A estranha, confusa e excitante experiência de Harden e Westbrook em Houston

- Advertisement -

Foram colegas nos Thunder “que poderiam ter sido…” e reencontram-se em Houston. James Harden e Russell Westbrook estão juntos de novo, com estilos de jogo diferentes daqueles que tinham há uns anos. Toda a gente se pergunta como irá Westbrook adaptar-se a Houston e neste início de temporada ainda não conseguiu responder a essa questão.

Os Rockets vivem obcecados pela eficiência. Foi assim que ameaçaram os Warriors, fizeram de James Harden uma estrela e colocaram todas as equipas a odiar jogar contra si. O ataque dos Rockets procura espaço, colocar o seu melhor jogador em posições de conforto e vantajosas e rodeá-lo de vários jogadores que pouco mais têm de fazer do que estarem preparados para marcar nas raras vezes em que a bola lhes chega às mãos.

A estratégia resultava quase em plenitude, mas falhava na hora da verdade, até porque os Rockets encontravam pela frente uma das melhores equipas de sempre. Vai daí, decidiram apimentar um pouco as coisas e juntar o jogador menos preocupado com a eficiência em toda a liga, uma força da natureza habituada a correr e cujas percentagens fazem um treinador perder horas de sono.

Westbrook e Harden dialogam durante a estreia, frente aos Bucks
Fonte: Houston Rockets

Westbrook é o caos no meio da ordem, é o rufia no meio dos melhores alunos da escola, é a agulha que alguém perdeu no palheiro porque aparentemente há quem vá costurar para o celeiro. Simplesmente não encaixa e, no entanto, tem boas chances de resultar. Como? Nem imagino. Quando chegarem os playoffs e James Harden quiser criar para si e para os seus colegas, lá andará Russ a correr desenfreado como se procurasse algo que sabe que será difícil de encontrar, porque no fundo não procura nada em concreto. E isso pode resultar, nem que seja pela imprevisibilidade da coisa.

Para já, a demasiado inconclusiva ilação a tirar é a de que a dupla vai colecionando números bons e percentagens patéticas, em especial Westbrook. Será para manter? Duvido, porque Harden endireitar-se-á de uma maneira ou outra. Mas chegados à altura das decisões, quando Harden tem falhado mais do que acerta e onde a eficiência reina mais do que tudo, conseguirá Westbrook ser o que Chris Paul quase foi até se lesionar? Porque esse será o segredo para uma equipa ainda à procura de integrar na sua filosofia alguém que não está sequer perto de pensar da mesma maneira. Uma tarefa enorme para Mike D’Antoni num ano de tudo ou nada em Houston.

Foto de Capa: Houston Rockets

Artigo revisto por Diogo Teixeira

António Pedro Dias
António Pedro Diashttp://www.bolanarede.pt
Tem 22 anos, é natural de Paços de Ferreira e adepto do SL Benfica. Desde muito pequeno que é adepto de futebol, desporto que praticou até aos 13 anos, altura em que percebeu que não tinha jeito para a coisa. Decidiu então experimentar o basquetebol e acabou por ser amor à primeira vista. Jogou até ao verão passado na Juventude Pacense e tem o Curso de Grau I de treinador de basquetebol desde os 19. O gosto pela NBA surgiu logo quando começou a jogar basquetebol e tem vindo a crescer desde então, com foco especial nos Miami Heat.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto oficializa lateral esquerdo que vem da Premier League: eis os detalhes

Souza é o mais recente reforço do FC Porto. Defesa brasileiro chega ao Dragão por empréstimo do Tottenham até ao final da temporada.

Custou 70 milhões de euros e vai ser emprestado pelo Chelsea ao Tottenham

Mykhaylo Mudryk vai ter novo clube na Premier League. Extremo será emprestado pelo Chelsea ao Tottenham neste verão.

Atalanta supera Bolonha com final dramático: eis os resultados do dia da Serie A

A Atalanta venceu em casa o Bolonha por 1-0 na segunda jornada da Serie A. Lazar Samardzic marcou aos 90+6 minutos.

Barcelona volta a golear e há 3 jogadores com bis: eis os resultados da La Liga

O Barcelona goleou em casa o Rayo Vallecano por 5-2 na terceira jornada da La Liga. Houve bis de Raphinha, Lamine Yamal e de Sergio Camello.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens: «A equipa não acusou o desgaste e fez uma grande primeira parte»

Carlos Vicens reagiu ao resultado do dérbi do Minho da quarta jornada da Primeira Liga, entre Braga e Vitória SC.

Marco Silva e o Benfica x Estoril Praia: «A chave estava muitas vezes no Dahl a vir como terceiro homem no corredor esquerdo»

Marco Silva analisou o Benfica x Estoril Praia. Jogo realizou-se no Estádio da Luz e encerrou a 4.ª jornada da Primeira Liga.

Vasco Matos: «Aquilo que temos vindo a falar da criação de uma cultura de trabalho e hoje acho que demos um passo em frente...

Vasco Matos analisou o Benfica x Estoril Praia. Jogo realizou-se no Estádio da Luz e encerrou a 4.ª jornada da Primeira Liga.