a posição de base, dando assim uma maior capacidade física à equipa do Porto.

5 INICIAL

Jonathan Arledge (6)

Charlon Kloof (7)

Max Landis (6)

Rashard Odomes (8)

Miguel Queiroz (7)

JOGADORES UTILIZADOS

Vladyslav Voytso (6)

Francisco Amarante (6)

João Soares (8)

Mike Morrison (6)

Foto de Capa: Carlos Silva / Bola na Rede

Gonçalo Correia Tomás
Gonçalo Correia Tomáshttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo cresceu no mundo do basquetebol, sendo atualmente jogador e treinador na modalidade. Um dia quer ser jornalista desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Diogo Travasssos emprestado pelo Sporting ao Moreirense

O Moreirense oficializou a chegada de Diogo Travassos. Lateral direito chega a Moreira de Cónegos por empréstimo do Sporting sem opção de compra.

Ex-Benfica Valentino Lázaro na porta de saída do Torino: eis o valor pedido pelo clube italiano

Valentino Lázaro está de saída do Torino. O lateral austríaco de 29 anos pode deixar o clube da Serie A por um valor entre os três e os cinco milhões de euros.

Fenerbahçe de José Mourinho rejeita 16 milhões de euros do Inter Milão por aposta do treinador português

O Fenerbahçe de José Mourinho rejeitou uma oferta do Inter Milão por Yusuf Akçiçek. Turcos querem manter o defesa central no plantel que ganhou um novo protagonismo no Fenerbahçe com José Mourinho.

Benfica comunica lesão de Andreia Norton: jogadora em risco de não jogar em 2025/26

Andreia Norton vai ser submetida a uma cirurgia para reparar o joelho direito. A médio do Benfica não deverá jogar durante esta temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Alvo do FC Porto para o meio-campo quer deixar o Bolonha

Giovanni Fabbian quer deixar o Bolonha neste mercado. O médio deseja somar mais minutos e tem interessados, nomeadamente o FC Porto. O futuro de Giovanni Fabbian está indefinido.

Eis a percentagem de venda futura que o Sporting reservará na transferência de Conrad Harder para o AC Milan

O Sporting tem acordado receber 10% de uma futura venda de Conrad Harder. O avançado dinamarquês está a caminho do AC Milan por 24+3 milhões de euros.

CMVM não vai travar candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica

A CMVM respondeu ao questionamento relativo à candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica. Não vai haver qualquer supervisão da Comissão do Mercado de Valores Imobiliários.