📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Estás nos livros, Russell, e o basquetebol agradece

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesEstive muito perto de escrever uma ode a Russell Westbrook, mas depois percebi que não sei escrever odes e por isso decidi ficar-me pelo simples texto. Quem segue a NBA já viu e ouviu montes de gente a dizer o porquê de Westbrook merecer o MVP. Ou Harden. Ou Leonard. Ou LeBron. Ou Michael Jordan, que aparece sempre nestas discussões por alguma razão. Porém, nem é para falar de MVP nenhum que hoje escrevo. O que Westbrook fez esta temporada é histórico, é digno de vídeo-jogo e faz toda a gente que arranja maneira de diminuir o seu contributo para a história da NBA parecer um pouco, digamos em termos mais simpáticos, maluco.

Um recorde da NBA com mais de 50 anos foi batido. Podia resumir este artigo apenas nesta frase e certamente faria passar a minha mensagem. E podem apontar-se todos os erros e defeitos que o triplo-duplo apresenta, principalmente pela ausência de informação em termos de eficácia, mas não dá para ignorar que um jogador acabará uma temporada com mais de 30 pontos, mais de 10 ressaltos e mais de 10 assistências por jogo. Se não é um indicador de eficácia, o triplo-duplo é, no entanto, um indicador de produção. E os números do base dos Thunder são excelentes, não interessando para nada as voltas que se tente dar.

Aliás, eu nunca gostei muito de números. Muito menos no basquetebol. Acho que as pessoas se agarram demasiado à estatística para comparar jogadores e para puxar a “brasa à sua sardinha”, por vezes com argumentos sem sentido apoiados por números sem efeito. Mas a verdade é que estes números que Russ apresenta são demasiado anormais e especiais para a reação de quem quer que seja ser um simples e seco “Meh…”.

Westbrook bateu um recorde que se julgava inalcançável Fonte: sltrib
Westbrook bateu um recorde que se julgava inalcançável
Fonte: sltrib

Foi no passado domingo que Westbrook quebrou o recorde de 41 triplos-duplos numa época. Depois de exibições em que recuperou desvantagens de 13 e 14 pontos nos últimos minutos, em Orlando e Dallas, respetivamente, Russell foi obrigado a fazer o mesmo em Denver. E fez em grande estilo. Poucos minutos depois de garantido o seu 42º triplo-duplo da temporada, o número zero de OKC recebeu a bola a uns bons metros da linha de três pontos e afundou as esperanças dos Nuggets de chegarem aos playoffs com um triplaço. Domingo foi dia de Westbrook, tal como a época 2016/17 deverá ser também.

Na era do “É o primeiro jogador a conseguir 15 pontos e 10 ressaltos, enquanto dribla a bola três vezes a 1,17 metros do chão e tem um cão chamado Pascal”, ou seja, estatísticas e recordes desnecessários, Westbrook bateu um recorde que existia décadas antes de o próprio jogador de OKC existir. E muitos dirão que esta é mais uma estatística sem sentido, como aquela acima (que está ainda por obter), mas reforço: a produtividade de Russell Westbrook, adicionada à maneira como colou os adeptos ao ecrã, com múltiplas exibições incríveis, ficará na história. Esta é uma época que ficará nos livros e isso ninguém tirará ao base dos Thunder.

Foto de capa: newsok

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

António Pedro Dias
António Pedro Diashttp://www.bolanarede.pt
Tem 22 anos, é natural de Paços de Ferreira e adepto do SL Benfica. Desde muito pequeno que é adepto de futebol, desporto que praticou até aos 13 anos, altura em que percebeu que não tinha jeito para a coisa. Decidiu então experimentar o basquetebol e acabou por ser amor à primeira vista. Jogou até ao verão passado na Juventude Pacense e tem o Curso de Grau I de treinador de basquetebol desde os 19. O gosto pela NBA surgiu logo quando começou a jogar basquetebol e tem vindo a crescer desde então, com foco especial nos Miami Heat.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting já decidiu e vai avançar para contratação de médio em definitivo

O Sporting já decidiu que vai comprar Rayan Lucas ao Flamengo, preparando-se para investir quatro milhões de euros.

Benfica quer eleições no Guiness e espera ultrapassar os 100 mil sócios na segunda volta: «Objetivo de superar novamente o recorde mundial»

O Benfica quer ver as eleições presidenciais no Guinesse. Águias vão submeter candidatura e esperam por novo recorde na segunda volta.

Imprensa inglesa revela valor que Sporting está disposto a aceitar para deixar Morten Hjulmand sair já em janeiro

Morten Hjulmand é o atual capitão do Sporting e há três emblemas da Premier League interessados no médio, inclusivamente o Manchester United.

José Mourinho lança 5 novidades na partida do Benfica frente ao Tondela

Benfica e Tondela entram em campo a partir das 20h45 desta quarta-feira, em jogo dos quartos de final da Taça da Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto: defesa em busca de minutos frente a dupla indiscutível

O FC Porto conta nas suas fileiras com Dominik Prpic. O croata não é um habitual titular do emblema do Dragão.

Alemanha: jogador foi campeão mundial e assinou por emblema do sétimo escalão

Kevin Grosskreutz foi um dos destaques do futebol alemão por alguns anos. Recentemente assinou pelo TuS Eichlinghofen.

Alanyaspor de João Pereira segue em frente na Taça da Turquia

O Alanyaspor seguiu em frente na Taça da Turquia. A equipa orientada por João Pereira venceu o Bursa Yildirimspor por 2-1.