📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

NBA Draft 2020: Top 3 jogadores internacionais

- Advertisement -

1.

Fonte: Maccabi Tel Aviv Basketball

Deni Avdija – Nascido em 2001, Avdija é um jovem Israelita que conta com um currículo bastante interessante, sendo um dos jovens com maior «bagagem» de experiência neste Draft. Com isto, refiro-me às inúmeras participações em torneios internacionais, onde o jovem israelita foi sempre uma das figuras de destaque. Em 2018, obteve presença no cinco ideal do europeu sub-20, na qual a Israel venceu, executando números bastante positivos (12.7 pontos, 6.4 assistências e 1.3 roubos de bola por jogo). No ano seguinte, foi mesmo o “MVP” do europeu sub-20, ao qual a sua seleção venceu novamente, fazendo números que fizeram subir muito a sua cotação no Draft (18.4 pontos, 8.3 ressaltos e 5.3 assistências). Apesar disto, a sua pobre presença na Euroliga, pelo Maccabi, não lhe possibilitou realizar grandes números(3.9 pontos e 1.5 ressaltos de média por encontro), deixando alguns observadores céticos.

Mas aqui vê-se efetivamente o impacto de Doncic nos observadores norte americanos, ao passo que Deni, mesmo não realizando os números que Luka havia realizado, está muito bem projetado no Draft, sendo que a experiência ao nível profissional desde muito novo, está a ser altamente valorizado. Isto, para além de que a «falha» de Suns e Kings no Draft de há duas temporadas atrás (ao não escolher o esloveno como a primeira escolha), não quer ser repetida e é natural que os scouts estejam a prestar atenção a um possível «novo Doncic».

Logicamente, que Avdija não é Luka Doncic, aliás, o esloveno é um talento geracional e difícilmente aparecerá tão cedo um jogador tão jovem e com o impacto brutal que Luka está a ter e já obteve (quer na Euroliga, quer na NBA), contudo Deni merece o crédito que está a arrecadar, não só pela experiência prematura em palcos de «homens», como pela sua idiossincrasia vencedora.

Na liga Israelita, Deni Avdija, como mencionado anteriormente, não pegou grande destaque na Euroliga, mas foi consistente na Liga Israelita: 12.3 pontos, 5.9 ressaltos e 2.4 assistências, em 55.5% lançamentos de campo, por jogo.

PRÓS

Deni Avdija, apresenta uma estatura elevada (2.05 metros) e uma capacidade atlética interessante para um jogador que controla bem as ações com bola, mesmo não sendo um base. O internacional israelita, apresenta também um conhecimento profundo do jogo, sendo extremamente disciplinado taticamente.

O lançamento apresenta-se como uma das principais proeminências no seu jogo, ao passo que utiliza uma mecânica de lançamento bastante ortodoxa e rápida. Resultado da sua estatura, Deni também aproveita muitas vezes os «miss match» que lhe aparecem à frente, jogando inúmeras ocasiões de costas para o defensor, de modo a finalizar perto do cesto. Isto resulta, essencialmente, se o próprio for defendido por extremos/ bases de altura inferior, que terão maiores dificuldades em contestar o seu lançamento.

Avdija é muito simples e pragmático em praticamente todas as ações dentro de campo, sendo em pick and roll e em transição ofensiva onde o jovem israelita revela os seus principais dotes, sendo um passador muito preciso e com a percepção exata dos espaços que os colegas ocupam. Defensivamente Avdija tem potencial, mesmo não sendo um defensor muito atlético aquando comparado com os adversários que irá defrontar na NBA, compensa pelo esforço e entendimento dos processos defensivos coletivos, mantendo-se quase sempre na frente do opositor no 1×1.

CONTRAS

Apesar de ser um bom jogador nas mais diversas áreas do jogo, Avdija não se destaca em nenhuma área em particular, tendo que evoluir significativamente a sua capacidade de criação de jogo e no 1×1 em isolação. Mesmo sendo pragmático, com adversários de maior capacidade atlética torna-se fácil para os mesmos ficarem na frente do israelita e de contestar o seu lançamento. Apesar de ser atlético, o contexto de NBA não é igual ao da Euroliga e Liga Israelita, sendo que precisará de fazer um reforço significativo em termos de musculação e principalmente no que toca à velocidade e acelaração/desaceleração, visto que o jogo pratica-se a um ritmo bem mais acelerado na liga norte americana. Inclusive, terá que ser mais explosivo para resistir melhor ao contacto perto do cesto, caso contrário terá muitas dificuldades perante jogadores de maior dimensão e consequentemente estará um pouco mais limitado a lançamentos de meia distância.

Deni Avdija, tem atualmente ferramentas para ter sucesso na NBA, todavia é realista dizer que não terá o impacto que jogadores como Doncic ou Giannis estão a ter na liga norte americana. Não obstante, é um dos melhores “produtos basquetebolistas” da história israelita e será certamente a escolha “internacional” mais bem cotada no Draft deste ano.

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

O Celtic de Wilfred Nancy: À quinta foi de vez!

Veio tarde e quase fora de horas a primeira afirmação de Wilfred Nancy como novo treinador dos católicos do Celtic Glasgow.

Faz sentido o Benfica pensar em Rafa Silva?

Desde problemas de foro psicológico até desentendimentos com o treinador, Rafa tem se tornado numa persona non grata dentro do clube turco.

A mensagem de Feliz Natal de Cristiano Ronaldo: «Esperança que se renova»

Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem de Feliz Natal nas redes sociais. O avançado português partilhou um vídeo com a família.

Ex-Benfica Dean Saunders elogia José Mourinho: «Ele é um génio, sabe como ganhar jogos de futebol e impedir que boas equipas joguem bem contra...

O antigo avançado do Benfica, Dean Saunders, fez uma avaliação sobre José Mourinho. O antigo internacional galês deixou vários elogios para o técnico dos encarnados.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitinha abre porta a um regresso ao FC Porto no futuro: «Gos­tava imenso de vol­tar a jogar com esta cami­sola»

Vitinha assumiu que pretende voltar a jogar pelo FC Porto no futuro. O médio internacional português tem estado em destaque no PSG.

Manchester City arruma a casa e pode deixar sair avançado para o Borussia Dortmund

O Manchester City pode deixar sair Oscar Bobb no mercado de janeiro. O avançado norueguês de 21 anos pretende deixar a equipa inglesa.

Palmeiras de Abel Ferreira tem 2 jogadores referenciados para a nova época

O Palmeiras de Abel Ferreira já trabalha na nova temporada. A equipa orientada pelo técnico português quer Brenner e Marlon Freitas.