Jalen Green: Uma surpresa que não surpreende

O “MESSIAS” DA G-LEAGUE

Mas voltemos a Jalen Green. A provável primeira escolha do Draft de 2021 foi desde cedo cobiçada pelas melhores universidades do país, desde Kentucky a UCLA. Em circunstâncias bastante normais, o combo-guard seria um dos muitos “miúdos” a concretizar o seu sonho de fazer parte de um dos melhores programas americanos, cheio de casos de sucesso na melhor liga de basquetebol do mundo.

Mesmo neste tópico, surpreendeu. Antes da decisão, as duas faculdades que equacionava eram relativamente “pequenas”: Memphis, treinada por Penny Hardaway, e Auburn, equipa onde brilhou Charles Barkley. Os adeptos de ambas as formações tentaram a todo o custo “trazer” um dos jogadores mais cobiçados nas últimas décadas, mas um novo projeto aliciou Green.

Adam Silver, o comissário da NBA, e Shareef Abdur-Raheem, comissário da G-League, uniram esforços para criar uma equipa de desenvolvimento, que apesar de não competir com as equipas da liga secundária – ainda não há informações sobre os adversários – tem outras tentações. Sediada em Los Angeles, todos os atletas que atuem pela formação californiana são pagos, e espera-se que Jalen Green receba até um milhão de euros com este novo contrato.

Além disso, os basquetebolistas têm garantido um backup caso aconteça uma lesão ou um outro percalço – uma bolsa universitária até cinco anos após a retirada na carreira. Como Abdur-Raheem já referiu, o objetivo não são as vitórias, mas sim o desenvolvimento dos jovens, que vão contar com treinadores e equipas técnicas cheios de experiência ao mais alto nível.

Depois de Jalen Green, Isaiah Todd (que já tinha contrato com a Universidade de Michigan) foi o mais recente jogador a seguir o mesmo caminho. O sucesso não está, como é claro, garantido. Para este passo se tornar o mais natural possível, ambos têm de mostrar ao mundo que fizeram a decisão correta e, se tudo correr bem, é o início de uma nova tendência nos mais jovens.

Foto de Capa: USA Basketball

Artigo revisto por Joana Mendes

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira bate Botafogo graças a ex-FC Porto

O Palmeiras de Abel Ferreira venceu esta madrugada o Botafogo por 1-0 na jornada 20 do Brasileirão. Felipe Anderson marcou o golo.

Kerem Akturkoglu força saída do Benfica por motivos familiares

Kerem Akturkoglu pode deixar Benfica e reforçar o Fenerbahçe. Extremo turco a forçar saída da Luz por motivos familiares.

Gil Vicente x FC Porto: Eis os onzes prováveis do duelo da Primeira Liga

O FC Porto e o Gil Vicente medem forças esta noite na segunda jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis.

Rui Borges regista maior vitória pelo Sporting com a goleada ao Arouca

O Sporting goleou este domingo o Arouca por 6-0 na segunda jornada da Primeira Liga. É a maior vitória da era Rui Borges no Leão.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Estamos com um equilíbrio melhor quando pressionamos, ganhamos e ficamos com bola»

Rui Borges respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, depois da goleada do Sporting sobre o Arouca por 6-0 na Primeira Liga.

Ricardo Mangas já reagiu à estreia a titular e ao bis pelo Sporting: «Foi especial»

Ricardo Mangas estreou-se este domingo a titular pelo Sporting e marcou dois golos ao Arouca. Eis o que disse no final do jogo.

Cantos e chamas em Barcelos | Gil Vicente x FC Porto

Costuma dizer-se que “o melhor é para o fim”, sendo algo subjetivo neste caso, um excelente jogo e que gera mais expetativa fica para o fim.