SL Benfica 90-74 UD Oliveirense: A bonança depois da tempestade

- Advertisement -

A CRÓNICA: A CONSISTÊNCIA E O BRIO DAS ÁGUIAS VOLTARAM PARA GARANTIR VITÓRIA

De volta para mais um jornada na Liga de Basquetebol, o SL Benfica recebeu a UD Oliveirense num jogo que se esperava mais equilibrado do que aquilo que realmente foi.

O primeiro período do encontro começou algo lento. Ambas as equipas não estavam a ser certeiras e o resultado demorou a ser construído. Os dez minutos cimeiros da partida demonstraram um nível de jogo bastante balanceado entre as duas formações, mas o SL Benfica levou a melhor (23-15).

No segundo quarto, estreou-se o jovem Thomas Bolte pelas águias, que apesar de não ter tido muitos minutos de oportunidades para se mostrar, aproveitou ainda os que teve. O resultado até ao intervalo foi construído por lançamentos exteriores e lances livres, que acabaram por culminar num 41-33 favorável à turma de Carlos Lisboa.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

No recomeçar do jogo, a formação de Norberto Alves mostrou não querer desistir de vencer, tendo estado inclusiva a perder apenas por dez pontos. O problema foi a eficácia do SL Benfica em cada lançamento em que os jogadores eram chamados a agir.  A equipa de Oliveira de Azeméis começou a apostar num jogo defensivo mais agressivo, o que levou as águias muitas vezes à linha de lance livre e poucas foram as vezes que erraram o caminho do cesto.

Os dez minutos finais do jogo deram para “tudo”. Viu-se um SL Benfica com vontade de mostrar o que era realmente basquetebol. Depois da grande exibição que os encarnados fizeram ao longo da partida, o quarto período acabou por ser bastante descontraído para as águias e de alta pressão para a equipa visitante. Quando se ouviu o buzzer do final do jogo, venceu o SL Benfica por uns distantes 90-74.

 

A FIGURA

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Eric ColemanFoi o plus one do SL Benfica na quadra durante o encontro. Com um duplo-duplo, de 14 pontos e dez ressaltos, Eric Coleman foi um dos jogadores mais importantes no cinco do Benfica, no minutos em que alinhou na partida.

O FORA DE JOGO

SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

João GrossoNão esteve ao nível que costuma apresentar. O jovem português da UD Oliveirense esteve num dia mau e não teve tanta influência na equipa de Oliveira de Azeméis como tem habituado.

 

ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

O SL Benfica continuou a apresentar o estilo de jogo recorrente de Carlos Lisboa. O jogo ofensivo era caracterizado por jogadas dentro do “garrafão” e contra-ataques, após turnovers da UD Oliveirense.

As transições defensivas das águias eram concretizadas através de uma marcação individual bastantes cerrada, onde, em certos duelos entre jogadores, o SL Benfica acabaria a tirar vantagem da altura dos jogadores da sua formação.

Carlos Lisboa convocou dois jogadores da equipa de sub-22 para integrarem o plantel, Jaylen Key e Thomas Bolte, e os jovens não desperdiçaram a oportunidade, principalmente Key. 

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Eric Coleman (8)

José Silva (6)

Betinho (7)

Demond Carter (6)

Arnette Hallman (5) 

SUBS UTILIZADOS

Fábio Lima (7)

Rafael Lisboa (7)

Cameron Jackson (6)

Jaylen Key (6)

Thomas Bolte (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – UD OLIVEIRENSE

A UD Oliveirense recorreu à marcação individual quando necessitava de defender e a igualdade de alturas entre alguns jogadores de ambas as equipas foi um fator fundamental para essas não existirem trocas defensivas.

Nas transições ofensivas, a equipa de Oliveira de Azeméis optava por utilizar o jogo interior da equipa. A utilização de passes rápidos e jogadas estudadas foram, muitas vezes, aliadas da UD Oliveirense. 

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Ec Mathews (5)

Travis Munings (8)

José Barbosa (6)

João Guerreiro (7)

Justin Alston (7) 

SUBS UTILIZADOS

João Grosso (4)

Shaquille Clear (5)

Francisco Albergaria (5)

Renato Azevedo (-)

Nelson Jossias (-)

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho prepara ‘limpeza’: imprensa espanhola indica os jogadores que o português não quer no Real Madrid

José Mourinho está a ser associado ao Real Madrid e pode realizar alterações profundas no plantel dos blancos.

Benfica: o favorito a suceder a José Mourinho na Luz

Marco Silva é visto como o favorito a ocupar o posto de treinador do Benfica, caso José Mourinho rume ao Real Madrid.

Futebol Feminino: FC Porto renova com a capitã Ema Gonçalves

Ema Gonçalves renovou contrato com a equipa feminina do FC Porto. A defesa de 23 anos continuará a ser a capitã na estreia na Primeira Divisão.

Issa Doumbia marca na vitória que deu o título da Serie B ao Venezia e Frosinone acompanha o campeão na subida à Serie A

O Venezia foi sagrado campeão da Serie B com uma vitória por 2-0 frente ao Palermo e Frosinone garantiu a subida com uma goleada diante do Mantova.

PUB

Mais Artigos Populares

Championship: Tudo em aberto entre Hull City e Millwall na luta pela subida à Premier League

Após empate a zero na primeira mão, Hull e Millwall adiam a decisão do acesso à final do play-off para 11 de maio. O outro finalista sairá do duelo entre Middlesbrough e Southampton.

Português de 16 anos coloca o Lens na Champions League e confirma despromoção do Nantes

Na 33.ª jornada da Ligue 1, o Lens venceu por 1-0 com um golo do jovem português de 16 anos, Mezian Soares.

Joe Cole aconselha regresso de José Mourinho ao Chelsea: «É a melhor decisão»

Joe Cole defendeu que a contratação de José Mourinho é a «melhor decisão» e a opção mais 'realista' para o Chelsea, acreditando que o atual técnico do Benfica seria capaz de reerguer a equipa londrina num prazo de três anos.