Ao treinar a universidade de Duke, venceu cinco campeonatos (1991, 1992, 2001, 2010 e 2015), fez parte da Final Four em 13 ocasiões, venceu 15 campeonatos da Conferência da Costa do Atlântico e 13 épocas da Conferência da Costa do Atlântico. O mais importante ainda não foi dito: treinou Duke desde 1980 até 2022. Sim, foram mais de 40 épocas a treinar a mesma equipa. Algo quase impensável nos dias de hoje. Nem Gregg Popovich, que treina os San Antonio Spurs, ultrapassa os números de Coach K – treina os SA Spurs desde 1996.
Alguns jogadores que já passaram pela Universidade de Duke, pelas mãos do Coach K: Kyrie Irving, JJ Reddick, Zion Williamson, Brandon Ingram, RJ Barrett, etc. Apesar de mais de quarenta épocas na Universidade de Duke, Coach K não é o treinador que mais campeonatos venceu no NCAA, foi John Wooden, do UCLA, onde venceu dez títulos.
Acabou a carreira nas meias-finais do March Madness de 2022, frente ao North Carolina, uma equipa que neutralizou muito Duke: em 100 jogos, Duke venceu 50 jogos e perdeu outros 50. E não foi só aí que estragaram a festa de Coach K – derrotaram Duke no jogo de despedida do treinador na casa de uma das equipas mais históricas do NCAA.
What a tribute to Coach K 💙🤍@DukeMBB #FinalFour pic.twitter.com/OLi8A7ZEqu
— NCAA March Madness (@MarchMadnessMBB) April 2, 2022
É um treinador que marcou várias gerações e que vai ficar na história da modalidade. Não vai haver outro Coach K no basquetebol. March Madness não vai ser igual. Muito obrigado por tudo, Coach K.