📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Mr. Gregg Popovich

- Advertisement -

Não podemos esquecer Tony Parker e Manu Ginobili. Dois génios capazes do impossível, dois malabaristas descoberto pelo mestre. O Francês foi o 28º a ser escolhido em 2001, o Argentino 57º em 1999. Dois verdadeiros achados, só ao alcance daqueles que têm a capacidade de ver à frente, de antecipar o futuro. E o resultado é o melhor, todos conhecemos, à boleia de um transformador capaz de fazer Boris Diaw ou Danny Green elementos decisivos de um plantel.

Fonte: USA Today
Fonte: USA Today

Mais do que dentro de campo, Popovich é um notável fora dele. A sua boa disposição (e falta de paciência) para qualquer repórter é já uma imagem de marca. É uma das vozes da razão no seio da liga, e todos escutam com atenção as suas opiniões.

A falta de paciência para entrevistas é normalmente superada com boa disposição Fonte: hdnux
A falta de paciência para entrevistas é normalmente superada com boa disposição
Fonte: hdnux

É bem conhecida a preocupação e intervenção social que a NBA ousa ter, e Pop, como não podia deixar de ser, faz questão de ser um dos rostos destas campanhas. Mais que o treinador da equipa de basquete, tornou-se num símbolo, numa figura que é mostrada aos mais jovens como um modelo.

Foi uma das vozes mais solidárias perante os graves problemas de saúde de Craig Sagger Fonte: CNN
Foi uma das vozes mais solidárias perante os graves problemas de saúde de Craig Sagger
Fonte: CNN

E é um bom modelo, não haja dúvida. Recentemente, numa palestra para um grupo de adolescentes, realizada com o professor universitário Cornel West, deixou a ideia que mais que o sucesso desportivo, interessa-lhe que os seus jogadores sejam melhores homens, que consigam contribuir para uma sociedade melhor. E essa ideia já tinha ficado evidente, quando nunca se alheou da componente humana dos membros da sua equipa, que todos lhe reconhecem. Este é o seu maior legado, e é também isto que queremos transmitir aos jovens praticantes da modalidade, é também este o papel de um treinador.

Em 2016/2017 Gregg Popovich enfrenta um dos maiores desafios da sua carreira. Impor-se na conferência dos super Golden State Warriors, ainda por cima pela primeira vez sem Tim Duncan. Desta vez terá de recentrar a equipa à volta do jovem Kawhi Leonard para tentar devolver a equipa às finais. Se não conseguir jamais será um fracasso. Primeiro porque já o fez uma vez, e a sua capacidade humana e desportiva nunca será posta em causa. E segundo, porque vale muito mais que as vitórias e títulos amealhados. Mas todos queremos ver mais e melhor desta figura eterna.

E agora, Coach Pop? Mostra-nos mais, por favor.

Foto de capa: ESPN

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

João Dinis
João Dinishttp://www.bolanarede.pt
As olheiras diárias provam a paixão que tem pela NBA. A emoção de cada jogo e toda a envolvente da liga estão sempre debaixo de olho. Sonha ver os laivos dourados do Larry O’Brien de regresso a Nova Iorque.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

No Reino do Tartan, lutam os Guerreiros | Rangers x Braga

No Braga, com Vicens, jogadores tecnicamente competentes e capazes de executar bem a ideia de jogo terão destaque.

José Mourinho faz trabalho específico com Samuel Dahl: eis o plano para o lateral do Benfica

José Mourinho confia nas capacidades de Samuel Dahl evoluir. O lateral sueco está a ser trabalhado para melhorar registo defensivo.

A história de um Sporting que sofreu com a Atalanta e o Bolonha e que dominou o Club Brugge

Todos os jogadores do Sporting, de Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio a Luis Suárez, lá na frente, tinham sempre um jogador pela frente. Alvalade, campo de batalhas e de microduelos, foi, de facto, o Reino do Leão.

Mikel Arteta elogia equipa após vencer o Bayern Munique: «Jogadores fizeram um jogo incrível contra a melhor equipa da Europa»

Mikel Arteta elogiou os seus jogadores pelo desempenho na vitória do Arsenal frente àquela que considera ser «a melhor equipa da Europa».

PUB

Mais Artigos Populares

Manu Silva deixa mensagem emocionada nas redes sociais após o regresso: «Estou de volta e à vossa espera Alexander Bah, Nuno Félix e Bruma»

Manu Silva voltou aos relvados pelo Benfica nesta terça-feira. O médio português deixou uma mensagem nas redes sociais.

Kylian Mbappé sai em defesa de Xabi Alonso: «Os jogadores têm de proteger o treinador»

Numa altura em que as exibições do Real Madrid não têm convencido os adeptos, Kylian Mbappé saiu em defesa de Xabi Alonso.

Club Brugge atualiza estado clínico de Nordin Jackers após o jogo com Sporting e revela tempo de paragem do guarda-redes

O Club Brugge fez uma atualização do estado de saúde de Nordin Jackers. O guarda-redes belga de 28 anos vai ficar fora dos relvados durante cerca de seis semanas.