A incrível temporada de rookie de Stephon Castle | NBA

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O prémio de ‘rookie’ do ano da temporada 2024-25 ficou entregue ao novato dos San Antonio Spurs, Stephon Castle. O jogador de 20 anos, quarta escolha do draft de 2024, superou nomes como Zaccharie Risacher e Alex Sarr para agarrar o prémio mais ambicionado por qualquer estreante na NBA. Castle sucedeu ao companheiro de equipa, Victor Wembanyama, tornando-se um dos poucos casos em que dois jogadores da mesma equipa recebem o galardão em anos consecutivos.

Após uma boa temporada como ‘freshman’ na Universidade de Connecticut, a ida para a NBA parecia um caminho óbvio para Stephon Castle, que era dado como um dos melhores defensores da sua classe. A capacidade defensiva alinhava-se a capacidades atléticas promissoras, que com o trabalho apropriado poderiam servir para se tornar num excelente jogador “two-way” na NBA.

A escolha dos Spurs pareceu óbvia e foram muitos os analistas que elogiaram o encaixe que o jogador poderia ter no projeto de futuro dos texanos. Castle foi escolhido na quarta posição e com um mestre como Gregg Popovich e a ajuda do experiente Chris Paul na sua posição, tinha todo o ambiente para desenvolver as suas capacidades.

Começou a temporada no banco, mas rapidamente foi dando sinais que merecia mais minutos, algo que aconteceu após Mitch Johnson assumir o comando da equipa, com o afastamento de Popovich. A consistência de minutos impedia-o de conseguir melhores números, mas alcançou uma chamada ao Rising Stars Game e até uma participação no Slam Dunk Contest, durante o fim de semana do All Star Game.

Entre a chegada de DeAaron Fox e a lesão que acabou com a temporada de Wembanyama mais cedo, o jovem Castle foi somando cada vez mais minutos e assumiu mesmo as rédeas da equipa naquela que foi a reta final da temporada. Terminou a época com médias de 14.7 pontos, 3.7 ressaltos e 4.1 assistências. Demonstrou-se uma excelente opção como “all around player” e poderá ter um crescimento idêntico ou até superior aquele que Dejounte Murray teve na franquia texana.

A escolha para o prémio de ‘rookie’ do ano parecia certa, não desmerecendo aquele que seria possivelmente o vencedor de galardão, Jared McCainn, que viu a sua temporada terminar em dezembro.

Com apenas 20 anos, Stephon Castle junta-se ao grupo de elite dos San Antonio Spurs a vencerem o prémio: David Robbinson, Tim Duncan e Victor Wembanyama, sendo o único dos quatro que não foi a primeira escolha de um draft.

O futuro de Castle, que entrou para a NBA como um base de origem, deverá passar pela posição de armador, de modo a controlar com DeAaron Fox o jogo exterior da equipa. A química entre os jogadores, nos poucos jogos que disputaram juntos, era notória e com a eventual saída de Chris Paul, deverão contracenar no quinteto inicial de San Antonio durante os próximos anos.

A solidez de Stephon Castle no perímetro poderá aliviar Fox de compromissos defensivos, servindo de complemento no ataque para distribuir jogo e encontrar espaços para atacar o cesto. O jogo ofensivo do novato passou muito por tirar proveito da sua capacidade atlética e ter algumas finalizações mais explosivas, promovendo alguns momentos espetaculares. Demonstrou ainda bons números no lançamento de três pontos e uma versatilidade incomum para um jogador tão jovem.

A cara do projeto dos San Antonio Spurs será Victor Wembanyama, mas é natural que a médio prazo, Stephon Castle se vá assumindo como o número dois perfeito para coexistir com o talento do gigante francês. O futuro para Stephon Castle é risonho e pode envolver títulos e chamadas ao All Star Game, estando num dos projetos mais promissores da liga, tudo fica mais fácil.

Subscreve!

Artigos Populares

Champions League Asiática: Já são conhecidas novas datas dos jogos adiados pelo conflito no Médio Oriente

A AFC anunciou as novas datas dos encontros da Champions League Asiática previamente adiados devido ao conflito no Médio Oriente.

Idrissa Gueye comenta decisão da CAF e recorda final: «Se jogássemos aquela final 10 vezes, teríamos ganho 10 vezes»

Idrissa Gueye reagiu e deixou críticas à polémica da CAN’2025, com a decisão da CAF ainda a gerar contestação em África.

Já treinou 3 clubes da Premier League e admitiu: «Sinto falta do mundo do futebol inglês»

Mauricio Pochettino, atual selecionador dos Estados Unidos, recorda com bons olhos a passagem por Inglaterra, onde treinou três clubes.

UEFA recusa pedido de vários clubes ingleses relacionado com a Champions League

A UEFA rejeitou a proposta apresentada por clubes ingleses para alargar a lista de inscritos na Liga dos Campeões para 28 jogadores na próxima temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador da Dinamarca elogia versatilidade de Victor Froholdt: «Tem a capacidade de jogar em quase todas as posições, exceto a de guarda-redes»

Brian Riemer, selecionador da Dinamarca, referiu que o médio do FC Porto, Victor Froholdt, pode jogar em qualquer posição, menos na baliza.

William Gomes comenta chegada de Thiago Silva ao FC Porto: «É um ídolo para todos nós»

William Gomes mostra-se rendido a Thiago Silva. Extremo brasileiro fala sobre como é trabalhar com o defesa-central no FC Porto.

Rasmus Hojlund relembra experiência no Manchester United: «Foi duro»

Em estágio com a Dinamarca, Rasmus Hojlund refletiu sobre a passagem pelo Manchester United e confessou que a mudança para o Nápoles foi fulcral para a sua confiança.