📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 ideal da semana | NBA

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Mais uma semana do melhor basquetebol do mundo que encerra. Com o final desta semana da NBA, trago aqueles que, para mim, foram os cinco melhores jogadores. Juntando a isso, passo também um olhar sobre outros destaques.

A semana que analiso é a de dia 27 de novembro a 4 de dezembro. Ou seja, apenas contabilizei os jogos que ocorreram entre estes dias. Em termos de critérios, procurei escolher jogadores que tenham participado em pelo menos três jogos. Sendo que tentei, ainda, separá-los por posições. Já deu para ter “um cheirinho” do que é fazer uma All-NBA Team. Não é tarefa fácil, confesso.

Começando então pela posição de bases, o meu primeiro eleito é o De`Aaron Fox. O base dos Sacramento Kings está num início de temporada bastante promissor. Depois da excelente época passada, Fox tem confirmado a sua qualidade neste início de temporada. Nesta semana, o jovem base participou em três jogos: venceu os Golden State por 123-124, perdeu com os Clippers por 131-117 e venceu os Nuggets por 117-123.  Nestes três encontros Fox somou 31,7 pontos, seis ressaltos e 8,7 assistências.

Para fechar a dupla de bases, o meu segundo escolhido é o Trae Young. O camisola 11 dos Atlanta Hawks é uma arma importante na manobra ofensiva da sua equipa, tanto a marcar pontos como a assistir. Trae participou, também, em três partidas: perdeu com os Cleveland Cavaliers por 105-128, venceu os San Antonio Spurs por 137-135 e perdeu com os Bucks por 121-132. Nesta semana, Trae Young registou um duplo-duplo de média com 30 pontos e 12 assistências por jogo.

De back-court fechado, avanço para os extremos do cinco. Kevin Durant é o nome que salta logo à vista. Durant é um dos poucos jogadores que é como o vinho: melhora com o passar dos anos. Tem sido importantíssimo para os Suns, que ainda não puderam contar com o seu big three. Em três jogos realizados, perdeu com os Raptors 105-112, perdeu com os Nuggets 119-111 e venceu os Grizzlies por 109-116. Somou 29 pontos e 7,3 assistências por jogo.

O meu segundo extremo é o Giannis Antetokounmpo. Havia muita expectativa com a chegada de Lillard aos Bucks. Apesar de ainda não termos visto esta dupla a funcionar a 100%, o astro grego não tem tido problemas a impor os seus números. Giannis marcou presença em três encontros da NBA: venceu os Heat por 131-124, perdeu com os Bulls 113-120 e venceu os Hawks por 121-132. A estrela dos Bucks colecionou médias de 30,3 pontos, 11,7 ressaltos e 6,7 assistências por jogo.

Para fechar o cinco inicial desta semana da NBA, basta de eleger o meu poste. Sem grandes surpresas, Nikola Jokic é o escolhido. O sérvio continua a deixar todo o mundo boquiaberto com aquilo que faz dentro da quadra. Em quatro jogos realizados, Jokic venceu os Spurs por 120-132, venceu os Rockets por 124-134, venceu os Suns por 119-111 e perdeu com os Kings por 117-123. O poste dos Denver Nuggets registou 32 pontos, 9,8 ressaltos e 13,5 assistências por jogo.

Entrando agora noutros destaques, vou eleger o rookie, o sexto homem e a estrela desta semana da NBA. Para rookie da semana escolhi o Chet Holmgren. O poste dos OKC Thunder tem estado em evidência neste início de temporada. Apesar de ter sido draftado no ano de 2022, este ano é que contará como seu ano de estreia. Isto acontece tendo em conta que não chegou a jogar na época passada, devido a lesão. Chet participou em três jogos, onde perdeu com os Wolves por 103-106, venceu os Lakers por 110-133 e venceu os Mavericks por 126-120. Foi o rookie que mais se destacou nesta semana, somando 15 pontos e oito ressaltos por jogo.

No sexto homem tive em conta apenas jogadores que saíram do banco em todas as partidas que realizaram. Decidi eleger o rookie dos Heat, Jaime Jaquez Jr. Este base, que foi apenas a 18.º escolha do draft, tem conquistado o seu espaço no plantel. Realizou três jogos nesta semana: perdeu com os Bucks 131-124. De seguida teve duplo encontro com os Pacers. Venceu o primeiro jogo por 132-142 e perdeu o segundo por 144-129. Provando a sua capacidade de fazer a bola entrar no cesto, Jaime Jaquez anotou uma média de 16,3 pontos por jogo a vir do banco.

Para fechar, vou eleger Nikola Jokic como estrela da semana. É incrível como todas as noites faz parecer fácil aquilo que não é. Com uma média a roçar os triplo-duplo, o sérvio colecionou mais uma semana notável.

Tiago Figueiredo Rosário
Tiago Figueiredo Rosário
Tiago Rosário é licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Atualmente é, ainda, aluno na Pós-graduação em Jornalismo Desportivo, também na ESCS. Foi no Jornalismo que encontrou o espaço para se manter ligado a algo que o apaixona tanto: o desporto. No Bola na Rede, Tiago tem a liberdade e o à vontade para escrever/falar sobre qualquer tema de qualquer desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges na antevisão do Benfica x Sporting: «Estamos numa boa fase, num crescimento muito bom e queremos consolidar cada vez mais esse crescimento»

O Benfica x Sporting joga-se esta sexta-feira para a jornada 13 da Primeira Liga. Rui Borges já fez o lançamento do jogo.

Thibaut Courtois pede mais respeito pelos companheiros de profissão: «Não somos máquinas, somos pessoas»

Thibaut Courtois abordou os casos de Ronaldo Araújo, após o erro frente ao Chelsea, e de Vinícius Júnior, após as provocações contra o Athletic Bilbao.

Luis Suárez: eis o dinheiro que o Sporting ainda poderá ter de desembolsar para pagar o avançado

Luis Suárez chegou ao Sporting este verão por 22 milhões de euros, mas pode ainda alcançar os 27 milhões, caso cumpra determinados objetivos.

Rodrigo Zalazar castigado pela UEFA com dois jogos de suspensão

Após a expulsão no encontro da Europa League frente ao Rangers, a UEFA decidiu atribuir um castigo de dois jogos para Rodrigo Zalazar.

PUB

Mais Artigos Populares

Vinícius Júnior volta a ser o centro das atenções após resposta polémica aos adeptos do Athletic Bilbao

Vinícius Júnior, avançado do Real Madrid, voltou a ser tema em Espanha após reagir com gestos a insultos vindos das bancadas.

Sorteio Mundial 2026: eis as estrelas de vários desportos que irão conduzir o evento

Rio Ferdinand será o único ex-futebolista a participar no sorteio do Mundial 2026, contando depois com estrelas de vários desportos.

Mikel Arteta desabafa sobre nova vaga de lesões no Arsenal e o calendário apertado: «Se puderem dar-nos um pouco mais de tempo para recuperar...

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, voltou a lamentar as baixas no plantel e deixou críticas ao calendário, após a vitória frente ao Brentford.