📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A lealdade devia ser mútua

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Com a “época de trocas” a chegar ao fim na NBA, os Clippers foram os primeiros a mexer com algum peso no plantel. Os californianos enviaram a estrela da companhia, Blake Griffin, mais Willie Reed e Brice Johnson para Detroit. Por seu lado, os Pistons enviaram Avery Bradley, Tobias Harris, Boban Marjanovic, uma escolha de primeira ronda e uma de segunda no draft. Os Clippers continuarão a procurar mais negócios que permitam uma revolução no plantel, mas esta primeira troca traz à tona um problema maior: quando se pede lealdade a um jogador, o mesmo devia ser garantido por quem a pede. E é por aí que os Clippers saem mal desta troca.

Em julho de 2017, pouco depois de perderem Chris Paul para os Rockets, os Clippers apostaram tudo em Blake Griffin. O “menino da casa” escolhido em primeiro lugar no draft, ao qual fizeram uma apresentação mostrando o que seria liderar a equipa de Los Angeles, ser dos Clippers para toda a vida e, acabada a carreira, ter a sua camisola pendurada e o seu número retirado para a eternidade. Os Clippers prometeram a Griffin que ele seria a estrela e o poste foi na conversa. Cinco meses depois, acabou trocado para uma cidade que nunca teve interesse em chamar de “casa”.

Imaginemos agora esta situação ao contrário. Imaginemos que em julho passado, Blake ouvia a apresentação dos Clippers mas optava por ir jogar para outro lado. Rapidamente a equipa de L.A. começaria a falar em lealdade em várias “indiretas, que na verdade são bastante diretas” para o seu ex-menino querido. Os adeptos chamariam Griffin de traidor e assobiariam o poste em qualquer jogo que ele fizesse no Staples Center. Porque no caso do jogador, mudar de ares, é traição. Porque na realidade, “ele só pensa no dinheiro”. No caso da equipa que faz isto, basta puxar do cliché “isto é um negócio” e logo tudo se torna perdoável.

Depois de Griffin, DeAndre Jordan deverá ser o próximo a ser trocado pelos Clippers Fonte: LA Clippers
Depois de Griffin, DeAndre Jordan deverá ser o próximo a ser trocado pelos Clippers
Fonte: LA Clippers

Blake Griffin vai juntar-se aos Pistons, não fazendo da turma de Stan van Gundy mais favorita do que era antes. E os Clippers vão continuar a mandar os seus melhores ativos embora, numa reconstrução que lhes permite serem flexíveis em termos de ordenados nos próximos verões. No entanto, o maior problema continuará (e acontece com qualquer equipa) que é o da lealdade e da confiança.

Sim, Griffin podia ter-se protegido com uma cláusula que impedisse ser trocado. Mas os Clippers ficarão sempre manchados, mesmo aos olhos de jogadores que possam potencialmente estar interessados em rumar a Los Angeles no futuro, por aquele momento em que prometeram o mundo à sua maior estrela. E depois ignoraram tudo, escondendo-se à sombra do “futuro da equipa”.

Foto de Capa: NBA

António Pedro Dias
António Pedro Diashttp://www.bolanarede.pt
Tem 22 anos, é natural de Paços de Ferreira e adepto do SL Benfica. Desde muito pequeno que é adepto de futebol, desporto que praticou até aos 13 anos, altura em que percebeu que não tinha jeito para a coisa. Decidiu então experimentar o basquetebol e acabou por ser amor à primeira vista. Jogou até ao verão passado na Juventude Pacense e tem o Curso de Grau I de treinador de basquetebol desde os 19. O gosto pela NBA surgiu logo quando começou a jogar basquetebol e tem vindo a crescer desde então, com foco especial nos Miami Heat.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Donald Trump vai receber Cristiano Ronaldo na Casa Branca nesta terça-feira

Cristiano Ronaldo vai ser recebido na Casa Branca nesta terça-feira. O avançado português vai encontrar-se com Donald Trump.

Manchester United prepara proposta de 200 milhões de euros por estrela do Real Madrid

O Manchester United está a preparar uma oferta de 200 milhões de euros para contratar Vinicius Júnior. O Real Madrid não descarta uma possível saída.

Sebastian Szymanski pode deixar Fenerbahçe já em janeiro

O Lyon está interessado em contratar Sebastian Szymanski ao Fenerbahçe. Paulo Fonseca disputa o atleta com mais 3 equipas da Bundesliga.

Pote de Portugal no Mundial 2026 está praticamente fechado

Portugal vai fazer parte do Mundial 2026, sendo que a seleção está perto de conhecer os restantes países que não pode enfrentar na fase de grupos.

PUB

Mais Artigos Populares

Franjo Ivanovic descontente no Benfica mas tem a porta do mercado de janeiro fechada (de acordo com a lei)

Franjo Ivanovic está descontente com a falta de minutos ao serviço do Benfica. O croata não pode deixar o emblema da Luz.

Bruno Romão acompanha Filipe Coelho e é o novo treinador adjunto na Universitatea Craiova da Roménia

Bruno Romão vai trabalhar ao lado de Filipe Coelho na Universitatea Craiova. O técnico português assumiu o cargo de treinador adjunto.

Bayern Munique e Borussia Dortmund disputam jovem belga do Anderlecht 

Nathan de Cat tem Bayern Munique e Borussia Dortmund a competir pela sua contratação. O jovem belga pertence aos quadros do Anderlecht.