5 ideal da semana | NBA

    modalidades cabeçalho

    Mais uma semana do melhor basquetebol do mundo que encerra. Com o final desta semana da NBA, trago aqueles que, para mim, foram os cinco melhores jogadores. Juntando a isso, passo também um olhar sobre outros destaques.

    A semana que analiso é a de dia 27 de novembro a 4 de dezembro. Ou seja, apenas contabilizei os jogos que ocorreram entre estes dias. Em termos de critérios, procurei escolher jogadores que tenham participado em pelo menos três jogos. Sendo que tentei, ainda, separá-los por posições. Já deu para ter “um cheirinho” do que é fazer uma All-NBA Team. Não é tarefa fácil, confesso.

    Começando então pela posição de bases, o meu primeiro eleito é o De`Aaron Fox. O base dos Sacramento Kings está num início de temporada bastante promissor. Depois da excelente época passada, Fox tem confirmado a sua qualidade neste início de temporada. Nesta semana, o jovem base participou em três jogos: venceu os Golden State por 123-124, perdeu com os Clippers por 131-117 e venceu os Nuggets por 117-123.  Nestes três encontros Fox somou 31,7 pontos, seis ressaltos e 8,7 assistências.

    Para fechar a dupla de bases, o meu segundo escolhido é o Trae Young. O camisola 11 dos Atlanta Hawks é uma arma importante na manobra ofensiva da sua equipa, tanto a marcar pontos como a assistir. Trae participou, também, em três partidas: perdeu com os Cleveland Cavaliers por 105-128, venceu os San Antonio Spurs por 137-135 e perdeu com os Bucks por 121-132. Nesta semana, Trae Young registou um duplo-duplo de média com 30 pontos e 12 assistências por jogo.

    De back-court fechado, avanço para os extremos do cinco. Kevin Durant é o nome que salta logo à vista. Durant é um dos poucos jogadores que é como o vinho: melhora com o passar dos anos. Tem sido importantíssimo para os Suns, que ainda não puderam contar com o seu big three. Em três jogos realizados, perdeu com os Raptors 105-112, perdeu com os Nuggets 119-111 e venceu os Grizzlies por 109-116. Somou 29 pontos e 7,3 assistências por jogo.

    O meu segundo extremo é o Giannis Antetokounmpo. Havia muita expectativa com a chegada de Lillard aos Bucks. Apesar de ainda não termos visto esta dupla a funcionar a 100%, o astro grego não tem tido problemas a impor os seus números. Giannis marcou presença em três encontros da NBA: venceu os Heat por 131-124, perdeu com os Bulls 113-120 e venceu os Hawks por 121-132. A estrela dos Bucks colecionou médias de 30,3 pontos, 11,7 ressaltos e 6,7 assistências por jogo.

    Para fechar o cinco inicial desta semana da NBA, basta de eleger o meu poste. Sem grandes surpresas, Nikola Jokic é o escolhido. O sérvio continua a deixar todo o mundo boquiaberto com aquilo que faz dentro da quadra. Em quatro jogos realizados, Jokic venceu os Spurs por 120-132, venceu os Rockets por 124-134, venceu os Suns por 119-111 e perdeu com os Kings por 117-123. O poste dos Denver Nuggets registou 32 pontos, 9,8 ressaltos e 13,5 assistências por jogo.

    Entrando agora noutros destaques, vou eleger o rookie, o sexto homem e a estrela desta semana da NBA. Para rookie da semana escolhi o Chet Holmgren. O poste dos OKC Thunder tem estado em evidência neste início de temporada. Apesar de ter sido draftado no ano de 2022, este ano é que contará como seu ano de estreia. Isto acontece tendo em conta que não chegou a jogar na época passada, devido a lesão. Chet participou em três jogos, onde perdeu com os Wolves por 103-106, venceu os Lakers por 110-133 e venceu os Mavericks por 126-120. Foi o rookie que mais se destacou nesta semana, somando 15 pontos e oito ressaltos por jogo.

    No sexto homem tive em conta apenas jogadores que saíram do banco em todas as partidas que realizaram. Decidi eleger o rookie dos Heat, Jaime Jaquez Jr. Este base, que foi apenas a 18.º escolha do draft, tem conquistado o seu espaço no plantel. Realizou três jogos nesta semana: perdeu com os Bucks 131-124. De seguida teve duplo encontro com os Pacers. Venceu o primeiro jogo por 132-142 e perdeu o segundo por 144-129. Provando a sua capacidade de fazer a bola entrar no cesto, Jaime Jaquez anotou uma média de 16,3 pontos por jogo a vir do banco.

    Para fechar, vou eleger Nikola Jokic como estrela da semana. É incrível como todas as noites faz parecer fácil aquilo que não é. Com uma média a roçar os triplo-duplo, o sérvio colecionou mais uma semana notável.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Tiago Figueiredo Rosário
    Tiago Figueiredo Rosário
    Tiago Rosário é licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Atualmente é, ainda, aluno na Pós-graduação em Jornalismo Desportivo, também na ESCS. Foi no Jornalismo que encontrou o espaço para se manter ligado a algo que o apaixona tanto: o desporto. No Bola na Rede, Tiago tem a liberdade e o à vontade para escrever/falar sobre qualquer tema de qualquer desporto.