É altura de prestarem atenção a Siakam

- Advertisement -

Já estamos a apenas um mês do fim da fase regular e Pascal Siakam continua a ser um completo desconhecido para uma boa parte dos adeptos da NBA. Como assim? O poste camaronês é o candidato número um ao prémio de Most Improved Player e é peça chave naquela que continua a ser, na minha opinião, a maior candidata do Este a chegar às finais.

Tenho acompanhado alguns jogos dos Raptors este ano e vi neste domingo o jogo contra os meus Heat. Duas coisas saltam constantemente à vista: em primeiro lugar, os Raptors jogam isto como poucos. É incrível o trabalho de Nick Nurse. Em segundo lugar, Pascal Siakam. Como é que um rim runner e um “jogador de equipa” (que no mundo do basquetebol é basicamente um bom jogador que nunca será mais do que uma peça secundária) na faculdade se torna o pilar ofensivo e defensivo de um candidato ao título?

O jogo de Siakam no domingo nem sequer foi nada de extraordinário em termos estatísticos, mesmo com 20 pontos. Mas a sua influência em tudo o que a equipa fez em campo, sem Kawhi Leonard, foi estupenda. Confortável com a bola na mão, a descobrir colegas e a criar para si própria, encontrando sempre a vantagem no ataque e sendo a última barreira para os Heat chegarem ao cesto, o que levou a um festival de lançamentos falhados e triplos forçados.

Siakam em ação frente aos Kings, em Sacramento
Fonte: Toronto Raptors

Mas não era suposto Pascal ser nada do que é hoje. Quando entrou na NBA, era um poste pequeno que usaria a sua velocidade e vontade para tentar integrar-se num grupo, para tentar ser parte de um plantel. Não para jogar, mas para fazer parte de. Mas o que o jovem dos Raptors já exibe é surreal. Faz a turma de Toronto pensar que nem tudo ficará mal se Kawhi Leonard sair.

Siakam é a surpresa do ano, é alguém em quem o seu treinador confia cegamente, é um candidato ao All-Star no futuro e um poste que encaixa perfeitamente na NBA de hoje em dia e no que virá nos próximos tempos. É muito provavelmente a primeira peça para uma reconstrução dos Raptors caso Leonard saia e com o envelhecimento de Lowry. Um dos jogadores a manter debaixo de olho nos playoffs que se aproximam.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Toronto Raptors

António Pedro Dias
António Pedro Diashttp://www.bolanarede.pt
Tem 22 anos, é natural de Paços de Ferreira e adepto do SL Benfica. Desde muito pequeno que é adepto de futebol, desporto que praticou até aos 13 anos, altura em que percebeu que não tinha jeito para a coisa. Decidiu então experimentar o basquetebol e acabou por ser amor à primeira vista. Jogou até ao verão passado na Juventude Pacense e tem o Curso de Grau I de treinador de basquetebol desde os 19. O gosto pela NBA surgiu logo quando começou a jogar basquetebol e tem vindo a crescer desde então, com foco especial nos Miami Heat.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Portugal: Baixa da Dinamarca por lesão no joelho

Kasper Dolberg está fora da convocatória devido a uma lesão no joelho. Dinamarca tem jogo com Portugal no dia 1 de outubro.

Oficial: MotoGP continua em Portugal até 2029

Vai continuar a haver Grande Prémio de Portugal no calendário da MotoGP até 2029. Foi oficializado na manhã desta quinta-feira.

Juventus fecha contratação de internacional brasileiro que estava livre no mercado

A Juventus garantiu a contrtatação do guarda-redes Neto. Veterano de 37 anos regressa a Turim a à Vecchia Signora.

Imprensa espanhola celebra 26.º aniversário do início da carreira de José Mourinho: «O início de uma carreira que acabaria por levar o português ao...

Foi há 26 anos que José Mourinho disputou o seu primeiro jogo como treinador principal. Imprensa espanhola faz eco do Boavista x Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Eduardo Baptista confirmado como novo treinador do Internacional

Eduardo Baptista assinou contrato com o Internacional até dezembro de 2026. Tem dez jogos para evitar a descida de divisão.

Valência oficializa Javier Aguirre como novo treinador

Javier Aguirre é o novo treinador do Valência. Técnico mexicano assina até ao final da época, com outra temporada de opção.

Isack Hadjar renova com a Red Bull

Isack Hadjar renovou o contrato com a Red Bull. O piloto francês de Fórmula 1 vai manter dupla com Max Verstappen em 2027