A dinastia que nunca existiu: O colapso dos Orlando Magic dos anos 90 #1

CAPÍTULO 2: A CHEGADA DO SALVADOR

- Advertisement -

No verão de 1992, foi exatamente isso que receberam. Mais concretamente, um talento único de 2,16 metros de altura e 147 quilos. Uma superestrela dentro e fora do campo, uma celebridade nos filmes, um cantor de rap mediático e, acima de tudo, um super atleta com potencial ilimitado.

Shaquille O’Neal foi escolhido pelos Orlando Magic com a primeira escolha do Draft da NBA de 1992. As expectativas não poderiam ter sido maiores para Shaq na sua temporada de estreia. E com as esperanças de toda uma cidade depositadas em si, o “Big Diesel”, como viria a ser conhecido, fez questão de mostrar todo o seu valor.

Com o ressurgimento do inconsistente Scott Skiles, e Nick Anderson e Dennis Scott a desempenharem papéis secundários em torno de O’Neal, os Magic transformaram-se num conjunto respeitável da NBA. Nos seus primeiros sete dias na NBA, O’Neal disputou cinco partidas, teve médias de 25.8 pontos, 16.4 ressaltos e 3.4 desarmes de lançamento por jogo e recebeu o prémio de Jogador da Semana.

Já na sua temporada de novato, teve médias de 23.4 pontos em 56.2% de aproveitamento em lançamentos de campo, 13.9 ressaltos e 3.5 desarmes por jogo. O seu excelente desempenho fez com que recebesse o prémio de Novato do Ano e, mais impressionante ainda, O’Neal tornou-se no primeiro novato a ser votado para titular de um All-Star Game desde Michael Jordan, em 1985.

Os feitos de O’Neal no seu primeiro ano na NBA não pararam por aí: o pivot foi o primeiro novato a marcar 1 000 pontos e agarrar 1 000 ressaltos numa temporada desde Buck Williams em 1982 e, no final da época, O’Neal havia marcado 1 893 pontos, um novo recorde dos Magic. Shaq foi também o único jogador da temporada a estar entre os primeiros colocados em quatro categorias: foi o segundo melhor em ressaltos conquistados (com apenas dez ressaltos de diferença para o primeiro colocado, Dennis Rodman), o terceiro a registar mais desarmes de lançamento, o quarto em aproveitamento de lançamentos de campo e o oitavo em pontos marcados.

Por sua vez, Skiles foi importante com um registo de 15 pontos e 9 assistências por partida, Anderson teve novamente uma média de 20 pontos e Scott acrescentou os seus 16 pontos a esta estatística. Apesar de não terem conseguido a classificação para os playoffs da liga, os Magic encerraram a temporada com um registo de 41 vitórias (20 a mais do que na temporada passada) e 41 derrotas, naquela que, até então, havia sido a mais bem-sucedida época da sua curta existência.

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.