Neemias Queta: Finalmente, um português na NBA!

- Advertisement -

Após um NBA Draft totalmente virtual, em 2020, a cerimónia voltou ao Barclays Center, casa dos Brooklyn Nets. Apesar de a maior parte dos olhares estarem fixados nas escolhas mais altas, como Cade Cunningham, Jalen Green ou Evan Mobley, os portugueses tinham um outro motivo para seguir o certame: Neemias Queta.

Queta, natural do Vale da Amoreira, podia tornar-se o primeiro atleta lusitano a entrar na NBA. Depois do feito de Ticha Penicheiro, ao ser a primeira portuguesa escolhida no Draft da WNBA, de 1998, o Basquetebol português ganhou mais motivos para sorrir.

A espera foi longa. Demorou algumas horas para ouvir o seu nome a ser chamado, mas, depois de tanto sacrifício, era só mais um degrau rumo ao sonho. Queta começou a jogar basquetebol no clube local, o FC Barreirense, até dar o salto para o SL Benfica. No entanto, nem uma época depois, esperava-o, do outro lado do Atlântico, uma bolsa de estudo na Utah State University.

Nos Aggies, foram três anos ao mais alto nível na NCAA, o campeonato universitário norte americano e a forma mais convencional de entrar na NBA. Na cidade de Logan, Neemias aprendeu e melhorou a olhos vistos. Até os scouts se aperceberem do talento que ali estava presente, foi um ápice.

Na carreira universitária, teve médias de 13.2 pontos, nove ressaltos e duas assistências por partida. A nível coletivo, colecionou dois títulos da conferência Mountain West, onde Utah State está inserida. Devido às grandes performances individuais, adicionou à prateleira dois prémios individuais de melhor defesa, assim como presenças no melhor cinco inicial da conferência.

With the 39th pick in the 2021 NBA Draft, the Sacramento Kings select, Neemias Queta, from Portugal and Utah State University”. Mark Tatum, sub-comissário da NBA, disse as palavras que todos queríamos ouvir.

Agora, espera-o uma aventura na costa Oeste e na cidade de Sacramento, onde Ticha Penicheiro também começou a carreira profissional. O mais importante já está, temos o primeiro jogador de Basquetebol português na NBA! Agora, voa, Neemias!

Foto de Capa: NBA

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Michel recorda episódio insólito com Jorge Jesus no Benfica: «Trouxe-te para aqui porque sabes driblar»

Michel recordou um raspanete de Jorge Jesus num treino do Benfica por ter feito um passe atrasado em vez de driblar. Ainda assim, o brasileiro deixa elogios para a exigência do técnico.

Alisson Santos e a relação com Antonio Conte no Nápoles: «Ajudou-me muito desde o primeiro dia»

Alisson Santos revela que Antonio Conte, treinador do Nápoles, lhe «ajudou muito desde o primeiro dia». Lê as declarações.

Jurgen Klinsmann critica futebol italiano: «Lamine Yamal jogaria na Segunda Divisão»

Jurgen Klinsmann lança duras criticas ao futebol italiano, após o terceiro fracasso consecutivo na qualificação para o Mundial 2026. O técnico alemão usou Lamine Yamal como exemplo.

Alisson Santos e a saída do Sporting para o Nápoles: «Fiquei muito feliz por esta grande oportunidade de vida e carreira»

Alisson Santos falou sobre a saída do Sporting para o Nápoles, entre mais temas. Extremo brasileiro está emprestado num negócio com opção de compra.

PUB

Mais Artigos Populares

Joshua Kimmich garante regresso de Harry Kane: «Joga nem que seja numa cadeira de rodas»

Joshua Kimmich falou sobre o possível regresso de Harry Kane frente ao Real Madrid. O médio alemão garantiu que o internacional inglês vai fazer de tudo para estar em campo.

José Mourinho pode reeditar dupla do meio-campo do jogo da primeira volta entre Benfica e Casa Pia

Com Fredrik Aursnes lesionado e Leandro Barreiro em dúvida, Enzo Barrenechea pode entrar para o meio-campo e fazer dupla com Richard Ríos no Benfica.

Borussia Dortmund ganhou ao Estugarda e quebrou jejum na Bundesliga com mais de 1200 dias

O Borussia Dortmund voltou a vencer o Estugarda na Bundesliga. A equipa alemã já não vencia a formação onde milita o avançado português Tiago Tomás há mais 1200 dias.