Jalen Green: Uma surpresa que não surpreende

O “MESSIAS” DA G-LEAGUE

Mas voltemos a Jalen Green. A provável primeira escolha do Draft de 2021 foi desde cedo cobiçada pelas melhores universidades do país, desde Kentucky a UCLA. Em circunstâncias bastante normais, o combo-guard seria um dos muitos “miúdos” a concretizar o seu sonho de fazer parte de um dos melhores programas americanos, cheio de casos de sucesso na melhor liga de basquetebol do mundo.

Mesmo neste tópico, surpreendeu. Antes da decisão, as duas faculdades que equacionava eram relativamente “pequenas”: Memphis, treinada por Penny Hardaway, e Auburn, equipa onde brilhou Charles Barkley. Os adeptos de ambas as formações tentaram a todo o custo “trazer” um dos jogadores mais cobiçados nas últimas décadas, mas um novo projeto aliciou Green.

Adam Silver, o comissário da NBA, e Shareef Abdur-Raheem, comissário da G-League, uniram esforços para criar uma equipa de desenvolvimento, que apesar de não competir com as equipas da liga secundária – ainda não há informações sobre os adversários – tem outras tentações. Sediada em Los Angeles, todos os atletas que atuem pela formação californiana são pagos, e espera-se que Jalen Green receba até um milhão de euros com este novo contrato.

Além disso, os basquetebolistas têm garantido um backup caso aconteça uma lesão ou um outro percalço – uma bolsa universitária até cinco anos após a retirada na carreira. Como Abdur-Raheem já referiu, o objetivo não são as vitórias, mas sim o desenvolvimento dos jovens, que vão contar com treinadores e equipas técnicas cheios de experiência ao mais alto nível.

Depois de Jalen Green, Isaiah Todd (que já tinha contrato com a Universidade de Michigan) foi o mais recente jogador a seguir o mesmo caminho. O sucesso não está, como é claro, garantido. Para este passo se tornar o mais natural possível, ambos têm de mostrar ao mundo que fizeram a decisão correta e, se tudo correr bem, é o início de uma nova tendência nos mais jovens.

Foto de Capa: USA Basketball

Artigo revisto por Joana Mendes

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Rossi antevê duelo contra Portugal: «Um empate já não seria mau»

Marco Rossi fez a antevisão do Hungria x Portugal. O selecionador italiano e treinador da Hungria garantiu que pretende pontuar e, preferencialmente, ganhar.

Eis os onzes prováveis de Hungria e Portugal na caminhada rumo ao Mundial 2026

Portugal está na Hungria para continuar a caminhada até ao Mundial 2026. Segunda jornada joga-se esta terça-feira na cidade de Budapeste.

Roberto Martínez já revelou o nome de 1 titular português no Hungria x Portugal

Portugal está na Hungria para continuar a caminhada até ao Mundial 2026. Bernardo Silva vai ser titular, revelou Roberto Martínez, selecionador nacional.

A razão que levou ao despedimento de Nuno Espírito Santo do Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo já não é treinador do Nottingham Forest. Relação com os dirigentes do clube inglês deteriorou-se e baseou o cortar de relações.

PUB

Mais Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.