spot_imgspot_img

    SL Benfica 63-68 FC Porto: Dragões superam águias em mais um clássico da LPB

    A CRÓNICA: UM QUARTO PERÍODO ONDE SÓ DEU PORTO

    Após a paragem para os compromissos das seleções, a Liga Portuguesa de Basquetebol (LPB) regressou e logo com o sempre entusiasmante clássico entre o SL Benfica e o FC Porto. Com os olhos postos no líder Sporting CP, só a vitória interessava a ambos os coletivos, que entravam para este jogo colados na tabela classificativa.

    O Benfica apresentou-se logo no cinco inicial com os dois mais recentes reforços, o já bem conhecido Ivan Almeida e o norte-americano Wendell Lewis, que foram os rostos do primeiro golpe surpresa do técnico Norberto Alves.

    Os primeiros dez minutos foram marcados por um grande equilíbrio pontual, com as duas equipas a entrarem com grande intensidade tanto no momento defensivo como ofensivo, e onde por vezes a emoção levou a melhor no momento da decisão. Do lado do FC Porto ia-se destacando o base Charlon Kloof, sempre incansável na procura do cesto. Na equipa da casa o trabalho ia sendo repartido, com Betinho Gomes e Frank Gaines a serem os jogadores mais interventivos nas ações ofensivas da equipa.

    O segundo período chegava e o equilíbrio estava para ficar, com as duas equipas a não quererem ceder a liderança no marcador. No capítulo individual ia aparecendo Miguel Queiroz e Rashard Odomes no lado do Porto, enquanto na equipa do Benfica Makram Romdhane ia dominando as tabelas.

    No regresso dos balneários e a vencer por dois pontos de diferença, a equipa de Norberto Alves entrou determinada em mudar o rumo do encontro. Uma a grande atitude defensiva aliado a alguma falta de eficácia da equipa do Porto, permitiu à equipa encarnada chegar a ter uma vantagem de nove pontos no decorrer do terceiro período. Aos dragões foi valendo o inconformado João Soares que através da linha dos três pontos foi dando resposta à equipa da luz.

    O quarto período chegava e a equipa do Benfica parecia ter ficado ainda no terceiro período, uma péssima entrada nos últimos dez minutos permitiu à equipa de Moncho López alcançar de imediato o Benfica no marcador. Com os lançamentos exteriores a não entrarem e com a equipa do Porto a fechar bem os caminhos para o cesto, a equipa do Benfica acaba por converter apenas seis pontos nos últimos dez minutos, o que se revelou insuficiente para levar de vencida a equipa do FC Porto.

     

    A FIGURA

    João Soares – Apesar de estatisticamente o MVP da partida ser Rashard Odomes, é impossível virar a cara ao grande trabalho do extremo português durante toda a partida, destacando os triplos convertidos num momento que em termos coletivos as coisas não estavam a correr tão bem, possibilitando que a equipa se mantivesse na discussão do jogo.

    O FORA DE JOGO

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Quarto período do SL Benfica – Os últimos dez minutos do jogo revelaram-se fatais para as aspirações de vitória da equipa da luz, a converter apenas seis pontos durante todo o período, o desacerto ofensivo predominou com a equipa a não conseguir dar seguimento ao bom momento que trazia do terceiro período.

     

    ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

    A maior surpresa na equipa de Norberto Alves foi a aposta do técnico no recém contratado Ivan Almeida que, apesar da derrota, conseguiu fazer uma boa estreia a nível individual. Sendo que com o jogador cabo-verdiano a equipa ganha mais mobilidade face à sua capacidade de jogar tanto em zonas mais interiores como exteriores.

    5 INICIAL

    Ivan Almeida (7)

    Aaron Broussard (6)

    João Gomes (6)

    Frank Gaines (6)

    Wendell Lewis (6)

    JOGADORES UTILIZADOS

    Travis Munnings (6)

    José Silva (6)

    José Barbosa (6)

    Makram Romdhane (7)

    Arnette Hallman (6)

     

    ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

    Os comandados de Moncho López não fugiram muito ao modelo habitual de jogo. Com a ausência de Brad Tinsley, Kloof assumiu de forma mais efetiva a posição de base, dando assim uma maior capacidade física à equipa do Porto.

    5 INICIAL

    Jonathan Arledge (6)

    Charlon Kloof (7)

    Max Landis (6)

    Rashard Odomes (8)

    Miguel Queiroz (7)

    JOGADORES UTILIZADOS

    Vladyslav Voytso (6)

    Francisco Amarante (6)

    João Soares (8)

    Mike Morrison (6)

    Foto de Capa: Carlos Silva / Bola na Rede

    - Advertisement -
    spot_img

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Jogador anuncia saída do SC Farense

    O SC Farense já tem uma baixa confirmada para...

    Camacho renova contrato com o Moreirense FC

    Camacho renovou contrato com o Moreirense FC. O avançado...

    Estoril Praia faz proposta por antigo alvo do SL Benfica

    O Estoril Praia fez uma proposta para garantir a...

    Já está definida a primeira equipa promovida à Ligue 1

    Já está definida a primeira equipa promovida à Ligue...
    Gonçalo Correia Tomás
    Gonçalo Correia Tomáshttp://www.bolanarede.pt
    O Gonçalo cresceu no mundo do basquetebol, sendo atualmente jogador e treinador na modalidade. Um dia quer ser jornalista desportivo.