Doc Rivers: O treinador das equipas cheias de talento, mas com muito pouco sucesso

Na época seguinte, com uma lesão de Garnett, os Celtics são eliminados na segunda ronda, mas conseguiriam rapidamente recuperar o ritmo para a época de 2009/2010 em que, mais uma vez, carimbaram uma ida às finais da NBA.

Até aqui nada de impressionante, com as mais valias todas à sua disposição, Rivers tinha chegado onde era esperado. Nas finais contra os Lakers, uma vez mais, os Celtics viram-se com uma liderança de 3-2, mas mais uma vez uma equipa liderada por Doc Rivers não iria conseguir dar conta do recado. Os Lakers fecharam a série em LA  e foram campeões em sete jogos.

Na época de 2011, seria eliminado na segunda ronda, em cinco jogos, pelos Miami Heat de LeBron James e Dwayne Wade. E, na época de 2011/2012, Rivers consegue, apenas pela  terceira vez na sua carreira, chegar a uma final de conferência, frente aos Miami Heat. Final essa que também se viu a liderar por 3-2, com a hipótese de poder fechar a série em Boston mas, mais uma vez, essa liderança rapidamente foi retirada e foram os Miami Heat que carimbaram a ida à Final da NBA.

Avançando para a temporada de 2013/2014, Doc Rivers vê-se como treinador dos Los Angeles Clippers, na altura liderados por Chris Paul e Blake Grifiin. Uma equipa bastante coesa e com muito potencial e margem de progressão, mas que também não conseguiu atingir os seus objetivos. Enquanto liderados por Blake Griffin, os Clippers nunca passaram da segunda ronda dos Playoffs.

O mais perto que estiveram foi na temporada de 2014/2015, quando na segunda ronda dos Playoffs, a equipa orientada por Doc Rivers viu-se a liderar a série por 3-1, frente aos Houston Rockets de James Harden, mas já perceberam a onde quero chegar, certo? A equipa não conseguiu fechar a série, depois de ter tido algum sucesso na fase regular e foram eliminados em sete jogos.

Doc Rivers treinou os Los Angeles Clippers por 7 épocas, nunca passando da segunda ronda dos Playoffs.
Fonte: L.A Clippers

Seguiram-se alguns anos de muitas lesões das suas superestrelas, e por conseguinte, algumas saídas na primeira ronda dos Playoffs. Na temporada de 2017/2018, depois de todas as superestrelas terem rumado numa direção diferente, Doc Rivers falhou os playoffs pela primeira vez em 10 épocas.

Segue-se uma época algo sólida, em 2018/2019, com uma equipa com poucas referencias, mas capaz. Com o melhor reserva em Lou Williams e um bom 5 inicial, Doc Rivers e os Clippers chegam aos playoffs. Apesar de eliminados na primeira ronda, o adversário em questão eram os Golden State Warriors de Kevin Durant e Steph Curry. Apesar da qualidade do oponente, fizeram uma boa prestação, tendo obtido duas vitórias frente aos Warriors.

E é assim que, mais uma vez, que chegamos a uma pré-época épica para Doc Rivers! Durante o verão, com algum custo, chega à equipa Kawhi Leonard, o então campeão da NBA e finals MVP e Paul George, múltiplas vezes All-Star. A equipa faria uma temporada algo atribulada e com pouca coesão ofensiva, mas a fazer os mínimos para se manter na corrida.

Conseguiram terminar a temporada regular em 2º lugar na conferência Oeste, mas, apesar de tudo, os jogadores principais tinham feito poucos jogos todos juntos e pairava no ar alguma preocupação quanto à sua consistência. Poucos minutos das principais estrelas e prestações muito inconstantes foram a matriz de grande parte da época dos Clippers.

Contudo, depois de uma vitória algo tremida sobre os Dallas Mavericks de Luka Doncic, eis que chegam a segunda ronda e enfrentam o terceiro posto da conferência, os Denver Nuggets. A série parecia bastante controlada, tendo inclusivamente os Clippers chegado à tal liderança de 3-1, mas do jogo cinco em diante, tudo foi por água a abaixo. Por duas vezes, a equipa perdeu o jogo depois de já levar uma vantagem de dois dígitos e acabou por ser eliminada em sete jogos, fazendo este talvez o maior fracasso da carreira de Doc Rivers.

Assim, chegamos a 28 de Setembro de 2020, dia em que Doc Rivers anuncia a sua saída dos LA Clippers. Algo inesperado, mas percetível. Depois de uma época de altos e baixos, o técnico decide que o melhor é colocar o seu lugar a disposição.

Qual não é o nosso espanto quando, logo no dia 1 de Outubro, a ESPN avança a noticia de que Doc Rivers será o próximo treinador de, nada mais nada menos, da equipa que mais aquém da expectativas tem ficado nos últimos tempos: os Philadelphia 76ers.

Será esta a melhor escolha para Rivers? Conseguirá ele resolver o enigma do insucesso da equipa que tem as peças necessárias, mas simplesmente não as consegue potenciar? Ou estaremos a ver o “trailer” de mais épocas e épocas aquém das nossas expectativas para Rivers?

Tudo questões que ficam no ar e, como habitual, teremos de esperar para ver o que irá resultar desta nova parceria.

 

Vicente Tigre Avelar
Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça de Portugal: Lusitano Évora goleia com Dida a marcar 5 golos

O Lusitano Évora qualificou-se este sábado para a próxima fase da Taça de Portugal. Dida marcou cinco golos no jogo.

Hidemasa Morita tem pacto com o Sporting quanto ao futuro

Hidemasa Morita não vai deixar Sporting neste verão, nem renovará contrato. Médio japonês entrou no último ano de vínculo.

Liga Portugal confirma horário e data do Benfica x Rio Ave da 1ª jornada

Rio Ave x Benfica vai ser jogado a 23 de setembro, uma terça-feira. Encontro da 1.ª jornada da Primeira Liga tinha sido adiado devido à Champions League.

Nigéria vence Ruanda e continua virtualmente eliminada do Mundial 2026

A Nigéria está a passar por turbulência na caminhada rumo ao Mundial 2026. Vitória sobre o Ruanda permite subir ao terceiro lugar do Grupo C.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal Saudita? Eis os 8 portugueses que jogam na Arábia Saudita e não foram convocados por Roberto Martínez

Portugal goleou a Arménia por 5-0 com todos os golos da autoria de jogadores na Arábia Saudita. Há oito portugueses na Liga Saudita não convocados por Roberto Martínez.

Desde 2006 que Cristiano Ronaldo não era substituído tão cedo por Portugal de livre e espontânea vontade

Cristiano Ronaldo foi substituído aos 58 minutos no Arménia x Portugal. É preciso recuar até 2006 para ver um fenómeno semelhante... e também aos 58 minutos.

Roberto Martínez admite erro no Euro 2024: «Não tínhamos 20/22 jogadores com a informação e conceitos táticos»

Portugal goleou a Arménia por 5-0 no arranque da qualificação europeia ao Mundial 2026. Roberto Martínez reagiu e lembrou Euro 2024 ao falar das substituições.