📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A dinastia que nunca existiu: O colapso dos Orlando Magic dos anos 90 #1

CAPÍTULO 2: A CHEGADA DO SALVADOR

- Advertisement -

No verão de 1992, foi exatamente isso que receberam. Mais concretamente, um talento único de 2,16 metros de altura e 147 quilos. Uma superestrela dentro e fora do campo, uma celebridade nos filmes, um cantor de rap mediático e, acima de tudo, um super atleta com potencial ilimitado.

Shaquille O’Neal foi escolhido pelos Orlando Magic com a primeira escolha do Draft da NBA de 1992. As expectativas não poderiam ter sido maiores para Shaq na sua temporada de estreia. E com as esperanças de toda uma cidade depositadas em si, o “Big Diesel”, como viria a ser conhecido, fez questão de mostrar todo o seu valor.

Com o ressurgimento do inconsistente Scott Skiles, e Nick Anderson e Dennis Scott a desempenharem papéis secundários em torno de O’Neal, os Magic transformaram-se num conjunto respeitável da NBA. Nos seus primeiros sete dias na NBA, O’Neal disputou cinco partidas, teve médias de 25.8 pontos, 16.4 ressaltos e 3.4 desarmes de lançamento por jogo e recebeu o prémio de Jogador da Semana.

Já na sua temporada de novato, teve médias de 23.4 pontos em 56.2% de aproveitamento em lançamentos de campo, 13.9 ressaltos e 3.5 desarmes por jogo. O seu excelente desempenho fez com que recebesse o prémio de Novato do Ano e, mais impressionante ainda, O’Neal tornou-se no primeiro novato a ser votado para titular de um All-Star Game desde Michael Jordan, em 1985.

Os feitos de O’Neal no seu primeiro ano na NBA não pararam por aí: o pivot foi o primeiro novato a marcar 1 000 pontos e agarrar 1 000 ressaltos numa temporada desde Buck Williams em 1982 e, no final da época, O’Neal havia marcado 1 893 pontos, um novo recorde dos Magic. Shaq foi também o único jogador da temporada a estar entre os primeiros colocados em quatro categorias: foi o segundo melhor em ressaltos conquistados (com apenas dez ressaltos de diferença para o primeiro colocado, Dennis Rodman), o terceiro a registar mais desarmes de lançamento, o quarto em aproveitamento de lançamentos de campo e o oitavo em pontos marcados.

Por sua vez, Skiles foi importante com um registo de 15 pontos e 9 assistências por partida, Anderson teve novamente uma média de 20 pontos e Scott acrescentou os seus 16 pontos a esta estatística. Apesar de não terem conseguido a classificação para os playoffs da liga, os Magic encerraram a temporada com um registo de 41 vitórias (20 a mais do que na temporada passada) e 41 derrotas, naquela que, até então, havia sido a mais bem-sucedida época da sua curta existência.

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli: «Para ser justo, quase todo o jogo foi muito bom»

Francesco Farioli analisou o desfecho da jornada 14 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Estrela da Amadora no Estádio do Dragão.

Luís Silva: «Orgulhosos da forma como os jogadores deram tudo»

Luís Silva analisou o desfecho da jornada 14 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Estrela da Amadora no Estádio do Dragão.

Jorge Meireles e o regresso ao FC Porto: «Foi o clube onde cresci. Muito feliz. Triste pelo resultado»

Jorge Meireles analisou o desfecho da jornada 14 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Estrela da Amadora no Estádio do Dragão.

Samu Aghehowa: «Golo? Eu toquei na bola. Não sei se foi meu ou não»

Samu Aghehowa analisou o desfecho da jornada 14 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Estrela da Amadora no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Morten Hjulmand brinca com João Simões: «Sobre o Prémio Revelação do Ano não vou falar…»

Morten Hjulmand foi um dos premiados na Gala Stromp 2025. Na gala, foram distinguidos 41 nomes ligados ao Sporting, nomeadamente jogadores e treinadores.

Eis os destaques do FC Porto x Estrela da Amadora

O FC Porto recebeu o Estrela da Amadora na 14.ª jornada da Primeira Liga. Confere os destaques da partida disputada no Estádio do Dragão.

Francesco Farioli recebe má notícia: jogador importante falha o Alverca x FC Porto

Jan Bednarek não vai poder participar no encontro entre o FC Porto e o Alverca, válido pela próxima jornada da Primeira Liga.