📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ticha Penicheiro: Uma pegada difícil de igualar

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Hoje, o destaque vai para o Basquetebol. Mais em concreto, para a melhor jogadora de sempre do país nesta modalidade. Falamos da figueirense Patrícia Nunes Penicheiro.

Nascida a 18 de setembro de 1974, na Figueira da Foz , no seio de uma família de classe média alta, é com 10 anos que começa a deixar-se fascinar pelo desporto do qual faria vida.

É por incentivo dos pais que começa, no Ginásio Clube Figueirense, uma das instituições de referência na formação de talentos no Basquetebol nacional. Aí, e alinhando como base, acaba por ascender a sénior, cumprindo duas temporadas no clube da zona centro do país.

Seguidamente, transfere-se para o União de Santarém, onde conquista, por duas vezes, o campeonato nacional, uma taça de Portugal e uma Supertaça. Mas era evidente que Patrícia, ou simplesmente “Ticha”, estava fadada a voos bem mais altos, pois o seu talento era grande demais para não se desse a conhecer nos grandes palcos.

O BASQUETEBOL UNIVERSITÁRIO E O MARCO DA WNBA

Ticha ruma ao basquetebol universitário norte-americano e, em 1994, para representar a Old Dominion University. A jovem cumpria, desta forma, um sonho: chegar ao país mais forte do mundo neste desporto. É quatro anos volvidos que alcança a fasquia da WNBA, onde se  junta às Sacramento Monarchs.

A ASCENSÃO DE TICHA

Logo na sua temporada de estreia,  logra ser terceira classificada na votação para eleger a rookie do ano. Na época seguinte, é escolhida para a equipa “All-Star”, distinção que repete por mais três ocasiões.

Na temporada 1999/2000, atinge o recorde pessoal de assistências num só encontro, 16, sendo, de forma consistente e unânime, reconhecida como uma das melhores intérpretes do jogo, impressionando pela sua constante regularidade e espetacularidade. O culminar chega em 2005, data em que contribui, e em grande escala, para o primeiro título de campeãs, por parte das Sacramento Monarchs.

Patrícia anotou mais de 2000 pontos ao longo da carreira, contabilizando mais de 1500 assistências, 500 roubos de bola e mais de um milhar de ressaltos.

Deteve, até 2017, o máximo de pontos e assistências num só jogo, feito este conseguido em 1999, diante das Minnesota Lynx, e apenas ultrapassado por Sue Bird.

A figueirense foi ainda eleita, em 2016, como uma das 15 melhores jogadoras de sempre a figurarem na WNBA, mantendo o seu lugar no ano seguinte como membro do top-20.

LOS ANGELES, CHICAGO E O FINAL DA CARREIRA DESPORTIVA

Antiga jogadora ainda das Los Angeles Sparks e das Chicago Sky, Ticha conta também com títulos em países como Itália, Polónia e França, cujas línguas fala fluentemente.

A retirada acontece em 2012, com um pecúlio e um currículo que fazem dela a melhor praticante de sempre do país neste desporto.

Destacar que, até á chegada de Neemias Queta , apenas ela e Mery Andrade haviam colocado a bandeira nacional nas melhores ligas de Basquetebol do mundo. A atleta cumpriu ainda mais de uma centena de internacionalizações pela seleção portuguesa, tendo sido a capitã, desde 1999 a 2011.

Atualmente, dedica-se ao agenciamento de basquetebolistas.

Um exemplo dentro e fora dos pavilhões, Patrícia será sempre merecedora da admiração de todos nós, amantes ou não desta modalidade. O seu nome ficará eternizado nas vitrines do desporto nacional.

Foto de Capa: WNBA

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica quer fechar rapidamente Sidny Cabral, que tem vários interessados: eis o ponto de situação

O Benfica e o Estrela Amadora terão nova ronda de negociações por Sidny Cabral. Lateral cabo-verdiano quer reforçar águias.

Braga revela ter ajudado Caldas para que o jogo fosse disputado no Campo da Mata

O Caldas x Braga, jogo da Taça de Portugal, sofreu alteração de hora e local. Eis o comunicado oficial do emblema da Primeira Liga.

FC Porto em negociações avançadas por jovem, que pode custar cerca de 11 milhões de euros

O FC Porto está muito interessado em contratar Oskar Pietuszewski. Dragões podem pagar cerca de 11 milhões de euros pelo jovem.

Treinador do Caldas e as alterações no jogo frente ao Braga: «A minha vontade é não estar presente»

O Caldas x Braga não vai ser jogado no Campo da Mata, mas sim em Torres Vedras. José Vala, treinador do emblema da Liga 3, já reagiu.

PUB

Mais Artigos Populares

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Penso que nos faltou ali um pouco mais na definição»

O Alverca perdeu em casa contra o FC Porto por 3-0 na Primeira Liga. Custódio Castro respondeu a uma questão do Bola na Rede.

José Mourinho: «Acho que o que aconteceu no Santa Clara x Sporting foi demasiado óbvio»

José Mourinho falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Benfica venceu o Famalicão por 1-0 na Primeira Liga.

José Mourinho: «Aqui não há Mbappés, Vinícius, Yamals. Somos equipa, trabalhamos como equipa, crescemos como equipa»

José Mourinho falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Benfica venceu o Famalicão por 1-0 na Primeira Liga.