NBA, Free-Agency: Os jogadores mais marcantes

Acabada a época da NBA, este ano com uns moldes algo fora do habitual, com os “playoffs” a começar no verão e a final a ser jogada até ao Outono, eis que chega outra época empolgante: a “Free-Agency” da NBA.

Altura em que nomes de superestrelas estão por toda a comunicação social e em que algumas adições de jogadores menos importantes, acabam por ser a peça que faltava para tornar uma equipa candidata ao titulo. Assim, prossigamos a uma análise sintetizada dos jogadores mais chamativos que se irão encontrar sem contrato este verão… não? Ups, este Outono! 2020, a quanto obrigas.

O nome mais óbvio, que qualquer fã do basquetebol está farto de ouvir especulações é o de Anthony Davis. Acabado de se sagrar campeão, o extremo-poste dos Los Angeles Lakers termina contracto com o fim desta época e ainda não garantiu a 100% que irá regressar à cidade dos Anjos. Com médias de 26.1 pontos por jogo, 9.3 ressaltos e ainda 2.3 blocos por jogo, Davis será alvo de todas as equipas que queiram ser candidatas ao titulo.

O rumor mais falado dos últimos tempos é o de Davis rumar ao seu estado natal e ir jogar para os Chicago Bulls, equipa que pouco sucesso têm tido nos últimos anos. Contudo, a decisão mais sensata, e talvez a que se espera que Davis tome, é manter-se em L.A. O jovem extremo-poste têm ainda alguma margem de progressão e encontrou em LeBron James o mentor ideal para o ajudar a solidificar a sua carreira e a singrar no maior dos palcos, as finais da NBA.

Um nome que tem estado por baixo dos radares da comunicação social tem sido o de Brandon Ingram, que é um “free-agent” mas com algumas restrições. Isto pois o contracto actual ainda remonta a sua temporada de “rookie”, e pelo que no próximo ano poderá assinar um contracto novo mas têm um tecto salarial de 21 milhões e 796 mil dólares por ano, estando ele a receber cerca de 9 milhões por época actualmente.

O extremo de 24 anos teve uma época bastante chamativa, pondo a equipa de New Orleans bastante perto dos Playoffs. Com médias de 23.8 pontos por jogos aliados a 6.1 ressaltos, Ingram seria uma boa peça para o ataque de qualquer equipa da liga. Este poderá ter interesse em ficar por New Orleans, principalmente agora com a chegada de Zion Williamson, mas a única questão que fica no ar é será que os New Orleans Pelicans quererão pagar o preço de Ingram? Ou não irão subir as ofertas para o preço de mercado, fazendo com que Ingram mude de rumo em busca de uma oportunidade melhor? Este é um dos casos de manter o olho, uma vez que, com um desentendimento no chamado “front office”, rapidamente poderemos ver Ingram a representar outras cores.

Brandon Ingram fez a época passada ao serviço dos New Orleans Pelicans onde se destacou ofensivamente
Fonte: New Orleans Pelicans

Com uma opção de mais um ano está DeMar DeRozan, o base-extremo dos San Antonio Spurs. Apesar de desde a sua partida dos Toronto Raptors DeRozan nunca mais ter encontrado sucesso aos mesmos níveis que no Canadá, a sua contribuição para o ataque dos Spurs ainda é bastante significativa. DeRozan teve médias de 22.1 pontos com 5.5 ressaltos e 5.6 assistências, num sistema que prioriza o jogo de equipa. A opção, no entanto, está do lado de DeMar DeRozan, que deverá estar inclinado para se manter pelo Texas. No entanto, com a equipa do Canadá sem uma super-estrela aparente e com um teto salarial por preencher, seria interessante ver DeMar a “testar” o mercado da “Free Agency”, e ver por que caminhos o levava.

Outro nome bastante interessante é o de Fred VanVleet, o base extremo dos Toronto Raptors. O extremo conseguiu médias de 17.6 pontos e 6.6 assistências por jogo, sendo praticamente um base que sabe atirar de 3 pontos. Apesar de não ser a principal escolha no ataque dos Raptors, VanVleet têm noites que parece não falhar de lado nenhum e que tudo o que atira entra. Esta característica de facilmente dominar o jogo e ficar “quente”, poderá atrair muitas equipas interessadas em aumentar as suas opções no ataque. VanVleet é um agente livre sem restrições e, segundo fontes da ESPN, irá testar o mercado para entender quais as suas opções.

Estes são os nomes que mais captam a atenção dos entusiastas da modalidade. No entanto, nomes como Montrezl Harrell, Bogdan Bogdanovic, Gordon Hayward também se encontram em fim de contracto e também poderão surgir algumas surpresas, apesar de improvável, não seria impossível. Danilo Gallinari também está em fim de contrato e têm se mantido um jogador sólido durante praticamente a sua carreira toda, a questão será mesmo qual o próximo passo dos Oklahoma City Thunder.

Goran Dragic, o base dos Miami Heat, também é um agente livre sem restrições, ele que aumentou a sua popularidade com esta campanha dos Miami nos playoffs. No entanto, é esperado que este se mantenha pela Flórida e que fique a jogar pelos Miami.

A free-agency está a chegar, a altura da época sem jogos mas com noticias de nos prender ao ecrã. Apesar de dificilmente voltarmos a ter algo como o que se passou em 2019, resta-nos esperar para ver o que irá acontecer na de 2020, visto que… bem, é 2020 tudo é possível não é verdade?

Foto de Capa: Los Angeles Lakers

Vicente Tigre Avelar
Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ángel Dí Maria: «Tinha falado para regressar ao Rosário Central em 2024, mas não foi possível e sentia-me em dívida»

Ángel Di María mostrou-se feliz por jogar atualmente no Rosário Central. O avançado argentino marcou um golo olímpico frente ao Boca Juniors.

Luís Campos explica saída de Gianluigi Donnarumma: «Pediu um salário ao nível do PSG antigo e não do atual»

Luís Campos concedeu uma entrevista onde explicou os motivos da saída de Gianluigi Donnarumma da equipa do PSG.

Médio do Barcelona podia ter rumado ao Chelsea no mercado de verão, mas garante: «Nunca tive quaisquer dúvidas em ficar»

Após a excelente exibição frente ao Valencia, Fermín López falou sobre o interesse do Chelsea e o desejo de ficar em Barcelona.

Grupo Orlegi desmente aquisição da SAD do Chaves

O Grupo Orlegi foi apontado como o novo detentor de 70% da SAD do Chaves, mas tal informação não corresponde à verdade, segundo o que o Bola na Rede pode confirmar.

PUB

Mais Artigos Populares

Para Luís Campos não há debate: Ousmane Dembélé é o claro favorito à Bola de Ouro

Luís Campos não tem dúvidas, Ousmane Dembélé é o principal candidato à Bola de Ouro. PSG conta com nove jogadores indicados ao prémio.

Chris Wilder regressa ao Sheffield United 3 meses depois de ter sido despedido

Chris Wilder regressa ao Sheffield United apenas três meses depois de ter sido despedido por não conseguir a subida à Premier League.

Arsenal interessado em estrela do Barcelona

O Arsenal está interessado em Frenkie de Jong, e pode avançar para a sua contratação em janeiro. Jogador do Barcelona, termina contrato no verão de 2026.