As Figuras e os Momentos que marcaram 2018

DESPORTOS DE INVERNO

Figura do Ano Internacional 

Martin Fourcade – Pelo sétimo ano consecutivo, foi o grande vencedor da Taça do Mundo de Biatlo, ultrapassando o lendário Ole Einer Bjorndalen no número de troféus conquistados. 

Nas Olimpíadas também esteve ao seu melhor nível e subiu ao podium para receber três medalhas de ouro, subindo para sete medalhas o seu registo Olímpico.

Tudo isto até poderia ser só mais um ano para quem está habituado a dominar o seu desporto época após época, mas o que ainda mais impressionou foi tê-lo feito numa temporada em que teve um grande rival a afirmar-se para lhe morder os calcanhares, Johannes Thignes Bo, que parece cada vez mais capaz de levar o francês ao limite.

Figura do Ano Nacional

Fonte: Comité Olímpico de Portugal

Arthur Hanse – Depois de não ter conseguido terminar nenhuma das provas em Sochi 2014, os Jogos Olímpicos deste ano na Coreia do Sul eram importantes para definir o legado que Hanse deixaria nos Desportos de Inverno em Portugal.

A resposta foi extremamente positiva e, depois de um resultado razoável no Slalom Gigante, superou-se a si mesmo para chegar ao 38.º posto no Slalom, conseguindo atingir o objetivo de terminar uma prova entre os 50 melhores e, acima de tudo, alcançando o melhor resultado relativo da participação nacional em Olimpíadas de Inverno.

Momento do Ano Internacional 

Ireen Wust vence Ouro Olímpico nos 1500 metros – A veterana holandesa bateu o recorde de medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos e chegou às medalhas nesta distância pela quarta vez consecutiva, desde Turim 2006.

O tempo passa, mas ninguém tira Ireen Wust do topo da patinagem de velocidade e, quando parecia começar a abrandar, PeyongChang veio provar o contrário.

Momento do Ano Nacional 

Fonte: Federação de Desportos de Inverno de Portugal

Prata na Development Cup – Os Desportos de Inverno continuam a crescer em terras lusitanas e, no final do ano, foi a Seleção Nacional de Hóquei no Gelo a obter um bom resultado para as cores portuguesas. Na Alemanha, a equipa participou na segunda edição da IIHF Development Cup e chegou à final, onde foi derrotada pela Macedónia.

Há um ano, em Andorra, a seleção já tinha feito história e terminado em terceiro, num torneio disputado por quatro nações, ganho por Marrocos. Desta feita, o conjunto luso rumou ao estrangeiro com mais ambições e regressou com uma medalha e um conjunto de boas exibições que deixam boas perspetivas para o futuro. 

Apesar de não ser o tão desejado troféu, a Seleção Nacional saiu de Fussen com muito para celebrar.

José Baptista

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.